IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais

MUSEUS DE FLORIANÓPOLIS - UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DESTAS ORGANIZAÇÕES

Bruna Borghezan Martins 1
Rosimeri Carvalho da Silva 1
(1. Departamento de Ciências da Administração/ UFSC)
INTRODUÇÃO:
Os museus são importantes instituições do mundo da cultura, através deles os indivíduos integram-se e se identificam com manifestações significativas dos grupos e sociedades dos quais fazem parte. Sabe-se que uma mudança no campo da cultura vem ocorrendo no Brasil: a sua mercantilização. Por essas razões, faz-se necessário um maior conhecimento dessas instituições de origem tão longínqua. Na intenção de contribuir com o conhecimento sobre organizações culturais em uma perspectiva ainda pouco desenvolvida no Brasil, sua administração, este estudo objetivou analisar as características de alguns museus na cidade de Florianópolis e as tendências nos processos de gestão e captação de recursos dos mesmos. Este trabalho vem dar seqüência aos estudos do Observatório da Realidade Organizacional, na tentativa de verificar se estas organizações desenvolvem formas alternativas de organização de suas atividades face ao processo de empresarização que vêm ocorrendo, contribuindo assim para a ampliação das pesquisas em organizações culturais na ótica dos estudos organizacionais.
METODOLOGIA:
A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e foi desenvolvida através de estudos de caso. Primeiramente foram identificados os museus de Florianópolis através de um cadastro fornecido pela Fundação Catarinense de Cultura e também de outras fontes. Destes museus cadastrados, 20 no total, foram escolhidos quatro, um museu federal (Museu Victor Meirelles, patrimônio histórico nacional), um museu estadual (Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa), um municipal (Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti) e um privado (Museu Sacro “Capela Menino Deus”). A coleta de dados se deu através de entrevistas, conversas do cotidiano, observação direta e análise documental.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que os museus da cidade de Florianópolis são em sua maioria estaduais ou privados. Nos museus analisados observou-se uma grande dependência ao vínculo institucional, sendo este, no museu federal o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no estadual a Fundação Catarinense de Cultura, no municipal a Fundação Franklin Cascaes e no museu privado a Irmandade Senhor Jesus dos Passos. Com relação às fontes de recursos, no museu federal, 80% a 90% são advindas do governo federal e o restante é captado junto às empresas patrocinadoras através das leis de incentivo a cultura. No museu estadual não foi possível precisar a percentagem, mas constatou-se um grande investimento de empresas patrocinadoras na realização de seus projetos. Já no museu privado o fomento vem totalmente da Irmandade Senhor Jesus dos Passos e no municipal da Fundação Franklin Cascaes. Com relação ao corpo de funcionários, foi constatado, nos quatro museus pesquisados, que os cargos de direção são ocupados por funcionários das instituições que os fomentam. Esses cargos, nos museus estadual e federal, são tomados por profissionais formados em artes plásticas. Os resultados da análise indicam uma forte influência política na gestão do museu estadual, já percebida por Verchai, (2005). Os museus estadual e federal, mais antigos e maiores, se destacam por desenvolverem atividades educacionais além de cultura e lazer.
CONCLUSÕES:

Os dados coletados parecem indicar que os museus apresentam pouca autonomia frente às instituições às quais estão vinculados, sendo estas responsáveis pela principal fonte de recursos para as atividades dos mesmos. Isso pode gerar alguns problemas na sua gestão, tendo em vista as trocas políticas, no caso do museu estadual, e até mesmo outras preocupações das instituições fomentadoras, que acabam relegando a segundo plano as atividades museais, caso do museu particular. Talvez por serem mais recentes e menores, os museus privado e municipal não desenvolvem outras atividades além da exposição e preservação de seus acervos. Não foi possível verificar o desenvolvimento de alternativas de organização, o que pode se dever á ingerência dos mantenedores, à dificuldade de acesso aos recursos, e às necessidades de formação dos gestores culturais que ainda não foram contempladas. Na seqüência deste estudo pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a gestão dos museus através da análise do controle organizacional de suas atividades.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Museus; Gestão; Florianópolis.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006