IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
O GÊNERO TEXTUAL DIÁRIO REFLEXIVO
Jenifer Maria Miranda de Sousa 1
(1. Depto. de Letras, Universidade Federal de Pernambuco / UFPE)
INTRODUÇÃO:

Boa parte das ações sociais são realizadas verbalmente na forma de enunciados relativamente estáveis compartilhados pelos falantes de uma mesma comunidade. A esses enunciados, damos o nome de gêneros textuais. Mas quais são especificamente os gêneros que formam o leque de ações em cada esfera social? A partir de que momento um falante se torna apto a utilizar esses gêneros? Como se dá a aquisição desses enunciados? Respaldado principalmente nos trabalhos de teóricos como Swales, Bazerman, e Marcuschi, nosso projeto tem o intuito de estudar mais profundamente a relação entre os gêneros textuais e as ações sociais e observar como se dá o domínio desses gêneros por parte dos falantes. Este trabalho visa contribuir para a composição do mosaico dos gêneros textuais que são essenciais para a formação acadêmica dos estudantes do curso de Pedagogia da UFPE, analisando o gênero textual Diário Reflexivo.

METODOLOGIA:
Utilizamos uma abordagem etnográfica, observando a produção e utilização do gênero no seu contexto natural. Para tanto, observamos mais de 30 horas de aula, e montamos um corpus composto por 10 exemplares de Diários Reflexivos de 10 alunos diferentes. Entrevistamos os autores desses diários a fim de descobrirmos como o gênero em questão é entendido por seus usuários. As entrevistas foram gravadas. Coletamos também transparências e textos teóricos disponibilizados pela professora. Os alunos, todos do curso de Pedagogia, com idade entre 20 e 35 anos, participaram voluntariamente.
RESULTADOS:
Como já fora constatado durante as observações de aulas, os alunos confirmaram que a professora orientou explicitamente como redigir um Diário Reflexivo. A docente constantemente relembra aos alunos a necessidade de redigir o gênero. Eles salientaram que o diário é um estímulo ao aprendizado: como é também uma avaliação, eles são incitados a relerem o material associado à disciplina, a associarem os diversos conteúdos das outras cadeiras e a participarem mais ativamente das aulas. Depois da introdução e uso desse gênero, constatamos que a participação dos alunos nas aulas aumentou sensivelmente, já que eles se sentiram mais seguros em relação à matéria. Além disso, verificamos uma presença cada vez mais nítida do discurso proferido pela professora incorporado aos textos dos alunos, embora nem sempre fosse interpretado igualmente por eles.
CONCLUSÕES:
Pudemos observar que o Diário Reflexivo mostrou ser uma interessante opção pedagógica. Não só pode ser parte de uma avaliação, como também um auxílio para o aprendizado dos alunos. Esse gênero auxilia a compreensão dos assuntos vistos na matéria, uma vez que o material associado à disciplina deve ser relido para que o texto possa ser escrito. Além disso, notamos que o Diário Reflexivo é importante para a formação dos alunos do curso observado: eles são estimulados a relembrar conteúdos de outras disciplinas previamente cursadas, além dos assuntos das cadeiras atuais. Deste modo, o aprofundamento do conhecimento deles é facilitado. Essa pesquisa serviu também para mostrar a eficiência de um gênero textual devidamente trabalhado, em oposição à confusão gerada no âmbito universitário pela incisiva exigência de domínio de gêneros que nem sempre são ensinados aos alunos. É também uma contribuição para a constituição do mosaico dos gêneros que compõem as várias ações sociais discursivamente estabelecidas no ensino superior.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Gêneros Textuais; Ações Sociais; Diário Reflexivo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006