IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde

A potencialidade do Trabalho Interdisciplinar na saúde: a contribuição do Serviço Social

Ana Lívia Urbini  1
Anita Nascimento Martins  1
Helen Barbosa Raiz Engler  1
(1. Departamento de Serviço Social / UNESP - Franca)
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa enfoca a importância do Serviço Social na equipe interdisciplinar na área da saúde, e tem como objetivo explicitar a atuação e os impactos provocados pelo trabalho do assistente social nessa equipe. Tudo isso porque o Serviço Social é uma prática profissional que, para atender às expectativas e necessidades da sociedade, vem apresentando uma multiplicidade de formas de organização. Tal variedade de organização se manifesta em uma autonomia que só pode ser exercitada a partir da construção e exercício de uma competência teórica, ética, política, e técnica, frutos do debate reflexivo realizado no trabalho interdisciplinar. Mesmo reconhecendo que muitas vezes a equipe multiprofissional realiza um trabalho coletivo, mas que nem sempre pode ser caracterizado como interdisciplinar porque o seu trabalho não congrega diversas áreas do conhecimento em torno de um mesmo objetivo, através de uma relação de reciprocidade, com ausência de hierarquia entre as diferentes áreas do saber. Ainda assim, o trabalho realizado, na área da saúde, executado por diversos profissionais é potencializado com a intervenção do Serviço Social com vistas à dimensão preventiva (orientações voltadas para atividades de educação em saúde) e no fornecimento de informações sobre os direitos e deveres dos usuários.

METODOLOGIA:

O seguinte trabalho foi realizado com base em uma pesquisa de cunho exploratório teórico bibliográfica referente às temáticas da Saúde e da Interdisciplinaridade. Buscamos respostas às demandas postas pela maioria da população como sujeitos de direitos, objetivando compreender e explicitar a complexidade da realidade, que contribua para impedir que os sujeitos envolvidos neste processo se tornem conscientes e habilitados para a contestação, resistência e enfrentamento rumo a efetivação da democracia.

RESULTADOS:

A partir das bibliografias analisadas percebemos que o profissional do Serviço Social tem uma contribuição fundamental no trabalho interdisciplinar. Pois a intervenção do Assistente Social no trabalho em equipe, além de desencadear um processo de reflexão-ação, a partir dos problemas apresentados, delineia também o perfil sócio-econômico dos usuários e suas famílias. Não permitindo que esses problemas se transformem em limites e obstáculos que venham paralisar o trabalho profissional interdisciplinar, diante de uma realidade que se apresenta com uma demanda cada vez maior e reprimida pelos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde. Mas que ao contrário assuma um caráter profissional que crie espaços de exercício e fortalecimento de organização de luta para pressionar o Estado para a conquista da efetivação dos direitos e pela execução de serviços prestados com qualidade e eficiência à comunidade. Tudo isso através da informação aos usuários dos seus direitos e deveres como usuários do Sistema Único de Saúde.

CONCLUSÕES:
A participação do Assistente Social na equipe interdisciplinar de Saúde ilustra uma contribuição educativa e política, decorrente do seu papel de agente esclarecedor de informações. Intensificando, assim, o diálogo a respeito da realidade de cada usuário, que perpassa desde o seu relacionamento familiar e o contexto social no qual está inserido. Dessa forma, torna-se imprescindível o trabalho interdisciplinar que integra os saberes e que possibilita o exercer e o exercitar dos direitos inerentes aos usuários sobre a condução de sua vida na dimensão pública.
 
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Serviço Social; Direitos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006