IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
SUPERANDO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE ALUNOS RECÉM INGRESSADOS NA UERJ PELO SISTEMA DE COTAS

Ana Carolina Batista Silva de Barros 1
Andréa da Silva Aragão 1
Joelle Bachaalany 1
Patrícia da Silva Henriques 1
Paulo Roberto Mendes da Silva 1
Roberto Lopes de Abreu 1
(1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ)
INTRODUÇÃO:
O sistema de cotas adotado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ para viabilizar a inclusão de alunos cujas famílias apresentam baixa renda e que realizaram seus estudos em Escola Pública cumpre a finalidade de uma Política afirmativa que pretende resgatar uma parte da dívida social com uma significativa parcela de nossa população. Sem esse sistema, grande parte desses jovens não teria condição de ingressar na Universidade. Contudo, possibilitar o ingresso na Universidade é insuficiente para o que se pretende, uma vez que em tese tais alunos apresentam fragilidades que precisam ser superadas para que possam ter sucesso acadêmico. Quanto ao aspecto econômico tal fragilidade é superada com a concessão de auxílio financeiro, restando fragilidades na dimensão dos conhecimentos básicos e do desenvolvimento de habilidades necessárias para a aprendizagem. Objetivando a superação das fragilidades quanto ao segundo aspecto, desenvolvemos um Projeto que trabalha conhecimentos da Matemática da Educação Básica com aplicação de uma metodologia inovadora que suscita o desenvolvimento das referidas habilidades. Desse modo, os alunos participantes do Projeto, superando suas fragilidades, logram condições de igualdade em relação àqueles que, supostamente, teriam tido uma melhor preparação nos Níveis Fundamental e Médio para desenvolver suas atividades acadêmicas.
METODOLOGIA:

Os participantes do projeto – alunos recém ingressados na UERJ pelo sistema de cotas -foram organizados em dois grupos de 20 alunos cada um. Na primeira parte do trabalho foram aplicados instrumentos para identificar as fragilidades específicas dos alunos, tanto no que se refere aos conhecimentos como às habilidades. Posteriormente, foram realizadas oficinas com a utilização de um texto-base inédito, interativo e elaborado especificamente para o Projeto. As atividades, realizadas no segundo semestre letivo de 2005 e orientadas para o desenvolvimento do raciocínio lógico, a (re)construção dos conhecimentos e a compreensão de sua essência foram realizadas coletivamente e de modo autônomo, a fim de, também, desenvolver a prática da solidariedade e da cooperação, fazendo com que os alunos mais adiantados impulsionassem aqueles mais fracos. O processo foi submetido à avaliação permanente através da observação do trabalho dos alunos e dos respectivos resultados e, em três momentos estratégicos com aplicação de instrumentos inéditos elaborados especificamente para esse Projeto. As atividades foram organizadas em três partes: inicialmente, uma breve exposição restrita ao indispensável, após a qual os alunos executavam coletivamente as tarefas indicadas no texto-base, estudando os exemplos e resolvendo os exercícios e, por fim, os resultados dos exercícios obtidos pelos grupos eram discutidos entre todos e analisados a partir da solução apresentada pelo Orientador em transparência.

RESULTADOS:

Ao final do processo, os alunos apresentaram melhora significativa nos indicadores da capacidade de aprendizagem: haviam consolidado uma base de conhecimentos da Matemática da Educação Básica, demonstraram capacidade de identificar elementos essenciais e não essenciais, de compreender as idéias centrais de um discurso e de estabelecer nexos entre diversos fatores num mesmo contexto ou em situações distintas. Os participantes do projeto apresentaram desempenho satisfatório na maioria das disciplinas que cursaram e lograram inserção no ambiente acadêmico em igualdade de condições com os alunos que não ingressaram na Universidade pelo sistema de cotas.

CONCLUSÕES:

Os resultados alcançados permitem concluir que a metodologia (inédita) aplicada, incluindo o texto-base e os instrumentos específicos, é eficaz na superação das dificuldades de aprendizagem, trazidas pelos participantes do Projeto, constituindo uma contribuição significativa para dar consistência à Política Afirmativa das cotas. Tais resultados evidenciaram, também, que na maioria dos casos as dificuldades de aprendizagem se localizavam no contexto das habilidades básicas para aplicar os conhecimentos e não na assimilação dos mesmos.

 
Palavras-chave: Aprendizagem de Matemática; Dificuldades de aprendizagem; Habilidades cognitivas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006