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F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
A RELAÇÃO ENTRE O USO DE PROCESSOS DE PLANEJAR NOVOS PRODUTOS HOTELEIROS E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DO PÓLO COSTA DOS ARRECIFES - PE
Clebia Bezerra da Silva 1
Luiza Márcia Tavares do Nascimento  2
Mariana Alves Barbosa  3
Adriana Ferreira Rodrigues  4
Lucydâmara de França Xavier  5
Wayne Thomas Enders  6
(1. Departamento de Ciências Administrativas – DEPAD/UFRN; 2. Departamento de Ciências Administrativas – DEPAD/UFRN; 3. Departamento de Ciências Administrativas – DEPAD/UFRN; 4. Departamento de Ciências Administrativas – DEPAD/UFRN; 5. Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão - FACEX; 6. Departamento de Ciências Administrativas – DEPAD/UFRN)
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÃO: O Plano Nacional de Turismo (2003) pede a criação de novos produtos turísticos de qualidade para fazer Brasil mais competitivo frente à concorrência de outras regiões e países do mundo. Barbosa e Teixeira (2004) salientam que a participação dos empresários do setor é fundamental neste processo. Bons produtos não são simplesmente criados, eles são desenvolvidos ao longo de um processo estruturado, gerenciado, controlado e organizado de pesquisa, análise, desenho, testagem e modificação, se necessário. É uma tarefa relativamente pequena dentro das organizações, mas um passo essencial para o produto e os negócios que ele pretende gerar. Pologano e Drumond (2004), Crawford-Welch (1994) e Chiavenato (1994) apresentam critérios, técnicas e estilos gerencias relevantes à criação de novos produtos. A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar a relação entre as diversas formas em que os dono/gerentes de hotéis planejam novos produtos e o desempenho organizacional do hotel. O estudo tem quatro objetivos específicos: 1) Identificar os critérios que os hoteleiros utilizam no planejamento de novos produtos; 2) Identificar as técnicas utilizadas para planejar novos produtos; 3) Identificar os estilos gerenciais aplicados durante o processo de planejar novos produtos hoteleiros; 4). Finalmente, identificar a relação entre o desempenho da empresa hoteleira e os critérios, técnicas e estilos de liderança aplicados no planejamento de novos produtos hoteleiros.

METODOLOGIA:

METODOLOGIA: O estudo empírico foi executado nos municípios que constituem o Pólo Costa dos Arrecifes–PE. A população estudada é composta de donos e/ou gerentes de todos os meios de hospedagem turística dentro do Pólo. Uma amostra probabilística de 161 respondentes foi determinada por critérios de estratificação e proporcionalidade, com base no tamanho do meio de hospedagem, seguido por escolha aleatória dentro dos estratos. Foram aplicados questionários compostos de questões fechadas e abertas. O grau de utilização de selecionados critérios de avaliação no planejamento de novos produtos, estilos de liderança no processo e o nível de desempenho dos hotéis foram medidos pelo uso da escala Likert. O desempenho foi auto-avaliado pelos donos/gerentes na base de critérios de excelência do Prêmio Nacional de Excelência Baldrige (2001). A análise dos dados incluiu o uso de estatísticas descritivas e análise de conglomerados para medir o uso de critérios de avaliação e estilos de liderança e classificar os hoteleiros conforme seu uso destes instrumentos. O desempenho dos hotéis foi medido a base de dezoito itens agregados nos sete critérios de excelência do Prêmio Baldrige (2001). As relações entre o uso de diversos critérios, técnicas e estilos gerenciais e desempenho dos hotéis nos sete critérios de Prêmio Baldrige foram identificadas pelo uso de análise de variância, teste t de Student e chi quadrado.

RESULTADOS:

RESULTADOS: Com respeito aos critérios aplicados foram identificados três grupos de hoteleiros: 1) os que avaliam novos produtos na base de objetivos da empresa e no mercado, 2) os que avaliam, principalmente, na base dos objetivos da empresa e 3) os que não ou pouco utilizam objetivos da empresa ou receptividade pelo mercado no planejamento de novos produtos. De modo geral os hoteleiros fazem pouco uso das principais técnicas relevantes ao desenvolvimento de novos produtos. Foram identificados três grupos de hoteleiros conforme o estilo gerencial aplicado no processo de planejar novos produtos: 1) autocrático (decisões tomadas pelos líderes), 2) liberal (por indivíduos ou grupos de funcionários) e 3) democrático (compartilhado entre líderes e funcionários). De modo geral o melhor desempenho está relacionado com o grupo que avalia os novos produtos com critérios dos objetivos da empresa e receptividade do mercado. É este grupo, também, que faz mais uso de técnicas apropriadas para o planejamento de novos produtos. Os hoteleiros que utilizam o estilo democrático de gestão no processo de planejar novos produtos são  os que mostram melhor desempenho organizacional.

CONCLUSÕES:

CONCLUSÕES: Uma grande parte dos hoteleiros no Pólo Costa dos Arrecifes em Pernambuco cria novos produtos hoteleiros sem o uso adequado dos critérios de coerência com os objetivos da empresa e/ou de necessidades do mercado. Os que empregam estes dois critérios, também, aplicam mais  as técnicas específicas para o planejamento de novos produtos e mostram melhor desempenho nas suas organizações. O desempenho dos hotéis está relacionado, também, com o estilo gerencial utilizado no planejamento dos produtos, sendo o estilo democrático (participação de funcionários, junto com a liderança) o mais relacionado com melhor desempenho. O uso de processos adequados no planejamento de novos produtos beneficia os empresários do setor, a região turística e o próprio turista.

Instituição de fomento: Banco do Nordeste/PE.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Planejamento de novos produtos; Desempenho organizacional; Gestão hoteleira.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006