IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
Construindo a Revista on-line: Educação em Rede
Cleiton José Mannes 1
Martha Kaschny Borges 2
(1. Curso de Biblioteconomia - UDESC; 2. Departamento de Metodologias de Ensino)
INTRODUÇÃO:
O projeto de pesquisa intitulado “Construindo a Revista on-line: Educação em Rede” teve sua origem nas discussões e estudos realizados no seio do Grupo de Pesquisa “Educação a Distância”, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CNPq. Ela se caracteriza como uma pesquisa de desenvolvimento e teve como objetivo principal investigar as metodologias, as etapas, as condições e os encaminhamentos (científicos, tecnológicos e metodológicos) necessários para a construção de uma revista científica, a ser veiculada sob a forma digital. Outro objetivo da pesquisa foi a criação de um espaço de discussão, de divulgação e de investigação sobre a utilização das tecnologias digitais na educação, em suas diferentes modalidades de ensino: a distância, semi-presencial e presencial, destinado a educadores, pesquisadores e estudantes interessados nesta temática. Tal objetivo foi alcançado no momento da finalização da pesquisa com o lançamento do primeiro volume da Revista Educação em Rede, disponível no site: http://www.educacaoemrede.udesc.br. Optamos por veicular a revista em ambiente virtual, no ciberespaço, porque ele garante uma coerência entre a Revista e sua temática, uma vez que esta tem como característica ser de acesso livre na rede mundial de computadores, a Internet, ou seja, é aberta à toda a comunidade cientifica e acadêmica e foi “hospedada” no ambiente virtual da UDESC.
METODOLOGIA:
Num primeiro momento realizou-se uma revisão dos aportes teóricos, metodológicos e técnicos para a construção de uma revista em educação, identificando os critérios para sua indexação, as regras de editoração, etc. Em seguida foi realizado um levantamento das revistas (on-line e impressas) existentes que são mantidas por instituições de ensino superior e, a seguir, foram identificadas e analisadas suas principais características e estruturas. Por meio da análise das revistas eletrônicas existentes foi possível definir quais seriam os melhores aportes tecnológicos para a Revista Educação em Rede, optando-se assim pelo sistema SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) para o gerenciamento da revista. A seguir, realizamos a instalação do sistema, a definição das normas de publicação, a formação do comitê científico da revista, da equipe editorial, a definição do editor geral e o convite a pareceristas e autores. Após a conclusão de todas as etapas anteriores, a revista estava pronta para receber e analisar artigos. No final do primeiro semestre de 2006 será lançado o primeiro volume de Revista Educação em Rede, no endereço www.educacaoemrede.udesc.br.
RESULTADOS:
A pesquisa obteve como resultado o desenvolvimento de etapas que podem ser seguidas para a implantação de revistas eletrônicas utilizando o sistema SEER. Desta forma, as principais etapas são as seguintes: levantamento bibliográfico sobre a área a ser abordada pela revista e sobre os aportes tecnológicos necessários para sua instalação; análise de outras revistas eletrônicas já existentes, tanto as que utilizam o sistema SEER como outras, afim de conhecer melhor os recursos utilizados por cada uma delas; levantamento na Internet relativo ao nome escolhido para a nova revista, no sentido de garantir a sua identificação como original; escolha dos aportes tecnológicos para abrigar a revista; delimitação e configuração do sistema SEER; realização de testes e ajustes do sistema, afim de evitar problemas futuros; criação do logotipo e definição das cores padrão da revista; criação do site da revista; criação de um e-mail para a revista; definição dos critérios de indexação da revista; criação das normas para a submissão de trabalhos; formação do corpo editorial; formas de divulgação da revista; avaliação dos trabalhos submetidos para publicação; formatação dos trabalhos na página da revista; publicação do primeiro volume; solicitação do ISSN para a revista. Foi constatado ainda que estas etapas podem sofrer algumas alterações quanto à sua ordem, dependendo do contexto e da equipe de criação da revistas.
CONCLUSÕES:
O objetivo principal desta pesquisa foi a investigação das metodologias, das etapas, das condições e dos encaminhamentos (científicos, tecnológicos e metodológicos) necessários para a construção de uma revista científica eletrônica. Algumas das etapas para a criação de revistas on-line propostas no inicio da pesquisa puderam ser confirmadas durante o desenvolvimento da Revista Educação em Rede, tais como as pesquisas e discussões para definir claramente qual será o foco da revista e quais serão os suportes tecnológicos utilizados. Durante a instalação do sistema SEER (escolhido como aporte tecnológico para o desenvolvimento da Revista Educação em Rede), foram descobertas diversas etapas que não haviam sido previstas no inicio do projeto, tais como as etapas de testes e/ou reparos na instalação do sistema e o pedido de ISSN para a revista, que, ao contrário do que foi previsto no projeto, deve ser feito somente quando for lançado o primeiro volume da revista e não no início das etapas de desenvolvimento, antes da revista lançar seu primeiro volume. De um modo geral podemos afirmar que os objetivos da pesquisa foram alcançados através da publicação do seu primeiro volume e das suas etapas de produção, afim de servir como fonte de pesquisa para a criação de novas revistas em formato digital.
Instituição de fomento: PROBIC/UDESC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação a distância; Tecnologias e educação; Formação de professores.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006