IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
OCORRÊNCIA DE Naupactus cervinus BOHEMAN EM CITROS EM SANTA MARIA, RS.
Glauber Renato Sturmer 1
Jerson Vanderlei Carús Guedes 2
Fabio Karlec 1
Jardel Costa dos Santos 1
Jonas André Arnemann 1
Maiquel Holz Witter 1
(1. Graduando do Curso de Agronomia, Departamento de Defesa Fitossanitária/UFSM; 2. Prof. Dr. do Departamento de Defesa Fitossanitária/UFSM)
INTRODUÇÃO:
O Brasil é o maior produtor de frutos cítricos e o maior exportador mundial de suco concentrado de laranja. O estado do Rio Grande do Sul é o quinto maior produtor de citros do Brasil. Entre as pragas que atacam citros estão os curculionídeos-das-raízes que se destacam pelos danos causados às plantas e pela dificuldade de controle. As larvas vivem no solo e se alimentam das raízes reduzindo o vigor, prejudicando o desenvolvimento das plantas e facilitando a ocorrência de gomose; os adultos se alimentam das folhas e seu dano é importante apenas para plantas jovens. No Brasil Naupactus cervinus foi relatado atacando citros no estado de São Paulo, bem como, várias outras espécies de curculionídeos-das-raízes. No Rio Grande do Sul os curculionídeos-das-raízes são pouco estudados em citros. Foi realizado um levantamento com objetivo de identificar espécies de curculionídeos-das-raízes de citros que ocorrem em Santa Maria, RS.
METODOLOGIA:
Visando levantar as espécies de curculionídeos-das-raízes, foram realizadas coletas em laranjeiras durante o mês de abril de 2006, em três pomares no município de Santa Maria - RS. Dois destes pomares estão localizados no Campus da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, o terceiro no Distrito de Pains. Para coleta dos insetos foi utilizado um pano-de-batida de 4,0 x 4,0 metros.  Em cada pomar foram amostradas dez plantas ao acaso, o pano-de-batida foi estendido sob a copa das árvore, estas foram vigorosamente agitadas a fim de derrubar os insetos. Os adultos dos curculionídeos coletados foram armazenados em frascos e posteriormente encaminhados ao Laboratório de Manejo Integrado de Pragas do Departamento de Defesa Fitossanitária da UFSM. Para a identificação das espécies foi utilizada a chave elaborada por Guedes (2003).
RESULTADOS:
Foi observada a ocorrência de Naupactus cervinus em laranjeiras em todas as coletas realizadas, sendo este o primeiro relato da espécie atacando citros no Rio Grande do Sul. As plantas apresentavam danos causados pelos adultos. As folhas atacadas apresentavam as bordas recortadas de forma semicircular, danos tipicamente ocasionados por estas pragas. Na planta foram observados principalmente na periferia da copa em locais com folhas desenvolvidas, não sendo freqüentes nas brotações ou em folhas velhas. Os insetos encontrados tinham um revestimento castanho, e um par de listras oblíquas brancas nas laterais dos élitros. Apresentavam comprimento de 7 a 9 mm, setas levemente eretas no ápice elitral, olhos mediamente convexos e antenas longas. Pronoto subcilíndrico com as laterais curvadas. Élitros ovais com base reta; “ombros” ausentes, asas metatorácicas não desenvolvidas. Coxas anteriores com uma fileira de dentículos na sua face interna. O ovipositor apresenta estilos terminais e hemiesternitos em forma de placa pouco esclerosados.
CONCLUSÕES:

Naupactus cervinus é registrado pela primeira vez em pomares de citros em Santa Maria, RS.

 
Palavras-chave: curculionídeos-das-raízes; fruticultura; danos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006