IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História

ANTIGÜIDADE CLÁSSICA, SAFO DE LESBOS E LESBIANISMO:  HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA.

 

Lettícia Batista Rodrigues Leite 1, 2
Pedro Paulo A. Funari 1, 2
(1. Departamento de História- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); 2. Dr. Departamento de História- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP))
INTRODUÇÃO:

Ao atentarmos para a recente proposição de projetos como o de autoria do deputado Edino Fonseca -recentemente não aprovado na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro -prevendo a criação de um programa de auxílio às pessoas que voluntariamente optassem pela mudança de sua opção sexual da homossexualidade para a heterossexualidade, damos-nos conta da relevância de estudos historiográficos que se proponham a trabalhar com temas que se relacionem a uma discussão que contribua no sentido de acompanhar a construção de discursos que “justifiquem” propostas dessa natureza.

Nessa perspectiva, o objetivo de nossa pesquisa tem sido acompanhar a produção de uma memória historiográfica relativa à construção da idéia de “homossexual” ligada à poetisa Safo de Lesbos, analisando como alguns trabalhos contribuíram no processo de elaboração dessa memória.

Para tanto, a leitura de textos que trazem os debates propostos pelos estudos feministas, a introdução da categoria gênero e suas intrincadas relações com o crescente interesse por parte de uma discussão pós-moderna em torno da questão da identidade, aqui em especial, em torno de uma identidade sexual, foram indispensáveis.

METODOLOGIA:

Nossa pesquisa, tendo como núcleo a análise de uma memória historiográfica relativa ao que hoje entendemos como uma identidade sexual- a homossexualidade- para uma período bastante longínquo da história, trabalhou com uma  perspectiva de História Cultural, na medida em que a mesma trouxe uma dilatação dos temas de interesse historiográfico, assim como, dentre outras contribuições, permitiu o desenvolvimento de um maior número de trabalhos que deram espaço para deslocamentos de atenção dos objetos para os métodos de estudo. Deslocamento de atenção esse, que foi imprescindível para o desenvolvimento de nossa pesquisa.

E na medida que trazemos como tema central de nossa problematização a questão da sexualidade, para o melhor desenvolvimento deste trabalho, realizamos leituras teóricas acerca da temática história das mulheres, tanto de uma perspectiva historiográfica geral, como dentro do recorte dos estudos clássicos. Enfocando assim, discussões em torno da categoria gênero, tanto como as problemáticas em torno de questões relativas à construção de identidades sexuais. Foi dado destaque também, às inquietações trazidas pelas perspectivas de leitura que trazem propostas desconstrutivistas: seja designada pela rubrica do pós-estruturalismo, seja designada pela rubrica do pós-modernismo.

 

RESULTADOS:

As leituras e análises efetivadas nos trouxeram a percepção de que nosso viés de pesquisa, ao procurar entender em que lugares e de que forma ganham lugar memórias relativas à sexualidade de Safo de Lesbos, proporcionou-nos espaços de reflexão bastante ricos e complexos para uma proposta de trabalho científico. Permitindo-nos um grande espaço para reflexões sobre os processos de escrita da história, assim como para uma releitura da Antigüidade Clássica, que visa a uma crítica de leituras desse período enquanto mero modelo para a sociedade ocidental presente.

CONCLUSÕES:

A partir das leituras e análises feitas, podemos vislumbrar um processo de construção de uma memória relacionada a um processo de construção identitária de “minorias”: mulheres e lésbicas. Processo que acabou por construir uma Grande Questão em torno de uma poetisa da Antigüidade, e cuja percepção tem nos ajudado na busca de reflexões contemporâneas em seu imbricamento com um passado que não funciona passivamente como modelo.

Instituição de fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Antigüidade Clássica; Historiografia; Memória.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006