IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESPANHOL NA TERCEIRA IDADE

 

Maria Jose Damiani Costa 1
Vera Regina de Aquina Vieira 1
Adélia Erida Broering Koerich 1
Maria José Laiño Reales 1
Noemi Teles de Melo 1
(1. Universidade Federal de Santa Catarina)
INTRODUÇÃO:

Os idosos são o segmento da população que mais cresce no Brasil. O número de idosos (60 anos e mais) cresceu de três para sete milhões entre 1960 e 1975,  nos anos seguintes já ultrapassava os quinze milhões de brasileiros. Sabe-se que os números subiram para 32 milhões de pessoas em 1995 (Veras, 2002; Camarano, 1999), e as estimativas são de que as cifras atinjam números cada vez mais elevados, cabendo ainda destacar que a proporção da população “mais idosa” (80 anos e mais) também tem aumentado, acarretando uma modificação na composição etária dentro do grupo da população idosa. Tem sido muito rápido o envelhecimento populacional e com a mesma velocidade vem surgindo uma nova demanda por políticas públicas e conseqüentemente vem gerando novos desafios para os profissionais da área educacional. Neste contexto a universidade brasileira tem um papel fundamental a assumir neste processo, no sentido de fornecer subsídios para que os idosos possam almejar um futuro e  ter qualidade de vida. E foi pensando em tudo isso e nesse contexto que se iniciou o projeto “Elaboração de Material Didático para o Ensino do Espanhol na terceira idade”.Este trabalho é fruto da pesquisa, desenvolvida pelos núcleos NUSPPLE (Núcleo de Suporte Pedagógico para Professores de Língua Estrangeira) e NETI (Núcleo de Estudos da Terceira Idade), que tem como objetivo a elaboração de material didático específico para o ensino do espanhol a alunos da terceira idade. Os parâmetros que norteiam a elaboração do referido material didático são o perfil do público alvo, as peculiaridades próprias à aprendizagem de uma língua estrangeira em idade adulta, os estilos cognitivos utilizados pelos alunos e, também, o conhecimento construído pelo indivíduo ao longo de sua trajetória de vida.

METODOLOGIA:

Para o desenvolvimento da referida pesquisa formou-se um curso de espanhol língua estrangeira para um grupo de alunos da terceira idade (15 alunos com idade média: 65 anos), com duas aulas semanais de 2 (duas) horas e com planejamento anual. Com base no perfil do aluno - objetivos de estudar uma língua estrangeira e atividades preferidas -, escolheu-se o grande tema (eixo) que foi originando sub-temas com os quais foram sendo construídas as unidades.  Estas unidades foram testadas e analisadas, gerando, consequentemente, nova elaboração e/ou reformulação dos materiais aplicados. Nosso objetivo é socializar junto aos profissionais da linguagem uma diagramação dos temas principais e transversais que determinaram o conteúdo das unidades didáticas e que possa contribuir para o avanço do ensino focado ao  público -meta..

RESULTADOS:
Ao longo do período em que vimos realizando o referido trabalho os resultados têm se apresentado sob diferentes aspectos, na medida em que as etapas pelas quais passamos até a conquista de nosso objetivo ainda estão em vigor pois nossa meta é a  publicação do material didático produzido e testado. Em uma primeira etapa do projeto formou-se o grupo de alunos, definiu-se os professores de turma e delineou-se o curso, pensando-se em elaborar unidades didáticas específicas para o público alvo. Como já mencionamos, com base no perfil do aluno escolheu-se o “eixo temático” a partir do qual gerou-se sub-temas para nomear as unidades didáticas. O tema surgido então foi “Saúde Física e Mental”, pois nesta etapa da vida, segundo Cachioni (2003) “os idosos, quando são valorizados, mostram-se mais criativos e produtivos”, nos pareceu importante enfatizar aspectos da vida em geral para podermos abordar com maior abrangência temas que despertassem interesse no grupo como um todo. No presente momento, já em posse de todo o material produzido e testado ao longo dos dois anos da realização do projeto, estamos  readaptando conteúdos e reformulando o material aplicado, fazendo a última aplicação e testagem para darmos a versão final dos conteúdos e envia-los para a publicação.
CONCLUSÕES:

Os resultados, obtidos ao longo de nossa pesquisa, contribuem positivamente para coroarmos com êxito a conclusão de nossas atividades e produzirmos um material didático de qualidade, atual e focado espacialmente para a terceira idade. Entendemos que é fundamental permitirmos às pessoas idosas o acesso a um curso de língua estrangeira, no caso o espanhol, numa perspectiva de educação permanente, estimulando o cidadão idoso a encontrar outras formas de re-inserção social no âmbito da valorização de sua experiência de vida, pois segundo Cachioni (2003) “os programas para a terceira idades devem levar em consideração as características específicas dessa clientela e as experiências acumuladas ao longo do curso de vida que conferem aos idosos a autonomia para decidir como e o que aprender”.

 
Palavras-chave: Língua estrangeira ; Terceira idade; Material didático.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006