IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais

COMPARAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE TRÊS ESPÉCIMENS DE Pectis brevipedunculata (Gardner) Sch. Bip.

André Mesquita Marques 1, 2
Ana Paula Felix Trindade 1
Alyne Thompson Coelho Garcia 1
Hiram Costa Araujo Filho 1
Roberto Lourenço Esteves 3
Maria Auxiliadora Coelho Kaplan 1
(1. Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais, Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2. Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; 3. Departamento de Biologia Vegetal , Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ)
INTRODUÇÃO:

A família Asteraceae compreende 1100 gêneros com aproximadamente 25000 espécies encontradas freqüentemente em regiões tropicais, subtropicais e temperadas, ocorrendo tanto ao nível do mar como em altas montanhas. O gênero Pectis detém cerca de 100 espécies. Pectis brevipedunculata é uma espécie de pequeno porte, rica em óleo essencial de fragrância característica devido a presença de limoneno. É nativa de ambientes xerófilos, sendo encontrada em solos arenosos e rochosos.

METODOLOGIA:

Partes aéreas de P. brevipedunculata foram coletadas em três Estados do Brasil, no município do Rio de Janeiro (Campus da UFRJ), RJ; município de Castelo, ES; e no município da Fortaleza, CE, no decorrer do ano de 2005 entre os meses de abril e julho.

O material vegetal coletado nos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo foi, ainda fresco, submetido separadamente à hidrodestilação em aparelho tipo Clevenger por 2h. Os óleos essenciais obtidos foram recolhidos das águas de coobação por extração líquido-líquido com CH2Cl2. A amostra coletada em Fortaleza foi submetida à microextração em fase sólida (SPME: 200mg/15min/80ºC) usando-se a resina DVB-CAR. Para análise dos componentes dos óleos essenciais obtidos foi utilizada cromatografia com fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM). Foi utilizado um cromatógrafo com fase gasosa HP6890 acoplado a um espectrômetro de massas HP5973. A identificação dos componentes dos diferentes óleos analisados foi conseguida através do cálculo dos índices de retenção (IR) para os constituintes de cada óleo essencial estudado e posterior comparação desses índices com a literatura especializada e com as informações fornecidas pelo banco de dados do espectrômetro.

RESULTADOS:

A amostra vegetal coletada no campus da UFRJ no Rio de Janeiro, RJ, teve 95,45% de seus componentes voláteis identificados, sendo os isômeros majoritários, neral (24,16%) e geranial (62,29%) correspondendo a 86,45% do óleo essencial. A coleta realizada no município de Castelo, ES, teve 87,07% de seus componentes voláteis identificados, sendo o neral (29,76%) e o geranial (52,95%) responsáveis por 82,71% do óleo total. Semelhante comportamento foi observado na análise da amostra coletada na região de restinga em Fortaleza, CE, cujo óleo teve 92,00% de seus constituintes identificados, e os monoterpenos neral (28,46%) e geranial (53,10%) representaram 81,56% da totalidade do óleo obtido. É válido ressaltar que nas três amostras detectou-se a presença de alfa-pineno seguido de limoneno, assim como do hidrocarboneto trideceno, todos em percentagens muito inferiores aos representantes majoritários.

CONCLUSÕES:

Grande semelhança qualitativa foi observada na análise dos perfis cromatográficos das frações voláteis de P. brevipedunculata coletada nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Ceará. Todas as três amostras mostraram-se abundantes em monoterpenos de fragrância cítrica exibindo os constituintes majoritários: geranial, neral e limoneno.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Pectis brevipedunculata; Hidrodestilação; Microextração em Fase Sólida.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006