IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 8. Desenho Industrial - 3. Desenho Industrial

ECO-DESIGN NO SETOR MOBILIÁRIO: UM MÉTODO PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Myrla Lopes Torres 1
Grace Sampaio 1
Breno Felinto 1
Sérgio Matos 1
(1. Departamento de Desenho Industrial, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG)
INTRODUÇÃO:

A preocupação com a preservação da natureza vem se intensificando, e apesar de políticas ambientais serem constantemente propostas, existem muitas comunidades aquém desse nível de conscientização. Mesmo existindo no Brasil a Política de Educação Ambiental e as Leis contra Crimes ao Meio Ambiente existem pequenas comunidades que, para sobreviver, danificam o meio ambiente, já que não têm acesso a uma educação ambiental.

Em Campina Grande – PB, existe uma cooperativa de marceneiros, o Centro de Madeira do Cruzeiro, que não estabelece plano de corte da matéria-prima, não evidencia preocupação com equipamentos de segurança, com a utilização de produtos químicos na área livre, que não se preocupa com a racionalização da madeira, com o conforto no ambiente de trabalho, com o layout e com os resíduos sólidos produzidos naquele espaço de trabalho. Esses são danos que causam prejuízos à produção, a saúde dos trabalhos e ao meio ambiente.

Identificando esses problemas, visualiza-se o Eco-Design como uma alternativa de solução. O Eco-Design insere métodos projetuais que procuram incorporar parâmetros ambientais no desenvolvimento de produtos. Assim, verificando a possibilidade de auxiliar e de alertar os cooperados do Centro de Madeira do Cruzeiro em Campina Grande – PB quanto à importância de noções de ecologia e de design, tem-se como objetivo elaborar uma cartilha informativa e incluir mobiliários esteticamente atrativos e funcionais na produção da cooperativa.

METODOLOGIA:

Este foi um trabalho de Pesquisa e Extensão da UFCG, realizado entre 2004 e 2005, no Centro de Madeira do Cruzeiro em Campina Grande, Paraíba. O centro possui 80 cooperados, com uma sede de cinco quilômetros quadrados de área, com maquinário e matérias-primas distribuídos sem planejamento. Verificando problemas no layout, nos produtos e no ambiente de trabalho, tentou-se, por meio de um enfoque metodológico investigativo, racionalizar a produção do mobiliário, introduzir no repertório dos cooperados a preocupação com o meio ambiente, com a saúde e com a legislação. O trabalho foi conduzido nas seguintes etapas:

Etapa 1-Diagnóstico dos problemas na produção de mobiliário: investigados os problemas “in locu”. 

Etapa 2-Pesquisa bibliográfica: levantamentos de dados sobre segurança do trabalho, leis e crimes ambientais, conforto, madeiras, sobre o impacto ambiental, e alternativas viáveis para a substituição desses produtos por outros, menos nocivos.

Etapa 3-Pesquisa de campo: pesquisa mercadológica local em busca das alternativas ecológicas para a produção; entrevistas com os marceneiros e investigação do público-alvo dos produtos dos marceneiros.

Etapa 4-Sintetização das informações para a elaboração do material informativo: elaborada a cartilha com informações ambientais, de segurança e conseqüências jurídicas.

Etapa 5-Desenvolvimento de produtos: elaborados conceitos de novos produtos para serem aplicados na cooperativa.
RESULTADOS:

Tendo como base o Eco-Design e a Eco-Eficiência, e acreditando na possibilidade de conscientização dos cooperados do Centro de Madeira do Cruzeiro, Campina Grande-PB, foram realizadas modificações no layout de produção, foi produzida uma cartilha informativa e também foi projetado novo mobiliário.

Na cartilha foram inseridas noções de eco-eficiência, planejamento de armazenamento, plano de corte, manuseio e transporte de madeiras, certificação da procedência da madeira, demonstração sobre a utilização de produtos químicos, informações sobre produtos ecológicos, informações sobre a segurança e saúde no trabalho.

Verificando que havia problemas com a venda dos produtos, foi também desenvolvida uma linha de mobiliário modular. O projeto de produtos padronizou a produção a partir de um plano de corte que não produz sobras de madeira e possibilita variações aos clientes.

Com relação ao acabamento do mobiliário, a pesquisa demonstrou a melhor adequação de produtos à base de água, que danificam menos o meio ambiente. Também foi introduzida no repertório dos marceneiros a noção sobre os perigos da utilização de tintas à base de solventes ao ar livre e sem equipamento de segurança. O resultado do trabalho está no melhoramento da produção através de um novo layout, na diminuição do desperdício através de um plano de corte, na ampliação das vendas através de produtos mais atrativos e no inicio da conscientização ambiental dos marceneiros através da cartilha.
CONCLUSÕES:

A pesquisa na cooperativa foi conduzida partindo da premissa de que é extremamente importante a preservação do meio ambiente, e acreditando que os conhecimentos adquiridos na universidade podem influir na melhoria de vida de uma comunidade, tendo sido produzido um diagnóstico sobre seus problemas e sugeridas algumas soluções.

Assim sendo, no Centro de Madeira do Cruzeiro em Campina Grande, PB, foi feito todo o estudo de melhoramento no ambiente de trabalho e na inclusão de novo mobiliário, acreditando-se que através deste projeto está havendo uma modificação na consciência dos cooperados, de forma que eles entendam verdadeiramente a importância da Educação Ambiental, que compreendam que as medidas legislativas, ao longo do tempo, irão se intensificar, que eles poderão ser punidos por atos de degradação ao meio ambiente, e que, com a utilização de técnicas de Eco-Design, podem obter lucros, comercializando produtos atrativos e de certa forma ecológicos.

Acredita-se, desta forma que, se os cooperados realizarem as atividades de acordo com a cartilha sugerida, poderão preservar a saúde, degradar menos o meio ambiente e ampliar o comércio dos produtos fabricados pela cooperativa.

Instituição de fomento: PROBEX - Programa de Bolsa de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande.
 
Palavras-chave: Eco-Design; Educação Ambiental; Mobiliário.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006