IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
Índios na Guerra Grande - A participação indígena no maior conflito americano

Amarildo Meneguelli 1
(1. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Departamento de História e Direito)
INTRODUÇÃO:

Introdução:  Com enfoque na região do hoje estado de Mato Grosso do Sul, na época do conflito, nomeado no Brasil como guerra do Paraguai, no país guarani recebeu o título de Guerra Grande, por suas proporções. Iremos trabalhar a revelação da participação indígena, na qual tiveram ativa e labutar na preservação do território nacional e recuperação de áreas invadidas. Com procedimentos de combates próprios e atuação conjunta com colonos com os quais formaram aldeias comunitárias, em que índios se tornaram responsáveis pelo provimento alimentar chegando a estipular ataques.

 

METODOLOGIA:

Metodologia: O trabalho foi estabelecido em três fases: a primeira trata-se do teórico em si, para dar embasamento a pesquisa historiografia, identificando as vertentes dos autores e principalmente as localizações geográficas de suas abordagens para em seguida partir para pesquisa empírica em aldeias no oeste e sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, respectivamente nas proximidades das cidades de Aquidauna e Bodoquena, importante núcleos desta área.

RESULTADOS:

Resultados: A efetiva atuação de várias etnias, dentre as quais salientamos às dos Guaicuru, Terena e Quiniquinao todas originárias do tronco Aruak. O governo Imperial brasileiro mantinha  um estreito relacionamento com estes grupos o que permitiu sua inclusão nas batalhas, outro ideário era que estavam protegendo suas terras contra seus inimigos de longa data, os Guarani. Sobressaindo-se desde o primeiro momento da invasão quando soldados sobrevivente do 2º corpo de cavalaria de Nioaque avisam índios da aldeia de Agaxi (Quiniquinao ) do fato ocorrido, estes se organizaram para Miranda onde reivindicaram armas às autoridades, para enfrentarem os paraguaios, sendo lhes negado apoderaram-se dos armamentos militares e com eles hostilizaram o inimigo. Liderados por Pacalalá, ocorrem numa estratégia errada, os fazendo sucumbir .

Com o progressivo avanço, os Guaicuru de Miranda engrossam sua fileiras com os Cadiwéo, sob o comando do Capitão Itakaduana organizando as correrias contra as tropas paraguaias.

 

CONCLUSÕES:

Conclusões: Com as informações colocadas nos itens anteriores o fato a lamentar é há inoperância dos dispositivos historiográficos diante do verídico, onde permanece obscurecida a contribuição das tribos indígenas para a campanha militar das tropas imperiais, onde realizaram importantes trabalhos, seja de confrontos diretos, reconhecimento de terreno ou suprindo guarnições. Sobre estes três itens pesa a responsabilidade dos erros cometidos pelas autoridades imbuídas de um pretensioso nacionalismo, não atentando para a problemática situação vigente no então sul da Província de Matto Grosso, com colonos debandando por falta de apoio governamental, o que facilitou a entrada do exército paraguaio.

 

 
Palavras-chave: índios; guerra; regional.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006