IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia

ISOLAMENTO DE SUBSTÂNCIAS DE Mikania laevigata Schultz Bip. ex Baker, UTILIZANDO CLAE-CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA

Ana Paula Dalago Pedroso  1
Maique Weber Biavatti  1
Andersson Barison  2
Francinete Campos  2
(1. UNIVALI, CCS, Curso de Farmácia, Itajaí/SC; 2. UFPR, Departamento de Química, Centro Politécnico, Curitiba/PR)
INTRODUÇÃO:

Mikania laevigata Schultz Bip. Ex Baker, Asteraceae conhecida como guaco, é muito semelhante morfologicamente com M. glomerata Spreng, que é a espécie oficializada pela Farmacopéia Brasileira I (1929). Estas espécies são largamente utilizadas em nosso país, para problemas respiratórios. Apesar de possuírem os mesmos usos terapêuticos, existem poucos estudos sobre a composição química dos extratos fluidos.

METODOLOGIA:

O extrato fluido de M. laevigata diluído e particionado com butanol foi analisado por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) semi-preparativa, utilizando equipamento WATERS 600, com detector PDA 2996, injetor manual Rheodyne (500ml) e coluna Nova-Pak C18 6mm (7,8 x 300 mm). Foi utilizado sistema isocrático de 30% (98:2) de metanol e ácido fórmico, e 70% de água ultrapura com 2% de acido fórmico, fluxo 6 ml/min, detecção 225 nm e software Millenium Empower. Tanto amostras e solventes foram previamente filtrados com membrana 0,45 mm.

RESULTADOS:
Foram observados 4 picos bem definidos na fração butanol do extrato, os quais foram coletados, concentrados e extraídos (3x) com butanol. Após as extrações a fase orgânica das substâncias isoladas foram concentradas e analisadas por cromatografia em camada delgada (CCD) e por RMN mono e bidimensionais; sendo que foram identificados, o pico 1: siringaldeído, pico 3: ácido o-cumárico, pico 4: cumarina e o pico 2: em identificação.
CONCLUSÕES:

A cumarina e o ácido o-cumárico são característicos do guaco, e a substância siringaldeído foi pela primeira vez isolada em extrato medicinal de Mikania laevigata, provavelmente sendo parte do fitocomplexo que é responsável pelos efeitos terapêuticos do guaco.

Instituição de fomento: Universidade do Vale do Itajaí/ PIPG
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Mikania ; CLAE semi- preparativa; siringaldeído.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006