IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
INTEGRAÇÃO DE MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO (TRADICIONAL, REAL E DIGITAL) NO ENSINO DA DISCIPLINA DE DESENHO TÉCNICO NOS CURSOS DE ENGENHARIA.
Eliete Auxiliadora Assumpção Ourives  1
Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo  1
Francisco Henrique de Oliveira  2
(1. NIPE/EGR/CCE/ Universidade Federal de Santa Catarina ; 2. GeoLab/Dep. de Geografia/CCE/ Universidade do Estado de Santa Catarina )
INTRODUÇÃO:
O processo ensino-aprendizagem é dinâmico e mudanças no plano de ensino devido à introdução de inovações tecnológicas ocorrem, necessitando de reflexão sobre técnicas, métodos, como também sobre maneiras de adaptar, integrar esses métodos no ensino. O professor apontado como mediador no processo em que o conhecimento é construído pelo aluno, necessita procurar uma maneira ou maneiras de adaptação, integração e harmonização desses métodos, de modo a proporcionar um envolvimento que desencadeie esse processo de aprendizagem. Percebe-se que nos últimos anos que as instituições de ensino têm instigado cada vez mais o emprego da informática no ensino, tanto para formatação de textos como para outras áreas como o desenho técnico. Entretanto, ainda existe o anseio de saber se, com o avanço tecnológico, poderemos ter o fim do ensino do desenho técnico com o uso de instrumentos tradicionais e maquetes reais. Este trabalho pretende elucidar sobre maneiras de integrar, diversificando, mostrando pontos e momentos de congruência entre o ensino tradicional e o inovador do desenho técnico. Na realidade, o ensino tradicional ganha um significado novo e especial quando, associado ao inovador e utilizados harmoniosamente. Dessa forma, este trabalho objetivou explorar e discutir esses temas de modo a construir uma metodologia de integração para o cenário educacional, integrando as mais diferentes e diversas técnicas que possam auxiliar e contribuir para a construção do conhecimento.
METODOLOGIA:
Visando o objetivo proposto, a metodologia foi desenvolvida do seguinte modo: Primeiro foi realizado a análise dos planos de ensinos das disciplinas, desenho técnico rural, desenho técnico para engenharia civil e desenho técnico para engenharia sanitária e ambiental no intuito de identificar necessidades comuns e buscar congruências de forma conceitual, facilitando a etapa seguinte, da construção de mapas conceituais dos conteúdos das disciplinas de desenho técnico apresentados em sala de aula. Os exemplos de conteúdo comuns identificados nas disciplinas foram, sistemas de projeção ortogonal, desenho topográfico e desenho arquitetônico, nos quais, foi realizada a experimentação, integrando modelos, reais, digitais e de desenho com instrumentos. Na intenção de integrar harmoniosamente no processo de ensino, o desenho com instrumentos, maquetes reais e CAD foram elaborados junto aos alunos, através dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, elementos reais (maquetes) em verdadeira grandeza (com escala reduzida), elementos com instrumentos (desenho tradicional) e elementos digitais (modelar) utilizando software específico. E finalmente, foi realizado um modelo de avaliação especifico e geral, com o professor e o aluno, no qual foram extraídas as diretrizes de ação de maneira a buscar a melhor abordagem de ensino.
RESULTADOS:
Na análise comparativa através dos mapas conceituais dos planos de ensino das disciplinas (desenho técnico rural, desenho técnico para engenharia civil e desenho técnico para engenharia sanitária e ambiental), foi construído um gráfico informativo no qual pode se observar à compactação do conteúdo programático de desenho para as referidas disciplinas, verificando que a disciplina de desenho técnico rural apresenta uma carga horária reduzida em relação às outras disciplinas. Neste trabalho mostra-se a percepção do professor e do aluno frente aos métodos de ensino através do gráfico de avaliação tridimensional de escala de preferências (nenhuma, muito fraca, moderada, forte, muito forte e extrema) utilizando a cor como elemento demonstrativo e no qual foi considerado como instrumentos de avaliação, a escala tradicional (uso de instrumentos de desenho), a escala real (uso de maquetes) e a escala digital (uso de software CAD). A partir desses gráficos de avaliação, o resultado foi que, a preferência do aluno é o uso do computador em sala de aula e o professor ainda busca o equilibro dos instrumentos de ensino. Dessa forma, visando atender as preferências do professor e do aluno, foi proposto, as diretrizes de ação: colocar em sala de aula mais elementos reais, mediar a inserção de informática, substituir alguns exercícios com instrumentos por atividades de recursos informatizados, motivar o aluno com instrumentos mais lúdicos como por exemplo conteúdos em multimídia.
CONCLUSÕES:
Através da avaliação da percepção do aluno e do professor somado a utilização dos mapas conceituais que proporcionou uma visão macro dos principais conteúdos dado em aula, foi possível gerar ações para o ensino do desenho técnico com o uso integrado de diferentes instrumentos e proporcionar o conhecimento ao aluno, principalmente aqueles que possuem carga horária e conteúdo programático reduzido. Observou-se que a utilização dos mapas conceituais ampliou a visão da abrangência dos conteúdos por disciplinas, os quais admite uma gestão de conteúdos, permitindo mostrar até os pontos de mudança frente à inovação tecnológica. A análise subjetiva proporcionou uma avaliação local para cada tema abordado no trabalho, mostrando de forma gráfica a percepção do professor e do aluno, possibilitando realizar uma comparação por escala (dimensões: tradicional, real e digital), como também contribuindo para uma avaliação global da utilização da metodologia integrativa, servindo como base de referencia para a construção das diretrizes de ensino de desenho técnico. Acredita-se, portanto, que a procura de conteúdos e significados implícitos em representação visual, direcionada pela inserção da informática no processo de ensino, constitui-se um fator de aumento de reflexão sobre a prática de projeto ao ultrapassar os limites do domínio formal e instrumental e vislumbrar a possibilidade de interação e diálogo entre todos os elementos que compreende o universo educacional.
Instituição de fomento: NIPE (Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão) - UFSC
 
Palavras-chave: ensino; desenho técnico; CAD.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006