IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação

RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE UMA ÁREA DE DUNAS FRONTAIS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE PRAIAS. PROJETO PILOTO NA PRAIA DE JURERÊ INTERNACIONAL, FLORIANÓPOLIS, SC.

Emerilson Gil Emerim  1
Marinez Scherer 2
Thiago Thalles Moreira  3
Tathiana Missner Siegel  3
(1. Biólogo - AMBIENS Consultoria e Projetos Ambientais; 2. Bióloga - Instituto Ambiental Ratones; 3. Graduando(a) - Universidade Federal de Santa Catarina)
INTRODUÇÃO:
Florianópolis é uma cidade litorânea turística. Nesse contexto, a praia de Jurere Internacional é uma das praias mais procuradas, tanto por moradores como turistas, na temporada de verão. Os turistas e moradores são atraídos pelo mar calmo de águas quentes, areias brancas e pela infra-estrutura como bares presentes à beira do mar. Os impactos causados pelo grande número de freqüentadores das praias são visíveis, tais como o pisoteamento de dunas frontais; formação de trilhas sobre áreas verdes; acúmulo de lixo; supressão de vegetação fixadora de dunas. Por iniciativa de órgãos governamentais e não governamentais foi elaborado um projeto de recuperação ambiental para toda a orla da praia de Jurerê Internacional, sendo este parte de um programa maior chamado projeto ‘Praia Organizada’. O referido projeto tem o intuito de ordenar a orla de Jurerê e obter futura certificação de qualidade ambiental, como, por exemplo, a Bandeira Azul. O projeto de recuperação contou com um projeto piloto na área do Posto de Praia El Divino Beach situado na zona oeste da praia de Jurerê Internacional, totalizando uma área de aproximadamente 600m². O projeto piloto foi realizado durante um ano e contou com a fiscalização da Fundação de Meio Ambiente de Florianópolis, FLORAM, através de relatórios de acompanhamento semestrais.  
METODOLOGIA:

O trabalho de recuperação teve inicio em dezembro de 2004 e foi divido em quatro etapas: 1) Restauração ambiental das dunas frontais com retirada das espécies exóticas e plantio de mudas e estolões de plantas nativas obtidas a partir de viveiros ou bancos de mudas nas áreas de entorno; Foram plantadas 376 mudas e estolões das espécies Spartina ciliata, Paspalum vaginatum, Ipomea pes-caprae, Blutaparon portulacoides, Dalbergia ecastophyllum, Sophora tomentosa, Lanthana câmara, Diodia radula ,Senecio bonarensis. 2) Ordenação do acesso à praia através da construção de passarelas suspensas para acesso e isolamento das áreas evitando assim o pisoteamento. Foram construídas passarelas de madeira suspensas a 70 cm do chão. O isolamento foi feito através de pontaletes de madeira de aproximadamente 70 cm de altura para fora da areia, circundando a área e distantes aproximadamente 2 metros entre si. Esses pontaletes foram ligados por cordas de sisal que além de isolar a área tiveram efeito paisagístico. 3) Organização do recolhimento de resíduos sólidos com a colocação de duas lixeiras ao longo da passarela de acesso. 4) Melhoria da infra-estrutura para banhistas com a instalação de dois chuveiros e dois banheiros públicos na parte lateral do Posto de Praia em questão.

RESULTADOS:
O monitoramento se deu até o mês de dezembro de 2005 e durante esse período pode-se observar que: 1) As passarelas se mostraram muito eficazes facilitando e concentrando o acesso dos usuários à praia, inclusive aos portadores de deficiência física com a construção de uma rampa. 2) As lixeiras espalhadas ao longo da passarela reduziram o acumulo de lixo na área verde. 3). Os chuveiros e banheiros deram mais conforto aos banhistas, isso acarretou no aumento de fluxo de banhistas, o que já era esperado. 4) Através de observação visual e comparação por fotos foi possível notar o adensamento da vegetação das áreas isoladas. 5) O sucesso das mudas foi de aproximadamente 30% e dos estolões 80% sendo que Spartina ciliata e Ipomea pes-caprae apresentaram melhores resultados.
CONCLUSÕES:

As praias da Ilha de Santa Catarina vêm perdendo área em decorrência da ocupação de dunas frontais ao longo dos anos. A alteração e destruição dos ecossistemas litorâneos são fruto do intenso uso destas áreas para urbanização e lazer. O presente trabalho contempla a revegetação e manutenção de um ambiente natural nativo, contemplando também a utilização racional desse mesmo ambiente, contribuindo para a gestão da praia. O projeto abre um precedente para mobilização do poder público e da comunidade para recuperação ambiental de áreas alteradas, objetivando a gestão ambiental da praia. Além de enfatizar a importância ecológica deste ecossistema, se faz importante a sensibilização da sociedade e iniciativa privada, da necessidade da manutenção da vegetação fixadora de dunas para garantia da qualidade ambiental da praia através da manutenção de seus espaços de areia a da eficácia contra erosão marinha. A recuperação destas áreas por parte de alguns proprietários abre uma possibilidade de trabalho integrado com os órgãos de controle e fiscalização que através do bom senso garantirão a conservação destes espaços com o usufruto da população. Os órgãos ambientais têm feito o seu papel, aplicando a legislação vigente e principalmente orientando a população o cumprimento da mesma. Só ações integradas entre o poder público, comunidade e iniciativa privada podem traçar um modelo sustentável de desenvolvimento.

Instituição de fomento: AMBIENS Consultoria e Projetos Ambientais LTDA.
 
Palavras-chave: recuperação ambiental; qualidade ambiental de praia ; gestão costeira.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006