IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
ANÁLISE PARCIALDO TRANSCRIPTOMA DE FORMAS EPIMASTIGOTAS DAS CEPAS SC-58 E CHOACHI DE Trypanosoma rangeli ATRAVÉS DA TÉCNICA DE ORESTES.
Patricia Hermes Stoco 1
Juliana Berka Rodrigues 1
Gianinna Rotava 1
Cristiane Quimelli Snoeijer 1
Glauber Wagner 2
Edmundo Carlos Grisard 1
(1. Universidade Federal de Santa Catarina; 2. Instituto Osvaldo Cruz)
INTRODUÇÃO:
O Trypanosoma rangeli é um protozoário hemoflagelado, pertencente à Ordem Kinetoplastida, capaz de infectar triatomíneos, mamíferos silvestres e domésticos, bem como o homem nas Américas Central e do Sul. Quando comparado a organismos do mesmo gênero, verifica-se um número reduzido de informações existentes acerca deste parasito, sobretudo a nível molecular.
METODOLOGIA:
No presente estudo, apresentamos os resultados obtidos a partir de oito bibliotecas de cDNA, de formas epimastigotas das cepas Choachi e SC-58 de T. rangeli, utilizando a técnica de ORESTES.
RESULTADOS:
O seqüenciamento dos clones obtidos resultou em 2.965 ORESTES, das quais 1.863 (62,8%) apresentaram alta qualidade (Phred ≥ 15). O agrupamento das seqüências totalizou 1.045 seqüências não redundantes, com tamanho médio de 353pb e conteúdo C+G de 53%. Destas seqüências, a grande maioria (83%) apresentou similaridade com o T. cruzi e apenas 7,3% com seqüências do T. rangeli. A classificação funcional segundo o Gene Onthology não revelou grandes diferenças entre as categorias de componente celular, processo biológico e função molecular. Além disso, algumas seqüências (2%) não apresentaram similaridade com nenhum banco de dados utilizados e uma grande parcela foi anotada como proteína hipotética ou hipotética conservada (31,4%).
CONCLUSÕES:
Este estudo apresenta a geração de ORESTES do T. rangeli, possibilitando a identificação de características e processos ainda desconhecidos para este parasita
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Transcriptoma; ORESTES; Trypanosoma rangeli.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006