IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
AS CONCEPÇÕES ACERCA DE NATUREZA E TECNOLOGIA CONSTANTES DOS ARTIGOS SOBRE A PRODUÇÃO DE BORRACHA NA AMAZÔNIA PUBLICADOS NA REVISTA A LAVOURA PARAENSE DA SECRETARIA DE OBRAS PÚBLICAS, TERRAS E VIAÇÃO NO PERÍODO DE 1908 A 1912.
José Eliada Cunha Barbosa 1
Rosineide da Silva Bentes 2
(1. Departamento de Sociologia, Faculdade de filosofia e ciências humanas, UFPA; 2. Departamento de Ciências Humanas, Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG))
INTRODUÇÃO:
Diferentes visões de Natureza e Tecnologia caracterizaram os debates sobre a produção da borracha na Amazônia no inicio do século XX (Bentes,2004).A presente pesquisa trata da análise de artigos constantes da Revista “A Lavoura Paraense” que expressam visões colidentes de intelectuais nacionais e estrangeiros no que se refere aos processos pelos quais se pode implementar técnicas de plantação, cultivo e colheita para que se melhore a produção da borracha na Amazônia, por exemplo, com auxilio de políticas públicas.A pesquisa objetivou identificar as concepções acerca de natureza e tecnologia na produção de borracha na Amazônia, além de identificar os intelectuais que definiram o debate sobre a produção de borracha no período de 1908 a 1912. Outro objetivo foi o de relacionar o debate que os literatos fomentaram com o tema “Natureza e Tecnologia”. O presente trabalho é uma contribuição ao conhecimento acerca da discussão promovida pelos literatos da época no que diz respeito aos métodos utilizados pelos seringueiros na extração do látex e dos métodos propostos pelos literatos. A importância da pesquisa está na identificação e discussão de implicações teóricas no que se refere à interação entre seres humanos e natureza, além de sistematizar informações úteis ao debate atual sobre o uso não predatório de recursos naturais. Contribui também com a descrição de modos distintos de pensar e se relacionar com o meio ambiente, alertando também para o debate sobre identidades sociais.
METODOLOGIA:
As coletas de dados foram feitas em bibliotecas localizadas na cidade de Belém, como na Universidade Federal do Pará, com ajuda do Arquivo e Biblioteca pública do Pará, assim como a Biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi. Na Biblioteca pública do Pará foi encontrado o periódico “A Lavaoura Paraense” que data de 1908 a 1912. O método utilizado para apreciação das falas contidas nos artigos da Revista foi o da “Análise do Discurso”, que se caracteriza por tentar entender e explicar como se constrói o sentido de um texto e de como esse texto se articula com a história e a sociedade em que foi produzido. A “Análise do Discurso” tem como objeto de estudo o pensamento sob as diversas formas de expressão, sendo que duas questões permanecem centrais: 1ª O pensamento considerado em si mesmo, ou seja, em seus movimentos internos e na sua coerência e identidade consigo mesmo; 2ª E o pensamento considerado nos seus efeitos, tanto sobre seu emissor, quanto sobre seus eventuais receptores. O método foi utilizado para que se percebesse quais as ideologias vigentes nos debates sobre a produção de borracha na Amazônia.
RESULTADOS:
Verificou-se o desprezo de determinados literatos pelas tecnologias empregadas pelos seringueiros na extração do látex e conseqüentemente na produção de borracha na Amazônia. Porém há discordâncias com relação às tecnologias modernas, que simbolizavam progresso, civilização e dinamismo, veementemente defendidas por alguns dos intelectuais do período considerado. Leopoldo P.Teixeira (1909) defende a utilização dos métodos de coleta do látex utilizada pelos seringueiros. Em detrimento da tigelinha de ferro estanhado, Teixeira defende a utilização das tigelinhas confeccionadas pelo próprio seringueiro a partir do barro e que serviam para aparar o látex da seringueira. O debate diz respeito abertamente as diferentes concepções que os literatos tinham a respeito de Tecnologia e de como emprega-la na produção de borracha na Amazônia. A idéia de que a civilidade seria obtida através da aliança entre exploração da natureza, desenvolvimento da indústria e práticas científicas é comumente percebida nos discursos dos intelectuais da época. Os usos de tecnologias modernas auxiliariam na conquista da natureza indomada, aperfeiçoando o processo de extração do látex e conseqüentemente da produção de borracha. Segundo Teixeira (1909) as tigelhinhas de barro são confeccionadas pelo próprio seringueiro, o que baratearia a produção de borracha regional, em concorrência ao produto do oriente. As tigelinhas de barro se caracterizavam ainda por serem ecologicamente viáveis, pois poupavam a vitalidade da seringueira, dispensando-a de repetidas e múltiplas sangrias.
CONCLUSÕES:
O progresso e desenvolvimento seriam atingidos mediante a “subjugação da natureza”, levando o Pará a alcançar a sonhada prosperidade e riqueza, tão presente no imaginário daqueles que definiram o debate acerca da produção de borracha. O temor das plantações de borracha do oriente, promovida pelos ingleses, movia expectativas e alimentava esperanças para que um processo tornasse a borracha brasileira de qualidade superior. Os intelectuais discutiam e buscavam o melhoramento da produção da borracha Amazônica afim de que se tornasse competitiva a nível internacional. As visões acerca de Natureza e Tecnologia presente nos discursos da época são distintas e representam interesses classistas, econômicos, sociais e ecológicos. A preocupação de alguns literatos com a derrubada das matas, o que representa perigo para humanidade, são justificadas pela necessidade de se preservar recursos naturais úteis a sobrevivência humana. Logo, a utilização de tecnologias tradicionais utilizadas pelos seringueiros, concebidas a partir de uma concepção ecológica, serve de base para se discutir a questão de preservação de recursos naturais, segundo a concepção de populações tradicionais. Sendo assim, a análise dos discursos de personagens que definiram o debate sobre a produção de borracha, levam à interpretações e descobertas de mecanismos utilizados para que os argumentos empregados tornassem-se legítimos, justificando assim uma necessidade de proteção de crenças e valores, dos diferentes pontos de vistas sobre a produção de borracha no contexto já referido.
Instituição de fomento: CNPQ/Museu Paraense Emílio Goeldi
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: História da Amazônia; Borracha; Tecnologia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006