IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Planejamento Urbano e Regional - 4. Planejamento Urbano e Regional
PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE SINTÉTICA DA PAISAGEM POR MEIO DE MECANISMOS DE FUNCIONAMENTO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: ESTUDO DE CASO DE JARAGUÁ DO SUL – SANTA CATARINA.
Cristiane Lucht Gascho 1
(1. Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ)
INTRODUÇÃO:
O crescente processo de urbanização tornou-se uma preocupação para os profissionais e segmentos ligados à questão do meio ambiente, pois as cidades avançam num crescimento rápido e sem planejamento adequado, o que contribui para uma maior deterioração do espaço geográfico. A humanidade enfrenta os efeitos negativos produzidos nos últimos duzentos anos de crescimento populacional e econômico desordenados, que provocaram o desequilíbrio ecológico e a degradação do meio ambiente físico e social, gerando graves conseqüências.
METODOLOGIA:
É visível que a qualidade de vida do ser humano está relacionada com a interferência da sua produção e atividade modificando o meio natural, resultando em ambientes artificiais, sobretudo nos espaços ocupados por cidades. Este panorama justifica e motiva a presente proposta de um novo método de procedimentos técnicos para o ordenamento territorial, em que os instrumentos de análise sintética para diagnósticos ambientais tradicionalmente utilizados são organizados e combinados com um procedimental de análise da percepção ambiental dos atores sociais envolvidos no processo de diagnóstico e futuro planejamento do espaço.
RESULTADOS:
Esta integração de procedimentos de análise sintética da paisagem determinam um novo caminho. Sua organização, estudos e resultados, bem como sua valorização podem ser incluídos em planos de ordenamento territorial, na identificação e avaliação de recursos que demandem por proteção ou destaque, na recuperação de ambientes deteriorados e na avaliação de impacto visual de atividades na paisagem, gerando uma política preventiva de gestão racional dos recursos naturais.
CONCLUSÕES:
Para a elaboração e verificação da eficiência desta proposta, organizou-se um estudo em bairros do município de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, após a verificação de algumas características inerentes.Considerando a dinâmica da cidade, Nova Brasília, Vila Rau e Chico de Paulo foram os locais escolhidos para a aplicação. A análise das representações da paisagem elaboradas pela população local, quando integradas aos instrumentos de análise sintética já consagrados nos estudos geográficos contribui para o entendimento da transformação destes espaços e passa a ser fundamental no planejamento estratégico dos municípios. Agregam valores sociais, integrando a sociedade, reduzindo custos e tempo, contribuindo para que os planos e projetos urbanos sejam apropriados e mais condizentes com a realidade da população envolvida.
 
Palavras-chave: Análise sintética; Percepção ambiental; Ordenamento territorial.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006