IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano

ANÁLISE DE NÍVEIS DE CONDUTA UTILIZANDO O JOGO MATIX

Míria Raquel Destefani 1
Cláudia Patrocinio Pedroza Canal  2
Josélia Soares  1
Tatiane Bossatto  1
Sávio Silveira de Queiroz  3
(1. Universidade Federal do Espírito Santo/UFES; 2. Programa de Pós-Graduação em Psicologia/PPGP-UFES; 3. Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento/DPSD-UFES)
INTRODUÇÃO:

Há muitas pesquisas que analisam a importância dos aspectos cognitivos no desenvolvimento humano, porém poucas que analisam os aspectos afetivos ou a relação entre ambos os aspectos. Piaget acreditava que a afetividade age acelerando ou retardando a gênese das estruturas cognitivas, mas sem modificar essas estruturas. Sugere que os fatores afetivos sejam estudados pela via da conduta de um indivíduo, que comporta o caráter indissociável entre afetividade e cognição. A observação da conduta pode indicar como age uma pessoa tentando compensar uma perturbação, podendo ser de três tipos: alfa, beta e gama. A conduta alfa abriga procedimentos mais simplificados; a conduta beta é intermediária; enquanto a conduta gama é uma conduta mais complexa. O estudo das condutas pode ser efetuado por meio da análise do ato de jogar, pois considera-se os jogos como elementos capazes de reunirem as tendências humanas da razão e da emoção, permitindo a percepção de  características cognitivas e afetivas do indivíduo.Por meio do jogo Matix, esta pesquisa analisou a conduta de alunas do Quarto Ciclo do Ensino Fundamental a fim de contribuir para a compreensão da ligação entre afetividade e cognição, conforme proposta por Piaget. O objetivo da pesquisa foi observar a conduta das alunas dos terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental o que corresponde a 7ª e 8ª séries, enquanto as jogadas aconteciam.

METODOLOGIA:

Participaram oito alunas do Quarto Ciclo do Ensino Fundamental – 7ª e 8ª séries, de uma escola pública municipal de Vitória-ES. Dessas, quatro cursavam a 7ª série, sendo duas da turma A e duas da turma B, e quatro a 8ª série, sendo duas da turma A e duas da turma B. A escolha das participantes deu-se por sorteio entre as que se apresentaram como voluntárias para participação na pesquisa, após breve apresentação da mesma em sala de aula. Após consentimento fornecido pelos responsáveis, os procedimentos de coleta de dados foram iniciados. No primeiro encontro, foram realizadas três partidas com cada aluna, nas quais elas jogaram contra oponentes de mesma série e turma. No segundo encontro as alunas jogaram três partidas contra oponentes de mesma série e turma diferente, sendo que a escolha da oponente foi realizada por sorteio. O instrumento utilizado na coleta de dados foi o jogo de regras Matix, o qual é composto por um tabuleiro com matriz quadrada de oito linhas e oito no qual são dispostas 64 peças, sendo cinco peças zero, 41 peças de valores positivos, 17 de valores negativos e uma peça curinga. O objetivo do jogo é que se alcance a maior soma de pontos ao final da partida, após a contagem das peças retiradas do tabuleiro durante a partida. Todas as 12 partidas foram filmadas e posteriormente, analisadas microgeneticamente, sendo que a unidade de análise foi cada jogada das participantes.

RESULTADOS:

Os dados analisados são das 7ª séries matutino e vespertino e 8ª séries matutino e vespertino. Primeiramente serão analisados os níveis de conduta dos participantes quando jogavam com o oponente da mesma turma, posteriormente os resultados apresentados serão das partidas de jogadores de turmas de turnos diferentes, para que então sejam comparados os desempenhos dos alunos da 7ª e 8ª séries. A freqüência de condutas de nível alfa nos alunos da 7ª série, tanto quando jogaram entre participantes da mesma turma e com participantes de outras turmas, foi menor em relação à freqüência de condutas gama. Níveis beta ocorreram com freqüência um pouco superior a conduta alfa em todos os participantes da 7ª série, aparecendo também em menor quantidade do que a conduta gama, que se configurou como o nível de maior freqüência nas partidas entre alunos de mesma e de diferentes turmas. Não observamos diferenças significativas no aumento ou diminuição do desempenho dos participantes nessas diferentes situações ao compararmos a freqüência das condutas dos alunos quando jogavam contra colegas de mesmas turmas ou contra turmas de outros turnos.

Nas turmas de 8ª série, as freqüências das condutas alfa, beta e gama foram equivalentes às freqüências da 7ª série. O nível de conduta gama foi mais freqüente, e os níveis de conduta alfa e beta apareceram com freqüências semelhantes, mas com índices consideravelmente inferiores aos de conduta gama.

CONCLUSÕES:

Os resultados apontam para uma semelhança entre os desempenhos de ambas as séries analisadas na pesquisa. Quanto aos resultados encontrados nos desempenhos dos participantes quando estes jogavam com jogadores da mesma turma e diferentes turmas, também não se verificou diferenças significativas em nenhuma das freqüências das condutas analisadas nessas duas situações, o que parece se relacionar com o fato de que nessas séries, que correspondem ao terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, o conteúdo acadêmico referente a números negativos e positivos (exigido para o entendimento das operações exigidas no jogo) encontra-se desenvolvido de modo semelhante. Em relação ao desempenho observado nas partidas entre jogadores das mesmas turmas e jogadores de diferentes turmas não constatamos diferenças relevantes atribuíveis a possível familiaridade ou amizade com os oponentes.

Instituição de fomento: CAPES/ FACITEC/ Petrobras
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Afetividade; Níveis de Conduta; Jogo Matix.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006