IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O COMPUTADOR E A FÍSICA DOS BRINQUEDOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.
Valdenilson da Paz Ferreira 1
(1. Escola Estadual Oliveira Lima - EEOL)
INTRODUÇÃO:

Uma inusitada mistura de informática, física, brincadeiras de infância e aulas de ciências naturais foi à fórmula criada para provocar uma pequena revolução na turma de 8ª série da Escola Estadual Oliveira Lima, em Recife – PE. Trabalhamos com estes jovens num projeto ousado, que transportou para o mundo da computação antigos materiais lúdicos tais, como: Estilingue, Gangorra, Escorregador, João teimoso, Looping, Passarinho Equilibrista, Foguete utilizando garrafa Pet e alguns equipamentos fabricados pelos alunos.

METODOLOGIA:

Fazendo simulações desses brinquedos no laboratório de informática, observamos uma sensível melhora de produtividade nas aulas sobre os conceitos de física, tais como: Movimento, Deslocamento, Repouso, Velocidade, Aceleração, Atrito e Energia. Houve uma empolgação geral, porque o computador é algo novo para os estudantes. A simulação do funcionamento dos brinquedos foi possível graças a software que facilitaram a observação dos fenômenos físicos envolvidos nas atividades. O trabalho ajudou no aprendizado e diminuiu a evasão.Trabalhamos com trinta crianças da 8ª série, durante dois meses em 2005, com duas aulas por semana, mostrando-lhes os conceitos físicos, para os citados brinquedos, facilitando o aprendizado e dando oportunidade para suas criatividades, fazendo com que a criança pense e relacione brincar com aprender.

RESULTADOS:

Verificamos que os resultados obtidos surpreenderam a todos que estão empenhados para melhorar a qualidade do ensino na escola pública. Contando com os esforços já apresentados no desenvolvimento de diferentes alternativas do uso da informática.

CONCLUSÕES:

Apresentamos o resultado da análise comparativa entre as previsões e explicações anteriores, verificamos os relatórios das observações vistas pelos alunos através dos brinquedos. A investigação foi também realizada através de questionários, fotos, desenhos, software e entrevistas. Concluímos que o resultado obtido, foi surpreendente, onde o rendimento escolar dos alunos, melhorou significativamente.

Instituição de fomento: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Brinquedos; Computador; Física.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006