A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
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O COMPUTADOR E A FÍSICA DOS BRINQUEDOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. |
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Valdenilson da Paz Ferreira 1 |
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(1. Escola Estadual Oliveira Lima - EEOL) |
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INTRODUÇÃO: |
Uma inusitada mistura de informática, física, brincadeiras de infância e aulas de ciências naturais foi à fórmula criada para provocar uma pequena revolução na turma de 8ª série da Escola Estadual Oliveira Lima, em Recife – PE. Trabalhamos com estes jovens num projeto ousado, que transportou para o mundo da computação antigos materiais lúdicos tais, como: Estilingue, Gangorra, Escorregador, João teimoso, Looping, Passarinho Equilibrista, Foguete utilizando garrafa Pet e alguns equipamentos fabricados pelos alunos. |
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METODOLOGIA: |
Fazendo simulações desses brinquedos no laboratório de informática, observamos uma sensível melhora de produtividade nas aulas sobre os conceitos de física, tais como: Movimento, Deslocamento, Repouso, Velocidade, Aceleração, Atrito e Energia. Houve uma empolgação geral, porque o computador é algo novo para os estudantes. A simulação do funcionamento dos brinquedos foi possível graças a software que facilitaram a observação dos fenômenos físicos envolvidos nas atividades. O trabalho ajudou no aprendizado e diminuiu a evasão.Trabalhamos com trinta crianças da 8ª série, durante dois meses em 2005, com duas aulas por semana, mostrando-lhes os conceitos físicos, para os citados brinquedos, facilitando o aprendizado e dando oportunidade para suas criatividades, fazendo com que a criança pense e relacione brincar com aprender. |
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RESULTADOS: |
Verificamos que os resultados obtidos surpreenderam a todos que estão empenhados para melhorar a qualidade do ensino na escola pública. Contando com os esforços já apresentados no desenvolvimento de diferentes alternativas do uso da informática. |
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CONCLUSÕES: |
Apresentamos o resultado da análise comparativa entre as previsões e explicações anteriores, verificamos os relatórios das observações vistas pelos alunos através dos brinquedos. A investigação foi também realizada através de questionários, fotos, desenhos, software e entrevistas. Concluímos que o resultado obtido, foi surpreendente, onde o rendimento escolar dos alunos, melhorou significativamente. |
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Instituição de fomento: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: Brinquedos; Computador; Física. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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