IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
ESTUDO DA SOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DIFERENCIAL DO CALOR EM UMA BARRA UNIDIMENSIONAL USANDO ANÁLISE DE FOURIER
Daniel Tenfen 1
Jackson Lago 1
Luiz Antônio Alves 1
Maurício Valencia Ferreira da Luz 2
(1. Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ; 2. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
INTRODUÇÃO:
Este projeto de iniciação científica tem como objetivo geral deduzir e estudar a solução da equação diferencial do calor em uma barra unidimensional usando Análise de Fourier. O estudo da equação do calor consiste em calcular a temperatura em um determinando ponto de uma barra, num determinado instante de tempo. Esse cálculo da temperatura é feito resolvendo uma equação diferencial parcial, juntamente com condições conhecidas do sistema que garantem a unicidade da solução e permitem adequar a solução ao sistema físico estudado.
METODOLOGIA:
Para chegar à equação diferencial parcial do calor e sua resolução foram revisados e estudados conteúdos matemáticos necessários à demonstração e dedução da mesma. No desenvolvimento deste trabalho são apresentadas as deduções e exemplos físicos relacionados a cada conteúdo matemático estudado. As equações diferenciais ordinárias (EDO’s) representam muitos modelos de comportamentos físicos na natureza. Alguns problemas físicos foram citados e resolvidos, como a queda de um corpo sob a ação da gravidade e resistência do ar, um sistema massa-mola-amortecedor e um circuito resistor-capacitor-indutor. Em seguida, as séries de Fourier foram deduzidas e exemplificadas, estas surgiram quando Fourier trabalhava na resolução da equação diferencial do calor. As equações diferenciais parciais assim como as EDO’s, representam vários modelos matemáticos de sistemas físicos, em particular o da condução de calor; tais equações foram exemplificadas e resolvidas, bem como expostas situações para a sua resolução, sendo apresentado como exemplo de aplicação à solução para o problema da armadilha eletrônica através da resolução da equação de Shrödinger. Finalmente, apresentamos a dedução da equação diferencial parcial (EDP) que representa a condução de calor em uma barra unidimensional e a resolução da mesma para diversas condições iniciais e de contorno.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos neste trabalho de iniciação científica foram: i) a EDP do calor, deduzida a partir da equação da capacidade calorífica de um corpo e da lei de resfriamento de Fourier; ii) a aplicação do método de separação de variáveis de Fourier para a resolução da EDP do calor; e iii) a obtenção das séries de Fourier como solução da EDP do calor.
CONCLUSÕES:
Com este trabalho, obtivemos uma melhor compreensão de uma importante ferramenta matemática para modelagem de sistemas físicos, as equações diferenciais parciais. Esta ferramenta nos possibilitou deduzir a equação do calor e, com isso, pudemos entender melhor o comportamento térmico dos materiais no regime transitório da temperatura em uma barra, e também a sua dependência com relação às condições de contorno e iniciais. Outra importante ferramenta matemática estudada foram as séries de Fourier. Estas, juntamente com o método da separação de variáveis, nos possibilitaram solucionar a EDP do calor para casos particulares, nos quais conhecemos o comportamento térmico inicial e nas fronteiras da barra, e os tomamos como as condições de contorno e valor inicial que garantem a unicidade da solução da EDP.
Instituição de fomento: Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: equações diferenciais parciais; condução de calor; séries de Fourier.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006