IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 9. Radiologia Odontológica

DETERMINAÇÃO DAS DENSIDADES RADIOLÓGICAS DE ESTRUTURAS ANATÔMICAS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA ODONTOLOGIA 

Carla Schramm Freitas 1
Fabio Kunihiro Maeda 2, 4
Helena Willhelm de Oliveira 3
Ana Maria Marques da Silva 4
(1. Faculdade de Odontologia da PUCRS, Brasil; 2. Faculade de Física da PUCRS, Brasil; 3. Departamento de Cirurgia da Faculdade de Odontologia da PUCRS, Brasil; 4. Departamento Núleo de Pesquisas em Imagens Médicas da Faculadade de Física )
INTRODUÇÃO:

Os recursos de diagnóstico por imagem são elementos fundamentais em odontologia os quais complementam o exame clínico, auxiliam o diagnóstico e contribuem para um planejamento adequado. A tomografia computadorizada por Raio X (CT) é um método de excelência para diagnóstico de estruturas anatômicas do complexo maxilofacial bem como para o planejamento de cirurgias, especialmente as de implante dentário. Este trabalho propõe a mensuração, em número CT, de estruturas anatômicas e dentárias importantes em odontologia como: esmalte, dentina e polpa, foramem incisivo, seio maxilar, foramem mental e canal do nervo dentário inferior.

METODOLOGIA:

As imagens deste estudo foram adquiridas por um equipamento de CT helicoidal ELSCINT, obtidas no plano axial, utilizando tensão de 120kVp e corrente de 150mA com tempo de exposição de 150ms. A espessura de corte utilizada foi de 0,5mm e matriz de 512x512 e tamanho de pixel de 0,25mm arquivadas em CD. Foram medidos os valores de intensidade de pixel das seguintes estruturas dentárias e anatômicas: esmalte, dentina, polpa, foramem incisivo, seio maxilar, foramem mental e canal do nervo dentário inferior. As mensurações foram feitas no programa de domínio público ImageJ. Para efeito de mensuração foram selecionadas as regiões de interesse (ROI) e utilizada as técnicas de crescimento de regiões (plugin in cell outliner), delimitação de limiares (threshold)  e segmentação manual. O critério de crescimento estabelecido foi do valor mínimo de cinza mais 15% deste.  A partir da utilização do software, foram obtidos os valores médios do número CT de cada uma das estruturas citadas anteriormente.

RESULTADOS:

As As medidas foram arquivadas e analisadas através de gráficos de distribuição de valores de pixel. O número CT médio das imagens de cada estrutura ficou evidenciado e o valor médio total foi estabelecido a fim de que, posteriormente, estas estruturas sejam realçadas em um software de domínio público através da construção de uma tabela de cores. A utilização do critério de crescimento de 15% sobre o valor mínimo de cinza foi estabelecido para evitar a contagem de pixels de estruturas vizinhas.

CONCLUSÕES:
As técnicas de crescimento de regiões (plugin in cell outliner) e delimitação de limiares (threshold) auxiliaram significativamente para que os valores médios obtidos tivessem baixos desvios padrão. Os números CT entre os foramens incisivo e mental estão em uma mesma margem. A localização do canal do nervo dentário inferior é mais difícil no plano axial por isso, a determinação do número CT desta estrutura poderá auxiliar o cirurgião dentista visualizar esta estrutura.
 
Palavras-chave: Tomografia Computadorizada por Raio X; Número CT; estruturas anatômicas do complexo maxilofacial.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006