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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
RODA LIVRO - UM MOVIMENTO QUE NÃO PODE PARAR
Nilton Marques da Silva 1
Telma Romão de Albuquerque 1
Jalmira Linhares de Damasceno 1
(1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN)
INTRODUÇÃO:

Os autores projeto de pesquisa “RODA LIVRO – UM MOVIMENTO QUE NÃO PODE PARAR”, que está vinculado às atividades do Programa Geração Cidadã-Reduzindo o Analfabetismo, uma parceria da Prefeitura Municipal de Natal e a Universidade Federal do Rio grande do Norte,  atuando como coordenadores e articuladores da Base de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos desta universidade, no decorrer deste programa de alfabetização constataram que o aluno, apesar de motivado para o processo da leitura, não dispõe em seu meio, de livros e outros impressos que viabilizassem essa atividade em seu cotidiano, demonstrando assim, a ausência de políticas públicas e de  mobilização social que promovesse ações culturais e sociais mais efetivas na constituição de políticas de leitura para a cidade do Natal. Tal fato justificou a realização deste projeto que, inspirado nas bibliotecas populares da década de sessenta, criadas em conjunto com a Campanha “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”, objetivou, através de uma campanha popular que tinha como meta arrecadar cinco mil livros, investigar a capacidade de mobilização da sociedade na construção de ações que priorizem a prática e a democratização da leitura. O acervo resultado da campanha realizada durante o projeto, constituiria uma biblioteca para funcionar em sistema itinerante, inserindo diversificadas formas e fontes de leitura no contexto comunitário.

METODOLOGIA:

O presente trabalho envolveu o levantamento da demanda necessária para atender ao público do projeto;  realização de campanha de arrecadação de livros, com duração de trinta dias,  junto à comunidade local com as seguintes ações: Instalação de caixas de coleta instaladas em locais como livrarias, sebos e papelarias, envio de ofícios endereçados a editoras, instituições de fomento a cultura e a empresas em geral, campanhas internas em empresas e instituições de ensino, mutirões nos bairros e eventos multiculturais,  para os quais o ingresso consistia na doação de livros; seleção, recuperação, catalogação e classificação dos livros arrecadados, atividade realizada por alunos bolsistas do curso de biblioteconomia da UFRN; reuniões com articuladores, alfabetizadores e lideres comunitários, a fim de deliberar sobre a responsabilidade pela preservação e guarda do acervo que constitui biblioteca itinerante, bem como eleger os bairros onde o projeto atuaria e como e em que local seria acomodado, no bairro, o acervo do projeto; elaboração de plano de mídia, patrocinado pelos parceiros, o qual envolveu a criação da logomarca, Jingles e VT institucional, confecção de dois mil cartazes, dez mil panfletos e trezentas camisetas impressas com a logo do projeto e divulgação espontânea nos meio de comunicação de massa.

 

 

RESULTADOS:

Percebeu-se que as ações desenvolvidas pelo projeto possibilitaram, com êxito, a mobilização da sociedade. Obteve-se a participação efetiva dos órgãos de imprensa, artistas locais, funcionários de empresas, alunos e professores de instituições de ensino público e privado, órgãos públicos municipais e estaduais e da comunidade nos eventos promovidos durante a campanha de captação de livros, resultando na formação de um acervo que contemplou nove áreas do conhecimento. Mesmo depois de encerrado, o projeto vem recebendo doações de livros e outros materiais, comprovando que os objetivos de divulgação e de mobilização da sociedade foram atingidos. Dos cinco mil livros propostos como meta, foram arrecadados, até a presente data, três mil exemplares, entre didáticos e para-didáticos, o que tornou possível, após os processos de seleção e recuperação, montar um acervo de aproximadamente dois mil exemplares, com mais de quinhentos títulos. O acervo está sendo mantido num prédio anexo da Secretaria Municipal de Educação, que serve de ponto de apoio para a preparação dos livros, mantendo-os longe da umidade, protegido de luz direta e acomodado em estantes metálicas apropriadas, também resultado de doações. O primeiro, dos cinco bairros a serem contemplados com as ações do projeto, será o de Nossa Senhora da Apresentação, localizado na zona norte da cidade do Natal, onde o acervo estará à disposição da comunidade no centro comunitário.

CONCLUSÕES:

Ainda que a meta de arrecadar cinco mil livros na campanha promovida pelo projeto, não tenha sido atingida plenamente, concluiu-se que o objetivo maior que orientou as suas ações - Investigar a capacidade de  mobilização da sociedade na construção de ações que priorizem a prática e a democratização da leitura – foi atingido, constatando que ações desse tipo, quando bem coordenadas, trazem benefícios, não só às comunidades por elas contempladas, mas à sociedade como um todo, uma vez que esta cresce social e culturalmente, através do reconhecimento da condição do outro e da mobilização solidária entre pessoas de diferentes matizes. Outra constatação, que não se propunha como objetivo, mas que chamou a atenção pela sua relevância, foi a de que a carência de material de leitura nas comunidades atingidas pelo Programa Geração Cidadã – Reduzindo o Anafalbetismo, não se dá apenas no referente a livros de literatura, mas se dá, principalmente, pela carência do livro didático como fonte de pesquisa para os estudantes destas comunidades, material este que é constantemente transformado em lixo nos bairros mais abastadas da cidade do Natal. Conclui-se, por fim que a mobilização da sociedade, para a difusão e democratização da leitura se faz urgente e, não só é possível, como também é extremamente necessária para minimizar os efeitos da carência de políticas públicas voltadas para a formação do leitor.

Instituição de fomento: Fundação Norteriograndense de Pesquisa e Culçtura/FUNPEC
 
Palavras-chave: Mobilização; Sociedade; Leitura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006