IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia

ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA E ECONÔMICA RELACIONADAS À NUTRIÇÃO E PROTEÇÃO DE PLANTAS

Maycon Eduardo Nicoletti 1
Anderson Ferreira 1
José Angelo Rebelo 1
Neri Samuel Dalenogari 1
Fernando Adami Tcacenco 1
(1. Laboratório de Biotecnologia Vegetal, Estação Experimental de Itajaí / EPAGRI)
INTRODUÇÃO:

O uso indiscriminado de agroquímicos ainda é uma realidade e a busca por alternativas eficientes e menos agressivas ao meio ambiente é um desafio permanente. Na produção agroecológica, são utilizados vários métodos de suplementação nutricional, dentre os quais se destacam os biofertilizantes Supermagro, Bokashi e produtos de compostagem ricos em microrganismos, que são adicionados ao substrato de cultivo. Esses métodos agregam vantagens, como a oferta de macro e micronutrientes que são disponibilizados pela decomposição da matéria orgânica. A obtenção de mudas de qualidade depende da fertilidade e de outras características do substrato, que pode ser, também, rico em microrganismos. Estes são principalmente bactérias, fungos e algas, que ocorrem naturalmente em solos ricos em matéria orgânica e que, além de estimular o crescimento das plantas, as ajudam na defesa contra pragas e doenças, como já observado em trabalhos realizados anteriormente na Epagri – Estação Experimental de Itajaí. Portanto, o uso de MEP (Microrganismos Estimulantes e Protetores) torna-se um promissor substituto aos agrotóxicos e aos adubos químicos na produção de mudas, o que interessa aos sistemas agroecológicos de produção. Sendo assim, o presente trabalho teve o objetivo de isolar bactérias de material de compostagem, com possível importância na nutrição e proteção de plantas.

METODOLOGIA:

Após a coleta do material de compostagem, este foi peneirado e dissolvido em água destilada esterilizada numa proporção de 1:1. Após 12h, a mistura foi coada e a porção líquida acrescida de 50ml L-1 de melado de cana e incubada por 24h a 28ºC. Em câmara de fluxo, foram feitas duas diluições seriadas (1:100.000, 1:1.000.000) em solução salina 0,85% estéril. Alíquotas de 100μl de cada diluição foram inoculados em placas de Petri com 20ml de meio TSA (Triptona de soja e agar). Foram feitos dois isolamentos em épocas distintas, ambos seguindo o delineamento completamente casualizado com quatro repetições por tratamento (diluições) sendo utilizado dois controles: (i) controle positivo - bactérias viáveis inoculadas em meio TSA para verificar a viabilidade do mesmo; (ii) controle negativo - inoculação de solução salina confirmando a ausência de contaminação. As placas foram incubadas a 28ºC por 48h. Após a quantificação de UFCs (unidades formadoras de colônias), aplicou-se o teste estatístico de Duncan e procedeu-se à purificação das morfologias e pigmentações encontradas. Para auxiliar na caracterização da atividade e entender o papel desses microrganismos no meio ambiente, foram aplicados testes de Gram e bioquímicos, tais como oxidase, catalase, urease, metabolismo oxidativo/fermentativo, utilização de citrato e produção de indol, gás e H2S, além dos testes morfológicos como tipo e arranjo celular.

RESULTADOS:

Nos dois isolamentos realizados observou-se crescimento bacteriano. Na primeira época obteve-se uma média de 350,25 e 55,25 unidades formadoras de colônias (UFCs) para as diluições 1/100.000 e 1/1.000.000 respectivamente. Na segunda época observou-se uma redução de aproximadamente 28,5% e 37% para as diluições 1/100.000 e 1/1.000.000 respectivamente. Essa redução mostrou-se significativa pelo teste de Duncan, e pode ter ocorrido devido a variações ambientais ou mesmo no preparo da compostagem ou inóculo. Outro fato importante foi a variação nos tipos morfológicos isolados nas diferentes diluições,; a menor diluição permitiu isolar bactérias que não apareceram na maior, provavelmente devido à baixa densidade de células dessas morfologias presentes no inóculo original. Nos dois isolamentos, efetuados em duas épocas distintas, foram purificados 27 isolados morfologicamente distintos. Os microrganismos com maior prevalência foram direcionados para os testes morfológicos e bioquímicos descritos anteriormente. Os resultados obtidos indicaram a presença de microrganismos com potencial de utilização em agricultura agroecológica. Entre os mais relevantes encontram-se bactérias Gram positivas que hidrolizam uréia liberando amônia (NH4) e bactérias que utilizam amônia liberando NH3. Microrganismos com estas características realizam importante papel na ciclagem de nutrientes e no fornecimento de N, elemento essencial no metabolismo de aminoácidos em plantas.

CONCLUSÕES:

Foi obtida uma grande variedade de bactérias, sendo que a quantidade dependeu das condições ambientais no momento em que o material usado como inóculo foi coletado. A menor diluição (1/100.000) permitiu isolar maior diversidade de bactérias quando comparada com a maior diluição (1/1.000.000), que diminui a probabilidade de obtenção dessas morfologias devido à baixa densidade celular contida no inóculo. O fato de se ter encontrado bactérias envolvidas no ciclo do N, que liberam amônia e nitrato, pode ter grande importância biológica e econômica, pois futuramente poderão permitir o enriquecimento dos substratos com os microrganismos mais eficazes na nutrição e proteção das plantas.

Instituição de fomento: M. E. Nicoletti é bolsista do CNPq (Processo 507096/2004-5)
 
Palavras-chave: agroecologia; compostagem; microrganismos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006