IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
Daniel de Miranda Pinto de Castro 1, 2
Antonio Flávio Maciel Uchôa 2
Artur Henrique de Olivera 1, 2
Carlos Roberto Lima 2
Francisca Helena Gomes Magalhães 2
Marília Ribeiro Louvaltel 2
(1. Universidade Estadual do Ceará; 2. Organização Educacional Farias Brito)
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÃO - Pesquisas científicas trazem para a sociedade desenvolvimento sustentado e acumulo de conhecimento, portanto os países devem investir nesta área, proporcionando condições adequadas de trabalho para cientistas que desejam desenvolver projetos de pesquisa. Para que a ciência continue a existir e aumentar no país é fundamental o ingresso de alunos em projetos que contemplem a iniciação científica. Estes projetos são de fundamental importância dentro do âmbito universitário, porém se percebe uma grande defasagem em relação a este tipo de projeto nas próprias universidades, onde os alunos ingressam cada vez mais sem perspectivas e conhecimentos nessa área. As escolas do ensino fundamental e médio praticamente não possuem projetos que visem à iniciação científica de seus alunos e este problema precisa ser revisto e analisado. Se os alunos entrassem na vida acadêmica cientes do que se trata um projeto de iniciação científica seria mais fácil a implementação de pesquisas nas universidades e a escolha de alunos bolsistas para projetos de pesquisas O presente projeto visou à escolha e preparação de alunos do ensino fundamental e médio, da Organização Educacional Farias Brito, para a realização de projetos de iniciação científica em cinco linhas de pesquisa quais sejam: Nutrição, Energia Alternativa, Bioética, Recursos Hídricos e Mídia.

METODOLOGIA:

METODOLOGIA - Para a escolha dos alunos foram realizados dois fóruns onde se demonstrou a importância da pesquisa científica, suas implicações na vida de uma sociedade, bem como se apresentaram as linhas de pesquisa em que os alunos poderiam se enquadrar. Após esta etapa, foram preenchidas fichas de inscrições e realizadas redações com cinco temas, sendo um de cada linha de pesquisa: Nutrição, Energia Alternativa, Bioética, Recursos Hídricos e Mídia. Foram escolhidos 5 professores que orientariam cada linha de pesquisa e estes de posse das redações atribuíram nota de 5 a 10, baseando-se no conhecimento dos alunos sobre a linha de interesse, após esta etapa os 30 melhores alunos nas provas de redação foram submetidos a entrevistas e após análise dos interessados  escolheram-se 20 alunos para cada linha de pesquisa e começou a pesquisa científica dentro da organização. Formou-se, então um grupo de 100 alunos que participaram de um curso de 8 horas para introdução a metodologia científica e à partir daí os alunos reuniram-se em grupos aleatórios e puderam propor seus projetos de pesquisa dentro das linhas escolhidas, os projetos foram norteados pelos professores, avaliados, vista a relevância e possibilidade de se implementá-los. Começando assim o projeto de iniciação científica da Organização Educacional Farias Brito denominado FB Scientia.

RESULTADOS:

RESULTADOS – Nos fóruns de apresentação do projeto, teve-se uma adesão de 600 alunos isto justificou o processo de escolha adotado. Foram corrigidas 580 redações. Foram entrevistados 150 alunos e escolhidos 20 para cada linha.  As linhas de pesquisa propostas receberam por parte dos alunos seus projetos de pesquisa que já entraram em vigor e motivaram a inscrição de diversos alunos na SBPC Jovem. Ao todo estão sendo realizados 28 projetos, que prometem mudança de vida na sociedade e enriquecimento científico para a região cearense, além de proporcionar aos alunos do colégio uma abertura de conhecimento quanto à pesquisa científica. Este projeto forneceu ferramentas concretas para que nosso alunado possa escolher melhor sua futura profissão e conheça as dificuldades e retribuições da pesquisa científica.

CONCLUSÕES:

CONCLUSÃO - Este trabalho de escolha e preparação mostrou que os alunos dos ensinos fundamental e médio estão sedentos por conhecimento e se interessam em pesquisa científica. Concluímos que há um grande interesse por parte dos adolescentes em pesquisa científica de nível acadêmico que possuem boas idéias e muita criatividade. Projetos desta natureza são fundamentais para o crescimento integrado dos alunos e ingresso na vida acadêmica com ferramentas para melhor escolha profissional e entendimento de pesquisa científica.

 
Palavras-chave: Iniciação Científica; Ensino Médio; Farias Brito.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006