IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
HISTÓRIA DO MOVIMENTO DE LUTA POR MORADIA EM VILA VELHA
Vinícius Zocateli 1
Elizabeth Maria Andrade Aragão 2
Lilian Rose Margotto 3
Lidiane Leite 4
Luana Vianez Faria 5
Cíntia Morello 6
(1. Bolsista de iniciação científica (CNPq)/ UFES; 2. Professora Doutora do Departamento de Psicologia/ UFES; 3. Professora Doutora do Departamento de Psicologia, tutora PET/ UFES; 4. Profissional colaboradora/ UFES; 5. Profissional colaboradora/ UFES; 6. Bolsista de iniciação científica (CNPq)/ UFES)
INTRODUÇÃO:

Este projeto objetiva a construção e recuperação das histórias de lutas por moradia empreendidas na Grande Vitória, principalmente, a partir dos anos 80, e nasceu a partir da demanda expressa por atores envolvidos nesse movimento desde sua criação até hoje. Relembramos que o trabalho da história oral junto aos segmentos populares resgata um nível de historicidade que comumente era conhecida tão somente através da versão produzida pelos meios oficiais. A partir deste instrumental, é possível estender às fontes orais um papel preponderante na construção de uma outra história, tornando possível conhecer a própria visão que os segmentos populares têm das suas vidas e do mundo ao seu redor. Isso não significa dizer que se pretende uma substituição do valor da historiografia clássica e nem a consideração sobre a maior ou menor veracidade dessa ou daquela história. O que se deseja é projetar o que pensam como verdade as pessoas comuns, assegurando para este feito, também o valor de veracidade e historicidade. O objetivo desse subprojeto é sistematizar conhecimentos sobre o movimento de luta popular por moradia no município de Vila Velha. Essa produção de conhecimentos sobre tal temática pode vir a ser um fator importante para a compreensão dos encaminhamentos das políticas de Habitação e Urbanização bem como para a sinalização de possíveis demandas que se colocam nestes âmbitos.

METODOLOGIA:

A estratégia metodológica utilizada para essa etapa da pesquisa foi a realização da gravação digital dos depoimentos orais dos sujeitos e sua transcrição para análise dos dados. Tais pessoas se empenharam em varias frentes de trabalho do Movimento para que uma boa organização fosse estabelecida. O contato com os sujeitos dessa etapa da pesquisa se realizou no encontro com o núcleo do Movimento no ES. Nesse primeiro contato com o núcleo, foram listados atores que participaram do nascimento do Movimento no Estado, mais especificamente no município de Vila Velha. Foram realizadas 10 entrevistas e no contato com os entrevistados tentou-se detalhar o propósito da pesquisa, deixando livre para que ele marcasse o dia, a hora e o local da entrevista. Para a realização da coleta foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Termo de Consentimento para Participação em Projeto de Pesquisa; b) Roteiro de Entrevista; c) Diário de Pesquisa.

RESULTADOS:

A comparação dos dados obtidos nos depoimentos, bem como os propósitos da pesquisa, permitiram o estabelecimento de quatro temas centrais nos relatos: A) O contexto histórico e econômico do surgimento do Movimento de Luta pela Moradia no ES: Alguns relatos mostram análises mais centradas nas transformações econômicas advindas da instalação das grandes indústrias no Estado, mais especificamente na região da Grande Vitória, o que se tornou um chamariz para a vinda de migrantes rurais, ocasionado um inchaço populacional, sem a contrapartida de uma política social que fornecesse condições básicas de sobrevivência para essas pessoas. B) Contexto político do estado do ES no momento de surgimento e consolidação do Movimento: Havia insatisfação da população com o governo militar, que culminou na vitória do partido de oposição, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no fim da década de 80. Assim o Movimento vai se fortalecendo a partir de ações bem sucedidas de ocupação, ganhando espaço para mostrar a legitimidade das suas reivindicações e disputar eleições com seus integrantes. C) As formas de inserção e organização da população participante: Nesse tópico, pretende-se sistematizar as diferentes maneiras como os atores que participaram (e participam) do Movimento de Luta por Moradia, tratam da contribuição das suas ações. D) O papel das Comunidades Eclesiais de Base: Aparecem em todos os depoimentos como um dispositivo que agregou os mais diferente atores do movimento.

CONCLUSÕES:
Adotando como base os depoimentos analisados a partir da bibliografia estudada, pode-se estabelecer certos pontos de contato entre outras pesquisas sobre fenômenos semelhantes ocorridos em outros momentos históricos e em contextos sociais diferentes. Kowarick e Bonduki (1988, p. 136-138) mostram como se formaram as comunidades sem a mínima estrutura de moradia em São Paulo. O Movimento de Luta por Moradia no Espírito Santo apresenta enormes semelhanças com o descrito por Kowarick e Bonduki. Especificamente no caso do município de Vila Velha, Siqueira (2000, p. 105-107) mostra os fatores que influenciaram nas alterações subseqüentes na população, desde construções de rodovias, à implementação de industrias. Os dados obtidos por essa pesquisa revelam, quando contextualizados a partir de outras pesquisas sobre a eclosão de movimentos sociais no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, a existência de um contexto político que favoreceu a emergência de formas de resistência. Sader (1988, p. 26) mostra que esse período é o momento final da ditadura militar, no qual, atores sociais começaram a se expressar publicamente. Telles (1988, p.274-275), mostra que a inserção do sujeito em um movimento reivindicatório, traz uma experiência de mudanças cotidianas. As próprias reivindicações do Movimento, como relatam os depoentes, mostram um entendimento da necessidade de extensão dos serviços públicos para a população, ampliando a idéia de direitos básicos do cidadão.
Instituição de fomento: PET-Psicologia/ CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Luta por Moradia; História Oral; Política Pública de Habitação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006