IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 1. Bioquímica da Nutrição

MODELOS DE SUPLEMENTAÇÃO DA N-ACETILCISTEÍNA SOBRE OS MARCADORES DE DANOS OXIDATIVOS INDUZIDO PELO EXERCÍCIO EXCÊNTRICO

Cleber Aurino de Pinho 1
Luciano Acordi da Silva 1
Talita Tuon 1
Paulo César Lock Silveira 1
Ricardo Aurino de Pinho 1
(1. UNESC)
INTRODUÇÃO:

As espécies reativas de oxigênio estão envolvidas em dano muscular,diminuição da performance e fadiga. Estudos têm mostrado o exercício físico excêntrico induz ao dano oxidativo em proteínas e lipídios de membrana e que administração de antioxidantes diminui esses efeitos. O objetivo foi verificar a resposta da suplementação de NAC sobre os marcadores de danos oxidativos em soro humano após o exercício físico excêntrico.

METODOLOGIA:
Trinta e dois jovens universitários, voluntários, do sexo masculino, não treinados, com idades entre 20 e 25 anos participaram do estudo. Foram divididos randomicamente em 4 grupos e suplementados com N-acetilcisteína (NAC, 10mg/kg de massa corporal) por um período de 21 dias, n=8: Grupo 1(placebo); Grupo 2 (NAC); Grupo 3 (placebo+NAC); Grupo 4 (NAC+placebo). Quatorze dias após do inicio da suplementação foram submetidos a um protocolo de exercício físico excêntrico - EFE (3 séries até exaustão, intervalos de 2 minutos, 80% de 1RM). Amostras de sangue foram coletadas antes e no 2o, 4° e 7° dias após do EFE. O sangue foi imediatamente processado e o soro foi aliquotado e armazenado –80oC para posterior análise. A atividade da lactato desidrogenase (LDH) foi utilizada como marcador de dano muscular (Labtest Diagnóstica SA) e os níveis de lipoperoxidação (Draper  e Hadley,1990) e carbonilação de proteínas (Levine, 1990) foram utilizados como marcadores de danos oxidativos.
RESULTADOS:
Os resultados mostram que a atividade da LDH aumentou significativamente no 2o dia após o EFE nos grupos 3 e 4 e  no 4o e 7o dia no grupo placebo. Os níveis de MDA aumentaram em todos os grupos no 4o e 7o dia após o EFE. Observou-se ainda que o grupo 2 aumentou danos em proteínas no 2o dia após o EFE e os grupos placebo e suplementado com NAC tiveram esses valores aumentados significativamente.
CONCLUSÕES:
A NAC não diminui significativamente os danos oxidativos em soro humano após lesão muscular induzida pelo exercício físico excêntrico.
Instituição de fomento: CNPq, Capes
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Suplementação de NAC; Exercício físico excêntrico; Estresse oxidativo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006