IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

ANÁLISE DO CRESCIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR COMO CONSEQUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM PROJETOS DE INICIAÇÃO A PESQUISA CIENTÍFICA.

Artur Henrique Olivera 1, 2
Marília Ribeiro Lovatel 2
Haroldo Lima Campos 1, 2
Maria Antonilda Ribeiro 2
Daniel de Miranda Pinto de Castro 1, 2
Geovane de Almeida Pessoa 1, 2
(1. Universidade Estadual do Ceará; 2. Organização Educacional Farias Brito)
INTRODUÇÃO:

Pesquisas científicas trazem para a sociedade desenvolvimento sustentado e acumulo de conhecimento, portanto os países devem investir nesta área, proporcionando condições adequadas de trabalho para cientistas que desejam desenvolver projetos de pesquisa. Para que a ciência continue a existir e aumentar no país é fundamental o ingresso de alunos em projetos que contemplem a iniciação científica. Estes projetos são de fundamental importância dentro do âmbito universitário, porém se percebe uma grande defasagem em relação a este tipo de projeto nas próprias universidades, onde os alunos ingressam cada vez mais sem perspectivas e conhecimentos nessa área. As escolas do ensino fundamental e médio praticamente não possuem projetos que visem à iniciação científica de seus alunos e este problema precisa ser revisto e analisado. Se os alunos entrassem na vida acadêmica cientes do que se trata um projeto de iniciação científica seria mais fácil a implementação de pesquisas nas universidades e a escolha de alunos bolsistas para projetos de pesquisas

A iniciação científica estimula os interesses de muitos alunos e por isso deve ser desenvolvida nos diversos níveis de ensino. Alunos empenhados em projetos que mobilizam seus interesses e afinidades destacam-se em relação aos colegas. Em 2004 iniciamos um projeto de pesquisa científica( FB Scientia) na organização educacional Farias Brito, com o objetivo de despertar o espírito investigativo de nossos alunos, para que os mesmos encontrassem soluções para alguns problemas do cotidiano. O envolvimento desses alunos no projeto FB Scientia alterariam suas notas nas disciplinas de sua respectiva série? Queremos mostrar que esses alunos, envolvidos em projeto de iniciação à pesquisa científica, melhoraram ou não seu rendimento escolar.

 

METODOLOGIA:

O projeto foi iniciado com a realização de um fórum, onde os professores orientadores explanaram suas linhas de pesquisa (energia alternativa, nutrição,recursos hídricos,mídia,bioética e astronomia) e ao final os alunos optavam por uma delas.O processo de seleção foi feito através de redações redigidas pelos alunos cujo tema estava dentro da área de pesquisa que o mesmo tinha escolhido no fórum. No primeiro momento do projeto, realizamos encontros onde foram sugeridas leituras para que o aluno tivesse embasamento teórico. A partir de então, reuniões eram realizadas para verificar o andamento das leituras. Os temas eram discutidos entre eles para que pudessem desenvolver criticidade e conhecimento. Percebemos nesses encontros que boa parte desses alunos apresentavam certa timidez e dificuldade para falar em grupo. No segundo momento, os alunos eram incentivados a pensarem em propostas de projeto de baixo custo afim de que viesse a beneficiar uma comunidade carente de nossa cidade.Internet, pesquisa de campo, entrevistas, revistas,livros, palestras, foram ferramentas importantíssimas para o desenvolvimento desses projetos.Marcamos uma reunião para que os alunos mostrassem suas propostas de projeto e verificar se podíamos dar encaminhamento à tal projeto.Nesse momento, observamos uma sensível mudança no comportamento de determinados alunos no que diz respeito a bom entrosamento com a turma, não só da equipe de pesquisa como também em seu dia a dia em sala de aula. A partir de então, passamos a analisar os aspectos cognitivo e intelectual desses alunos, observando a maneira como organizavam seus estudos, encontros, verificando as médias desses alunos, comparando essas médias com etapas de anos anteriores, levantando médias por etapas dos anos de 2003 2004 e 2005, e destacando estatísticamente  o rendimento médio desses pesquisadores.

RESULTADOS:

Após o levantamento e comparação estatística do rendimento escolar dos alunos observou-se os seguintes resultados. Todos os alunos melhoraram seus rendimentos escolares após o ingresso no projeto fbscientia de iniciação a pesquisa cinetífica. A porcentagem média de aumento no ano subsequente a entrada na iniciação científica foi de 12 por cento. A porcentagem média de aumento por etapa foi de: Primeira etapa (bimestre) 10,54, segunda etapa (bimestre) 19,14 por cento, terceira etapa (bimestre) 9,57 por cento, quarta etapa (bimestre) 13,22 por cento.

CONCLUSÕES:
O projeto FB Scientia de iniciação à pesquisa científica proporcionou um notório interesse dos alunos pelos estudos o que aumentou suas notas consideravelmente, tendo como conseqüência um satisfatório crescimento no rendimento escolar de 2003 2004 e 2005, anos em que as pesquisas vem sendo desenvolvidas. O que nos levou a entender esse crescimento  foi o fato da pesquisa científica despertar interesse e a curiosidade pela busca de soluções dos mais diversos problemas que nossa sociedade vem passando. Dessa forma, a população só tem a ganhar, pois esse perfil de estudante deverá atuar na sociedade de forma mais crítica e eficiente
 
Palavras-chave: Rendimento Escolar; Organização Farias Brito; Iniciação Científica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006