IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 3. Citologia e Biologia Celular
PADRÃO DE DESENVOLVIMENTO LARVAL, ORGANIZAÇÃO MORFOLÓGICA E BIOLOGIA TECIDUAL NOS SISTEMAS SENSORIAIS ÓPTICOS E OLFATÓRIOS DE Macrobrachium potiuna (DECAPODA, PALAEMONIDAE).
Daniella Frensel de Moraes Borges 1
Cristine Maria Bressan 1
(1. Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética/CCB-UFSC)
INTRODUÇÃO:
Os camarões são crustáceos muito conhecidos, pertencente às famílias dos peneídeos (marinhos) e palemonídeos (água doce). Dentro da família Palaemonidae, Macrobrachium potiuna é uma espécie de pequeno porte que possui ovos relativamente grandes e baixa fecundidade, sendo todo o seu ciclo de vida em ambientes de água doce. Os ovos são do tipo megalécito centrolécito, sendo que esta riqueza de material nutritivo viabiliza um desenvolvimento embrionário mais prolongado, ocorrendo a formação de um nauplius embrionizado e a eclosão em uma forma mais elaborada.Os objetivos deste trabalho são caracterizar o padrão de desenvolvimento larval, através da análise das alterações morfológicas durante o período larval, e a organização morfológica e biologia tecidual dos sistemas sensoriais ópticos e olfatórios, com enfoque na identificação de populações de células gliais.
METODOLOGIA:
Após a eclosão as larvas de M. potiuna foram fixadas em solução de Boiun alcoólico em intervalos de 24 horas e conservadas em álcool 70%. Para a evidenciação dos estágios morfológicos das larvas foram analisados, principalmente, aspectos de diferenciação do rostro e télson, tais como: no telson: modificações em tamanho, separação das lâminas laterais e o aparecimento de espinhos tanto nos pares dorsais como no bordo posterior; no rostro: alteração de tamanho, presença de dentes e pêlos. Algumas larvas foram selecionadas para o estudo da organização morfológica e caracterização tecidual dos sistemas óptico e olfatório.  Estas larvas foram desidratadas em uma série etanólica crescente, embebidas em paraplast e seccionadas em micrótomo rotatório. As secções foram desparafinizadas, coradas com Hematoxilina-Eosina, reagidas com a lectina biotinilada de Datura stramonium (DS) e com o anticorpo anti-glutamina sintetase (GS) e a revelação foi pelo método avidina conjuda a peroxidase.
RESULTADOS:
A coloração histológica com Hematoxilina-Eosina mostrou a presença de características morfológicas dos gânglios do pedúnculo óptico e do lobo olfatório de adultos, tais como o arranjo espacial dos gânglios e grupos de corpos celulares, tratos de fibras e a organização estrutural de áreas de neurópilos nos gânglios visuais dos pedúnculos ópticos e nos lobos olfatórios do deutocérebro. A marcação histoquímica para a ligação da lectina DS ocorreu no material que circunda os cartuchos ópticos, as regiões de neurópilos e os feixes de fibras presentes nos gânglios ópticos das larvas. O material marcado pertence aos prolongamentos das células gliais que circundam os axônios de neurônios, de forma isolada e envolvendo feixes axonais. Já a reação imunohistoquímia para a glutamina sintetase revelou uma forte marcação em uma camada específia do neurópilo da medula interna. Possivelmente a população glial marcada pela GS é um tipo de célula glial descrita para os insetos, chamada de glia do neurópilo da medula interna. O lobo olfatório apresentou ligação da lectina DS, com uma forte marcação na camada fibrosa que circunda cada glomérulo olfatório colunar, nos prolongamentos e corpos celulares.
CONCLUSÕES:
Nossos resultados indicam que M. potiuna apresenta um desenvolvimento larval abreviado, onde o ocorre a eclosão de uma zoea, mas com algumas características morfológicas mais desenvolvidas quando comparadas às do primeiro estágio larval de outras espécies de Macrobrachium com desenvolvimento larval prolongado. O último estágio larval em muito se assemelha ao adulto e as mudanças ocorridas entre os estágios são em um curto período de tempo para que a adaptação ao meio externo possibilite a captura do alimento, natação e reprodução da espécie. Durante o período larval, já está presente a maioria das características morfológicas dos sistemas ópticos e olfatório do adulto bem como diferentes populações gliais, indicando que a complexidade do gânglio cerebral provavelmente reflete mudanças adaptativas da integração sensorial-motora à maturação comportamental.
Instituição de fomento: FAPESC
 
Palavras-chave: desenvolvimento larval; sistemas sensoriais; Macrobrachium potiuna.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006