IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE FAVEIRA Dimorphandra mollis
Larissa Veloso de Paula 1
Juarez Antonio Gomes Junior 2
Ana Carolina Gonçalves Rosa 2
Calanda Prozolina Giaculi 2
Elenita Aparecida Ferreira 2
Carlos Manoel de Oliveira 2
(1. CBMM; 2. UNIARAXA)
INTRODUÇÃO:

A faveira Dimorphandra mollis é uma espécie da família Fabaceae-Caesalpinoideae típica de cerrado. É uma planta decídua, heliófita, pioneira, seletiva xerófita, característica do cerrado e campo cerrado. Apresenta ampla e continua dispersão por quase todo o cerrado do Brasil Central. Ocorre preferencialmente em terrenos altos e bem drenados, geralmente em moderada densidade populacional. Pode ser encontrada tanto em formações primárias como secundárias A madeira é empregada para tabuado, compensados, brinquedo e para lenha e carvão.A casca é rica em tanino e outrora é utilizada para curtir couro. A árvore apresenta qualidades ornamentais que a recomendam para o paisagismo. Pela ampla adaptação à terrenos secos e pobres, é ótima para o plantio em áreas degradadas de preservação permanente. A quebra de dormência é um método muito utilizado em viveiros de produção para aumentar a velocidade de germinação de sementes, o que viabilizariam mudas em intervalos de tempo menores e com maior eficiência. Muitas espécies apresentam dormência, que é uma característica fisioecológica de fundamental importância na perpetuação de muitas espécies. A seleção do melhor tratamento pré-germinativo busca abreviar, aumentar e uniformizar a germinação de sementes, visando auxiliar na velocidade e qualidade de germinação, para mais rápido repovoamento arbóreo.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido no Centro de Desenvolvimento Ambiental (CDA) da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) em Araxá - MG. As sementes foram submetidas a seis diferentes métodos de quebra de dormência, que foram: imersão em ácido sulfúrico concentrado (98%), por um minuto e outro por cinco minutos; imersão deste mesmo ácido sulfúrico diluído a 50%, por um minuto e outro por cinco minutos; imersão em água em ebulição, por um minuto; escarificação mecânica em superfície áspera; e testemunha, cujas sementes não sofreram nenhum tipo de tratamento. E logo foram acondicionadas em recipientes plásticos contendo terra do cerrado. Estas foram levadas ao viveiro de mudas a céu aberto, dispostas em um delineamento de blocos causalisados, com  quatro blocos, sete tratamentos e seis repetições em cada tratamento. O monitoramento se iniciou logo após o plantio e seguiu em intervalos de 10 em 10 dias. Os resultados foram submetidos a uma análise de variância e avaliados pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância.

RESULTADOS:

Ao avaliar a velocidade de germinação das sementes de faveira, observou-se que houve diferenças estatísticas significativas em relação aos métodos de superação de dormência. O tratamento de sementes utilizando a escarificação mecânica foi o que obteve o melhor resultado, diferindo dos demais e apresentando uma média de germinação de 16 dias após plantio. O ácido sulfúrico diluído a 50% por cinco minutos foi o pior método de superação de dormência, com médias de germinação de 37 dias após plantio. Pelo teste de Tukey, também foi possível observar diferenças estatísticas ao analisar a porcentagem de germinação. Novamente o método de superação de dormência pela escarificação mecânica das sementes superou os demais tratamentos com 95,8% de germinação, quando comparado com o ácido sulfúrico a 98% por cinco minutos e com a testemunha, que apresentaram 16,6% de germinação.

CONCLUSÕES:

A escarificação mecânica é o melhor método para superação da dormência em sementes de faveira, visto que apresentou uma excelente germinação, com as primeiras plântulas emergindo apenas com 10 dias de semeadura. A alta porcentagem de germinação de sementes, submetidas ao processo de escarificação mecânica, foi devido ao maior desgaste do tegumento, que possui uma espessura natural na qual dificulta sua germinação , proporcionando assim o contato da água com o embrião, mostrando a importância e necessidade deste método de superação da dormência de sementes. A seleção do melhor método de quebra de dormência abre caminho para o desenvolvimento de novas pesquisas que serão importantes para a re-introdução da espécie em grande quantidade na natureza, considerando também a preservação de espécies nativas da região, pois como a faveira, há o risco de serem extintas ou ameaçadas sem registro, e com isso impossibilitando estudos comparativos futuros e a manutenção e preservação da biodiversidade.

 

 

Instituição de fomento: UNIARAXA/CBMM
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Faveira; Germinação; Quebra de Dormência.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006