IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria

A POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO-ESTUDO DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO NO MARANHÃO

Aline Rodrigues Mendes Vieira 1
Fabiana Mendes Lobato 1
(1. Departamento de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão/UFMA)
INTRODUÇÃO:

O Plano Nacional de Turismo tem por objetivo maior propor um modelo de gestão política participativa e descentralizada, atingindo efetivamente o município, que é onde o turismo de fato acontece. Para isso, o Programa de Regionalização é a estratégia do governo federal e do Ministério do Turismo, para estimular o crescimento do setor turístico no país, estruturando destinos turísticos integrados, tornando-os mais comercializáveis no mercado, proporcionando qualidade ao produto e diversificando a oferta, como no caso do Maranhão que apresenta seus municípios potencialmente turísticos divididos em cinco pólos. A relevância dessa pesquisa figura-se no fato de ser um Programa novo e, como tal, carente de estudos. Destaca-se ainda a necessidade do levantamento de subsídios para o conhecimento das políticas públicas realizadas em âmbito nacional, estadual e municipal.

METODOLOGIA:

Para a realização desta pesquisa foram feitas visitas ao Ministério do Turismo, no mês de março de 2005, onde foram disponibilizadas fontes primárias de estudo, como documentos oficiais e relatórios de ações do Programa de Regionalização, utilizou-se também pesquisa bibliográfica, participação em grupos de discussão acerca do tema e ainda entrevistas estruturadas com responsáveis pelo Programa no Brasil, no Maranhão e em São Luís.

RESULTADOS:

Por tratar-se de um Programa novo, a obtenção dos resultados foi dificultada pela carência de materiais oficiais dos órgãos públicos responsáveis pela Regionalização. Porém, ficou constatada a vocação turística que o Brasil, de modo geral, e o Maranhão, de modo especifico, possuem, contudo, ficou nítida também a deficiência da estrutura do turismo, o que dificulta a projeção de nossas potencialidades no cenário internacional e a elaboração e implantação de políticas públicas de turismo. No Maranhão os roteiros propostos pelo Programa ainda não se encontram estruturados para a sua exploração comercial.

CONCLUSÕES:

Conclui-se que é de suma importância para o desenvolvimento sustentável do turismo no país a elaboração de uma política nacional de turismo, além da criação de um Ministério específico para o setor. Reconhece-se o mérito do Programa de Regionalização, como forma de descentralizar as ações de planejamento do setor, entretanto, foram muitos anos de negligência com o turismo, por parte do poder público, o que acarreta uma maior dificuldade na real estruturação dos municípios potencialmente turísticos.

 
Palavras-chave:  Turismo; Políticas Públicas; Regionalização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006