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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

ATIVIDADES E RESULTADOS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA - PROINICIAR, REALIZADO JUNTO AOS ALUNOS INGRESSOS POR MEIO DE COTAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Raimundo Nonato da Silveira Junior 1
Inácio da Silva Araújo 1
Jorgina Rosete Teixeira 1
Glória Regina Pessôa Campello Queiroz 1
(1. Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica - DFAT/IF/UERJ)
INTRODUÇÃO:

De acordo com a deliberação N° 043/2004 aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foi instituído o Programa de Iniciação Acadêmica dos cursos de graduação – PROINICIAR para os alunos de graduação e preferencialmente aos que ingressarem por meio da Lei 4151/03, regulamentada para o sistema de cotas. Este programa tem por objetivo dar apoio aos estudantes sob o benefício da referida Lei durante os dois primeiros semestres letivos na Universidade, contemplando-os com uma Bolsa de Iniciação Acadêmica. Os alunos contemplados deverão realizar 105 (cento e cinco horas) de atividades acadêmicas (como atividades instrumentais, oficinas e culturais), a renovação da bolsa está condicionada à avaliação positiva da participação do bolsista nestas atividades realizada pelo docente.

No Instituto de Física são oferecidas duas oficinas: Física Lúdica e Conceituações em Física Básica, que visam evidenciar a História da Ciência na formação inicial dos principais conceitos de Física Básica e as mudanças ocorridas que levaram até a Física Moderna e Contemporânea, traçando relações entre a Física e outras áreas de conhecimento por meio da linguagem e do cotidiano mais próximo ou afastado dos alunos. As disciplinas têm como objetivo o letramento científico que todos os cidadãos necessitam para viver no mundo contemporâneo, sendo fundamental para isso a formação de uma visão de mundo baseada nos princípios da ciência atual.

METODOLOGIA:

Como procedimento metodológico as duas disciplinas lançam mão de uma série de experimentos lúdicos de baixo custo, sendo desenvolvidos em projeto do Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica e apoiam-se na História da Ciência seguindo diretrizes construtivista consensuais no campo da educação em ciências. Desse modo buscam motivar os alunos para a entrada nesse processo de busca contínua por novas aprendizagens e que deve se perpetuar ao longo da vida.

Em face às deficiências da escola básica, muitos estudantes entram na universidade com idéias alternativas em relação à ciência escolar e as disciplinas oferecidas visam mudanças ou desenvolvimentos conceituais que levem os alunos a ampliarem seu conhecimento, vendo as aplicações possíveis ao seu cotidiano. O tratamento interdisciplinar empregado enfaticamente durante as atividades destas duas disciplinas propõe otimizar a assimilação e compreensão dos alunos diante dos avanços científicos e tecnológicos, permitindo a articulação de seu raciocínio perante as outras áreas do conhecimento e aprimorando sua capacidade de formular opiniões e idéias que são essenciais para adoção de uma postura critica, questionadora e reflexiva ao longo do curso universitário, estimulando e esclarecendo o publico acadêmico em geral e principalmente os alunos ingressos e ativos do Instituto de Física, sobre a importância do passado cientifico e tecnológico, suas conseqüências no presente e perspectivas para o futuro.

RESULTADOS:

As duas oficinas tiveram boa receptividade pelo público acadêmico, onde a interatividade com os experimentos, o tratamento interdisciplinar e o levantamento de concepções prévias e alternativas junto aos alunos através de relatórios elaborados durante e ao fim de cada atividade, apontam as deficiências conceituais sobre a Física trazida do Ensino Médio para a Universidade, onde de fato muitos deles ainda apresentam dificuldades em compreender e relacionar o cotidiano e a realidade tecnológica em questão com os conceitos básicos e já abordados em tese no Ensino Médio. O sequenciamento cronológico sobre a evolução dos conceitos e idéias da Física dos tempos remotos aos atuais em paralelo com os experimentos trabalhados, possibilitou aos alunos uma melhor assimilação dos conceitos abordados em vista dos fatos e acontecimentos históricos que intermediaram e contribuíram para a evolução da ciência e no desenvolvimento tecnológico e suas repercussões no âmbito social. Uma conseqüência direta do trabalho realizado e dos resultados destas oficinas juntos aos alunos, no âmbito institucional, foi a transformação de uma delas em disciplina eletiva universal do Instituto de Física e pertencente ao Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica, pela deliberação N°036/05 que define respectivamente a disciplina Conceituações em Física Básica, aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão em 2005.

CONCLUSÕES:

O Programa de Iniciação Acadêmica proporciona aos alunos em regime de cotas um estimulo à sua permanência na Universidade, minimizando a evasão universitária e a desigualdade social, priorizando sempre o nível de ensino e a formação acadêmica de qualidade. Os tópicos abordados como: Mitologia e Filosofia na Grécia Antiga; A visão de mundo de Aristóteles a Galileu; Concepções medievais de causas do movimento; A inércia Galileana; A construção da Matemática junto à Física até Newton; O atrito e suas concepções históricas; A pressão atmosférica: visão macroscópica e microscópica; Calor e Temperatura; Analogias no desenvolvimento da conceituação de Eletricidade; Energia; Concepções sobre a Luz; Do Visível ao Indivisível: o que é ver?; Uma lanterna para ver por dentro: os Raios x; Partículas Elementares, mostraram-se adequados aos interesses dos alunos na medida em que foram discutidas as idéias em sua essência, desfragmentando as visões de mundo em que os alunos se encontram imersos numa abordagem que busca ser relacional.

Instituição de fomento: UERJ, SUB-REITORIA DE GRADUAÇÃO, INSTITUTO DE FÍSICA, DEPARTAMENTO DE FÍSICA APLICADA E TERMODINÂMICA
 
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; HISTÓRIA DA CIÊNCIA; PROINICIAR.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006