IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza

PRODUÇÃO DE MUDAS DE BARBATIMÃO <i>Stryphnodendron adstringens<i> EM DIFERENTES COMPOSIÇÕES DE SUBSTRATO.

Juarez Antonio Gomes Junior 1
Ana Carolina Gonçalves Rosa 1
Calanda Prozolina Giaculi 1
Elenita Aparecida Ferreira 1
Carlos Manoel de Oliveira 1
Larissa Veloso de Paula 2
(1. UNIARAXA; 2. CBMM)
INTRODUÇÃO:

O barbatimão <i>Stryphnodendron adstringens<i> é uma espécie da família <i>Fabaceae - Mimosoidae<i> típica do cerrado, pertencente ao aspecto fisionômico chamado Cerradão. É uma planta decídua, heliófita, pioneira e seletiva xerófita. Apresenta preferência por solos arenosos e drenagem rápida, como os situados em encostas suaves e topos de morros. A madeira é própria para construção civil, para obras expostas e em lugares úmidos, para trabalhos de torno e marcenaria. Possui características ornamentais, podendo ser empregada com sucesso no paisagismo. Possui propriedades medicinais, com sua casca contendo alto teor de taninos e grande ação estíptica, outrora muito procurada pelas prostitutas, daí o nome de “casca da virgindade”. O estudo de diferentes substratos tem como objetivo a obtenção de mudas mais desenvolvidas, pois a qualidade da muda é fundamental no processo de introdução e re-introdução de espécies para posterior reposição de exemplares cortados, preservando as espécies do ambiente de onde surgiu. Esse experimento leva em consideração a manutenção da biodiversidade, outrora que as degradações induzidas pelo homem estão provocando ameaças de extinção em algumas espécies do Cerrado como o barbatimão, através do desmatamento, uso do fogo, substituição da flora e da fauna, construções e exploração inadequada de água.

METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido no viveiro de produção de mudas do Centro de Desenvolvimento Ambiental (CDA) da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) em Araxá (MG). Utilizou-se o Delineamento em blocos Casualisados (DBC), constando de quatro blocos em um viveiro de mudas a céu aberto, com cinco diferentes tipos de substratos, com quatro repetições por tratamento. Nesses tratamentos foram semeadas duas sementes de Barbatimão em cada saquinho de polietileno e a composição dos substratos utilizados foram formados por Terra do Cerrado, Terra/Areia/Composto na proporção de 1:1:1, Terra/Areia, Areia/Composto e Terra/Composto na proporção de 1:1, sendo que o composto foi preparado com restos de podas de “grama esmeralda”, juntamente com esterco bovino na proporção de 3:1. A coleta de dados se iniciou após a semeadura, em intervalos de dez em dez dias para se avaliar a velocidade de germinação de sementes. O comprimento da parte aérea e da raiz em centímetros, diâmetro, o peso verde e o peso seco em gramas, foi avaliado após 130 dias de semeadura. A planta verde e a raiz foram levadas à estufa a 60°C aguardando-se 72 horas para completa desidratação e posteriormente as plantas e as raízes desidratadas foram pesadas. Os resultados foram analisados em um quadro de análise de variância, e com através do Teste de Tukey ao nível de 5% de significância para comparação das médias.
RESULTADOS:

Houve diferenças estatísticas significativas ao se avaliar a velocidade de germinação. Após 12 dias de plantio, as plântulas começaram a emergir. A partir dos resultados foi possível verificar que as sementes de barbatimão possuem um tempo de emergência entre 12 e 22 dias após a semeadura, com um total de 50% de germinação. Após esse período, a germinação de sementes caiu drasticamente. A composição do substrato interferiu significativamente na altura e no diâmetro. Na altura de plantas, o substrato contendo areia/composto apresentou melhor media, com 10,5 cm de comprimento, 3,2 cm mais desenvolvidos quando se compara com o substrato contendo  terra do cerrado, verificado pelo teste de Tukey. O tratamento contendo terra/areia/composto também foi superior aos demais tratamentos ao avaliar o diâmetro, com 0,25 cm de comprimento após 130 dias de semeadura, 0,07 cm mais desenvolvidas quando se compara com o substrato contendo terra do cerrado, sendo os resultados estatisticamente significativos pelo teste de Tukey a 5%. Não houve diferenças estatísticas significativas ao avaliar o peso verde e peso seco de raiz e parte aérea.

CONCLUSÕES:
Os resultados permitem identificar a velocidade de germinação de sementes de Barbatimão, situando-se entre 12 e 22 dias, visto que na bibliografia encontrada mostra que o padrão de germinação é entre 15-30 dias. Ao avaliar os substratos utilizados, os resultados demonstram uma composição ideal de substrato para o crescimento de mudas, que foi o substrato contendo areia e composto. Para o diâmetro das mudas, o melhor tratamento foi o substrato contendo terra/areia/composto. A Composição ideal de substrato para a produção de mudas de barbatimão com qualidade, é importante para acelerar o processo de re-vegetação de áreas degradadas e abrindo caminho para o desenvolvimento de novas pesquisas para a introdução de espécies em grande quantidade na natureza, pois como o barbatimão, outras espécies correm o risco de serem extintas sem o devido registro, o que impossibilitaria estudos comparativos futuros, e a manutenção e preservação da biodiversidade em ecossistemas naturais.
Instituição de fomento: UNIARAXA/CBMM
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Barbatimão; Preservação; Substratos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006