IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 3. Astrofísica Extragaláctica
ENERGIA ESCURA E ANTI-ATRITO: SEMELHANÇAS NA EXPANSÃO CÓSMICA ACELERADA
Marceliano Eduardo de Oliveira 1
Sandro Silva e Costa 1
(1. Departamento de Física/ ICET(Instituto de Ciências Exatas e da Terra)/UFMT)
INTRODUÇÃO:

  Os dados acerca do universo em que vivemos mostram-nos que este está em processo contínuo de expansão, pois as demais galáxias estão afastando-se da nossa continuamente. Descobertas recentes permitiram inferir que esta expansão ocorre com velocidade de afastamento não constante, ou seja, a expansão pode ser dita acelerada. Tal aceleração deve ser ocasionada por uma energia favorável a expansão, e esta energia é denominada "energia escura", geralmente representada por uma constante cosmológica.

  Um tratamento bastante completo pode ser dado para o fenômeno da expansão cósmica associando-se a equação de Friedmann, que rege o comportamento do universo,  a uma outra equação vinda da termodinâmica, denominada equação de estado, que relaciona pressão e densidade de energia.

  O objetivo central deste trabalho é tratar da expansão cósmica acelerada, provocada por uma energia escura, de origem desconhecida, mas que modifica a velocidade com as quais as galáxias se afastam da nossa.

  Usando uma equação de estado do tipo não linear, juntamente com a equação de Friedmann, mostramos a semelhança matemática da equação da expansão acelerada do universo com a equação de um oscilador amortecido. Entretanto, o oscilador em questão possui um termo favorável ao aumento de suas oscilações, que pode denominar-se anti-atrito, e cuja função mostra-se ao menos análoga à da Energia Escura.

METODOLOGIA:

  A construção de modelos puramente teóricos de cunho meramente matemático é o ponto de partida deste trabalho, onde o uso da equação de Friedmann, associada a uma equação de estado não linear, conduzem a equações cuja semelhança se evidencia com as equações de osciladores possuidores de termos anti-atrito. Tais equações são de natureza diferencial e a busca de soluções analíticas é o princípio.

  Num segundo estágio busca-se cruzar as soluções obtidas com os dados existentes na literatura científica, dando ênfase aos casos físicos mais interessantes.

  Posteriormente as equações são discutidas fisicamente com o auxílio de tabelas e gráficos onde o objeto principal da análise é o fator de escala, termo este pertencente à equação de Friedmann e ligado diretamente com o tamanho do universo. 

  As soluções são obtidas diretamente, sem uso de qualquer recurso numérico ou simulação computacional, visto que as equações diferencias resolvidas são relativamente simples.

RESULTADOS:

  Foram obtidas algumas soluções da equação de Friedmann com equação de estado do tipo não linear para o caso do universo em expansão acelerada, cuja aceleração é provocada pela Energia Escura.

  Estas equações mostraram-se matematicamente equivalentes àquelas dos osciladores com anti-atrito. Neste modelo matemático a função do anti-atrito esta ligada diretamente à Energia Escura onde o anti-atrito promove aumento das oscilações do oscilador enquanto a Energia Escura promove aumento na velocidade com a qual as outras galáxias se afastam da nossa. Os resultados apresentados são coerentes com a literatura científica atual.

CONCLUSÕES:
  Conclui-se que o atual estado de expansão acelerada em que se encontra nosso universo pode ser explicado de mais de um modo, mostrando-se equivalências entre a equação de expansão e a equação de um oscilador possuidor de termo de anti-atrito, ou seja, usando basicamente a equação de Friedmann e uma equação de estado não linear. 
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: expansão acelerada; anti-atrito; energia escura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006