IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 2. Biologia Evolutiva

Levantamento dA fauna de Drosophilidae (Diptera: Insecta) associada A Mauritia flexuosa (Arecaceae).

Henrique Valadão de Oliveira  1
John Du Vall Hay  2
Rosana Tidon  1
(1. Universidade de Brasília, Departamento de Genética e Morfologia/GEM; 2. Universidade de Brasília, Departamento de Ecologia/ECL)
INTRODUÇÃO:
O Cerrado brasileiro, segundo maior bioma da região Neotropical, apresenta fitofisionomias bem heterogêneas. Dentre elas, as veredas são caracterizadas pela presença do Buriti (Mauritia flexuosa), palmeira que ocorre em meio a agrupamentos de espécies arbustivo-herbáceas, sempre associadas a cursos d’água. As moscas da família Drosophilidae são modelos extensivamente estudados em genética e evolução, mas há poucos estudos focalizando a ecologia desses insetos. Embora representantes da família Drosophilidae estejam distribuídos por todo o Cerrado, pouco se conhece sobre os recursos usados por esses insetos como sítios de criação. Neste estudo, investigamos a fauna de drosofilídeos que utiliza frutos de M. flexuosa como sítio de criação.
METODOLOGIA:
O trabalho de campo foi desenvolvido na APA Gama-Cabeça de Veado, uma importante área de preservação do Cerrado, com cerca de 10.000ha. Quinzenalmente, de 27 de janeiro a 17 de março de 2006, foram visitadas 12 árvores, das quais todos os frutos caídos no solo foram  coletados. No laboratório, cada fruto foi catalogado e conservado individualmente em um recipiente plástico contendo areia autoclavada úmida e tampado com um pedaço de filó. Durante o experimento os potes foram verificados três vezes por semana quanto à presença de adultos, os quais foram recolhidos com um aspirador entomológico artesanal e armazenados a seco em microtúbulos. À medida que foram coletados, os drosofilídeos  foram identificados, quando possível, em nível de espécie. Para cada adulto emergido, foram anotados os dados relacionados ao seu fruto de origem, data de coleta e de aspiração.
RESULTADOS:

Foram coletados 99 frutos, dos quais emergiram 2340 drosofilídeos. Até o momento, identificados em 16 taxa que, em ordem de abundância, são: subgrupo willistoni, Drosophila nebulosa, D. stutervanti, D. immigrans, D. camargoi, D. mediostriata, D. calloptera, D. mediosignata, Zaprionus indianus, D. atrata, D. mediopunctata e D. capricorni, além de espécimes não determinados pertencentes aos grupos D. saltans, D. melanogaster, D. tripunctata e gênero Neotanygastrela.

A taxa de emergência foi de 80,8% e o táxon dominante (subgrupo willistoni) correspondeu a aproximadamente 77,8% da amostra. Além de drosofilídeos, também emergiram dos frutos outros insetos, principalmente das ordens Diptera, Coleoptera e Hymenoptera.
CONCLUSÕES:
A riqueza de drosofilídeos que utiliza os frutos do buriti como sítio de criação é muito alta, e algumas das espécies registradas raramente são encontradas em outros frutos do Cerrado. Houve uma grande abundância de espécies do subgrupo willistoni, característico de áreas de matas preservadas, e de diversas outras espécies raras no em vegetações savânicas. Houve ainda espécies desconhecidas que possivelmente não foram registradas no Cerrado.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Buriti; Drosophila; Sítio de Criação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006