IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social

O ESPAÇO DOMÉSTICO - PRATICANDO INTERDISCIPLINARIDADE NA PESQUISA EM PSICOLOGIA SOCIAL.

Marina Silveira Soares  1
Carolina Duarte de Souza  1
Erikson Kaszubowski  1
Mara Coelho de Souza Lago  1, 2
(1. Departamento de Psicologia / UFSC; 2. Profª Drª do Departamento de Psicologia / UFSC)
INTRODUÇÃO:
Essa pesquisa tem por objetivo realizar um estudo sobre a casa e a esfera doméstica, a partir dos sentidos atribuídos pelos sujeitos a seus espaços de vida familiar, cotidiana, em Antônio Carlos, na Região Metropolitana de Florianópolis. Município de colonização alemã, que se destaca na região como produtor de hortifrutigranjeiros. As falas dos sujeitos articulam questões referentes a comunidade, família, gênero, gerações, etnia, trabalho, escolaridade. O tema da urbanização é relevante na pesquisa, já que o município vem experimentando significativas transformações de seus modos de vida, em função do processo de metropolização. Pretendemos, ao final da pesquisa, a produção de um vídeo etnográfico com as falas dos sujeitos sobre suas casas e as atividade nelas desenvolvidas , acompanhadas das imagens dos espaços internos e externos das residências. Visamos também produzir material fotográfico sobre as casas de estilo germânico que estão sendo revaloradas e restauradas no município. Buscamos assim, com o desenvolvimento dessa pesquisa, a valorização do trabalho doméstico e uma análise do processo de urbanização, na forma como está sendo vivenciado pelos entrevistados. Essa pesquisa pretende também articular olhares de diferentes disciplinas, como Antropologia e Sociologia, possibilitando a articulação da Psicologia com as demais Ciências Sociais.
METODOLOGIA:
A presente pesquisa utiliza método etnográfico, realizando entrevistas livres, gravadas (e filmadas) com mulheres e homens de diferentes gerações, em seus ambientes domésticos de vida e trabalho, procurando observá-los nas práticas e relações cotidianas, tentando apreender os sentidos que atribuem às casas, à família, aos seus modos de vida, em geral. A pesquisa é realizada no município de Antônio Carlos, na Região Metropolitana de Florianópolis. Até o presente momento, foram feitas três incursões a campo, tendo sido cada uma delas registrada, a partir das observações e experiências particulares de cada pesquisador, em seus diários de campo. Inicialmente, foram feitos contatos com sujeitos que haviam participado de pesquisas anteriores, para a realização de entrevistas. Posteriormente, foram encontrados outros sujeitos dispostos a darem seus relatos, alguns deles indicados por aqueles contatados anteriormente, e outros contatados espontaneamente nas incursões a campo. As entrevistas foram realizadas de maneira livre; a maioria gravada em áudio, e uma delas em vídeo, procurando obter depoimentos sobre a casa, o espaço e o trabalho doméstico. Foram entrevistados homens e mulheres, com idades variadas, trabalhando na agricultura e em outras atividades. Além do material áudio-visual obtido com as entrevistas, foram fotografadas as casas dos informantes, procurando dar relevo, nas fotografias, tanto à arquitetura e ambiente circundante da casa, quanto aos seus espaços internos.
RESULTADOS:
Verificamos um movimento crescente de restauração de antigas residências de estilo germânico, que tem se intensificado com a experiência de sujeitos que viveram um tempo em outros municípios, onde observaram uma valorização da arquitetura tradicional. Esse movimento é recente e posterior ao momento em que as construções de estilo urbano foram mais valoradas. Observamos também um número expressivo de edifícios, alguns já habitados e muitos em construção. Em nossa última ida a campo, vimos muitas pessoas com celulares, sendo que há um ano atrás não existiam torres de telefonia móvel na cidade. Entrevistamos famílias que se mudaram para o município há pouco tempo, mas trabalham em municípios vizinhos, justificando esse fato pelos aluguéis mais acessíveis e pela busca de qualidade de vida. Também por isso, muitas pessoas que moram na área urbana têm escolhido o município para construir suas casas de campo. Ao falarem sobre suas casas e o espaço doméstico, os sujeitos contavam também particularidades de suas vidas, sobre o passado e as mudanças que se processam em seus espaços de vida e trabalho. Percebemos que, ao mesmo tempo em que persiste uma divisão tradicional de trabalho entre homens e mulheres, há um compartilhamento de atividades laborais que igualmente pode ser atribuído à tradição do trabalho conjunto na lavoura. Verificamos uma diversificação das atividades que se constituem como principal fonte de renda para as famílias, sobretudo entre as gerações mais jovens.
CONCLUSÕES:
Tanto o movimento de restauração das casas antigas como a construção de novas residências em estilo urbano, são expressões do franco processo de urbanização em que se encontra o município. Por outro lado o município ainda é procurado por sujeitos que buscam a melhoria de qualidade de vida, seja para residir ou para passar os fins de semana. Pela facilitação do acesso às cidades vizinhas verificamos não apenas  a diversificação das atividades laborais, mas um grande investimento na educação das novas gerações, como uma tendência de abandono da atividade agrícola como principal fonte de renda. Mesmo nas casas que foram restauradas verificamos um aumento no número de quartos, como espaços de uso individual, o que expressa a superposição dos valores do individualismo moderno urbano no local. Verificamos que o espaço doméstico ainda marca as divisões de gênero, sendo que muitas entrevistadas falam que seus esposos e filhos às vezes fazem o almoço, arrumam a casa, mas atribuem a isso o sentido de “ajuda” e não de trabalho. É importante ressaltarmos que esses resultados são parciais visto que a pesquisa ainda está em andamento.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: gênero; espaço doméstico; urbanização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006