IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

A MULTIFUNCIONALIDADE DA AGRICULTURA E A CONTRIBUIÇÃO DO TURISMO RURAL PEDAGÓGICO

Andressa Ramos Teixeira 1
Marcelino de Souza 2
(1. Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM; 2. Centro Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM)
INTRODUÇÃO:

A agricultura e a pecuária, por muito tempo, foram atividades que tiveram a si atribuída uma função meramente voltada para a produção de bens primários, porém com a evolução das civilizações e consequentemente das formas de produção nos espaços rurais, o homem passa e ver nestas atividades outras funções sociais, que não apenas a produção de alimentos. A partir destas novas atribuições vinculadas à agropecuária, surge o conceito de multifuncionalidade.

Dentre as várias funções atribuídas às atividades agropastoris, a partir deste conceito, estão as funções pedagógica e recreativa, as quais em interatividade proporcionam a prática do Turismo Rural Pedagógico, o qual traz para educação um novo instrumento de trabalho, que permite ao professor explorar de uma forma mais ativa os conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aula que encontram-se vinculados a tais atividades. Desta forma, o estudo do meio apresenta-se como instrumento que tenta conduzir de forma mais dinâmica e eficaz o processo educativo. Considerando esta concepção, faz-se necessário conhecer os meios utilizados para que de fato o turismo em áreas rurais atue como uma ferramenta capaz de promover a mediação entre a prática e a teoria desenvolvida nos recintos escolares.

Neste sentido, esta pesquisa traz consigo o objetivo de estudar o turismo rural como um instrumento de transmissão de conhecimento das mais diversas áreas, em especial o papel exercido pela agricultura no chamado turismo rural pedagógico. 

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada para a realização da pesquisa, é o estudo de caso. Para a sua realização buscou-se como área de estudo uma propriedade rural que trabalhasse com esta modalidade de turismo rural há alguns anos, apresentando-se como um empreendimento consolidado.

Para atingir os objetivos propostos, em um primeiro momento, buscou-se fazer uma análise de materiais de divulgação da propriedade em estudo, nos quais, procuraram-se informações sobre as práticas pedagógicas utilizadas nas atividades realizadas com os turistas. A partir de um conhecimento superficial, adquirido com base nos materiais encontrados, partiu-se para a elaboração de uma entrevista semi-estruturada direcionada aos proprietários do empreendimento, no qual as questões reportam à metodologia aplicada no dia de campo dos estudantes. Além disso, um outro questionário foi elaborado exclusivamente para os monitores que conduzem os visitantes nos passeios realizados. Neste roteiro de entrevistas, as perguntas elaboradas questionam os entrevistados sobre as metodologias utilizadas e o comportamento dos estudantes frente às atividades desenvolvidas, buscando assim enfocar, de um modo geral, o dia de campo de uma turma de estudantes.

Em um momento posterior, a pesquisa utilizou-se também de uma visita técnica á propriedade, onde, vivenciou-se o dia de campo de duas turmas, de diferentes níveis de ensino e coletaram-se informações a partir da aplicação dos os questionários citados acima.

RESULTADOS:

A partir da coleta de informações, constatou-se a forte presença de interdisciplinaridade nos conteúdos desenvolvidos, buscando-se através da articulação de diferentes disciplinas mostrar um mundo global onde o natural e o social não se dissociam, onde os fatos não acontecem isolados. Os conteúdos foram desenvolvidos durante trilhas, realizadas com as diferentes turmas, em momentos distintos; e que duraram cerca de 1 hora e 20 minutos dentro dos limites da propriedade estudada. Na qual, os alunos visitaram resquícios de Mata Atlântica, cursos d’água, viveiros, hortas e participaram de ordenha. Já nas práticas e conteúdos desenvolvidos, nos quais as atividades agropastoris mostram-se presentes, não deixam de acontecer vinculações com as atividades escolares, sendo que nestas práticas acontece a valorização da agricultura orgânica, por esta degradar menos o meio ambiente, além de se promover o estímulo do toque em animais e a participação em atividades agropecuárias e culturais vinculadas ao espaço rural.

Com base nas entrevistas realizadas com o proprietário da fazenda e os monitores, no que diz respeito à questão da metodologia aplicada as atividades desenvolvidas, constatou-se que ocorre uma busca a adequação da metodologia utilizada pelas escolas de cada turma de visitantes, porém pode-se observar a pouca, e as vezes inexistente participação dos professores das turmas nas atividades realizadas.  

CONCLUSÕES:

Percebe-se a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas a partir do turismo rural, na Fazenda Quinta da Estância Grande, que o turismo rural pedagógico é um instrumento de ensino eficaz, quando bem aproveitado, pois este possibilita ao aluno a visualização do real, a experiência prática de atividades desenvolvidas no espaço rural; oriundas de uma forma diferente da sustentação existente no espaço urbano, além do contato com os mais variados fenômenos naturais e artificiais deste espaço. Neste sentido esta vivência não desperta apenas o maior interesse nos alunos, no que diz respeito as disciplinas do currículo escolar, mas também propícia a possibilidade de maior valorização do espaço natural, de sua preservação ou conservação, assim como a valorização de uma cultura também diferente da cultura urbana. Porém, para que este processo de ensino e aprendizagem ocorra de maneira satisfatória e esses valores sejam despertados nestes alunos, a participação do professor se torna imprescindível, tanto na preparação prévia de seus alunos para a saída de campo, como durante e posteriormente a esta visita, para que este saiba como estimular a reflexão de seus educandos sobre o espaço e as práticas estudadas.  

Instituição de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul/ FAPERGS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: multifuncionalidade; turismo rural; insturmento pedagógico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006