IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional

SUBSÍDIOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS E CONSTRUÇÃO TEMÁTICA NO PERI -CAPOEIRA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES INTERCULTURAIS (PERI)

 

Gillian Travia Giwa 1
(1. Núcleo Mover/ Centro de Educação/ Universidade Federal de Santa Catarina)
INTRODUÇÃO:

A perspectiva intercultural de educação visa a desenvolver concepções e estratégias educativas para o enfrentamento dos conflitos existentes entre sujeitos de identidades culturais diferentes. Nesta perspectiva, vem se desenvolvendo o Projeto Integrado de Pesquisa Educação Intercultural: elaboração de referenciais epistemológicos, teóricos e pedagógicos para práticas educativas escolares e populares. Trata-se de um projeto de investigação e de intervenção educativa de natureza interdisciplinar que articula uma rede de grupos de pesquisa e entidades de intervenção social. Seu processo investigativo se constitui na elaboração de uma série de cursos de extensão (PERI) para a capacitação de educadores populares. Estes cursos funcionam como campo empírico tendo como objetivo principal a elaboração de técnicas pedagógicas e didáticas na perspectiva intercultural. No ano 2005 foi elaborado o segundo curso PERI - Capacitação de Educadores Populares de Capoeira na Perspectiva Intercultural, visando a problematizar e a potencializar a dimensão educativa das práticas de capoeira. Pretende-se com este trabalho analisar o processo investigativo do curso PERI - Capoeira, identificando como a elaboração dos temas problemáticos e as redes investigativas foram realizadas e orientadas pela metodologia de investigação-ação educativa.   

METODOLOGIA:

No curso PERI-Capoeira foram adotados os princípios da metodologia da investigação-ação que tem como um dos pressupostos contribuir para o melhor equacionamento de problemas significativos da prática social, bem como possibilitar uma tomada de consciência por parte dos sujeitos históricos envolvidos, com vistas à transformação da própria realidade. Os sujeitos históricos envolvidos foram convidados não só a dizer sobre, mas também a fazer algo, desempenhando, dessa forma, um papel ativo na própria realidade pesquisada. Dessa forma, a atividade de investigação-ação envolvendo práticas culturais populares, e mais especificamente capoeira, não teve como preocupação o aperfeiçoamento de técnicas em relação a um padrão pré-estabelecido de conduta, mas objetivou a problematizar a organização das ações culturais, tendo como referência problemas significativos que envolvem os sujeitos em relação. A dinâmica do curso foi pensada de forma a criar um ambiente relacional; sendo assim, o uso de jogos e dinâmicas adaptadas às especificidades do público capoeirano teve a intenção de ajudar na explicitação dos objetivos dos encontros, assim fazendo um paralelo entre a manifestação cultural capoeira e o universo acadêmico, construindo uma perspectiva intercultural, com o intuito de atingir a meta principal do curso.

RESULTADOS:

Através da utilização de jogos, atividades lúdicas e a aplicação de questionários foi elaborado um gráfico que mostrou a construção temática desenvolvida pelos participantes, evidenciando como os mesmos evoluíram ao longo do curso. Foi percebido que os temas levantados no inicio do percurso foram bastante abrangentes. Num segundo momento os participantes chegaram a elaborar cinco grupos investigativos visando a pesquisar: as relações humanas, educação infantil, musicalidade, relações educativas e profissionais e preconceito social na capoeira. Ao longo do curso estes temas se condensaram a três grandes temas; 1) Metodologias de ensino para crianças e jovens, 2) Relações educativas e de Poder na Capoeira e 3) Saberes e praticas históricas na capoeira. O gráfico também serviu como um “sociograma” no qual foi analisado o “rodízio” ou a “circulação” dos participantes em relação aos temas, indicando o movimento dos participantes a cada etapa do curso em relação ao aprofundamento dos temas associados aos problemas e interesses individuais. Foi observado que alguns temas que surgiram como interesse de pesquisa no início (na inscrição) tais como, capoeira nas escolas e história de capoeira, foram mantidos e aprofundados pelos grupos investigativos, enquanto que outros, como, atuação no Ramo empresarial e musicalidade,  não foram aprofundados. A dinâmica de construção e reconstrução dos grupos seguiu os interesses específicos dos participantes, possibilitando com isso um maior aprofundamento das temáticas.

CONCLUSÕES:

O curso de capacitação de educadores de capoeira na perspectiva intercultural têm configurado um espaço no qual os processos educativos vêm se efetivando e re-elaborando na prática, favorecendo o diálogo entre os saberes acadêmicos e os populares. A concepção do curso possibilitou a visualização das problemáticas existentes na prática sócio-educativa dos participantes, buscando soluções através do diálogo com outros educadores. Com isso, permitiu a criação de redes entre estes educadores populares, criando um rico espaço de “trocas”, que por fim possibilitou a elaboração de subsídios didático-pedagógicos que podem construir uma importante base para a reflexão sobre os processos de formação dos educadores. O processo dialógico de “Formação de Redes de Investigação e Pesquisa”, que aconteceu no segundo encontro do PERI Capoeira, foi um exemplo disso. Através de uma brincadeira (Puxada de Rede), conseguimos provocar o diálogo entre os educadores de capoeira, o que ensejou a elaboração das temáticas que foram investigadas ao longo do curso.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação intercultural; Construção temática; Capoeira.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006