IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva

IDENTIFICAÇÃO DO DIABETES GESTACIONAL AUTO-REFERIDO. DOURADOS-MS

Poliana Ávila Silva 1
Rosângela Gonçalves de Azevedo  1
Cássia Barbosa Reis 1
(1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de conhecer a incidência de Diabetes Gestacional e orientar mulheres na cidade de Dourados -MS; entre os anos de dois mil ao ano de dois mil e cinco, e ainda foi abordado fatores que predispõe o aparecimento da mesma como: obesidade, hipertensão, histórico familiar de diabetes gestacional e alimentação inadequada.

METODOLOGIA:

Pesquisa quantitativa de corte transversal, realizada através de levantamento bibliográfico, coleta de dados secundários sobre incidência de diabetes gestacional e entrevistas, com gestante. A população alvo foi composta por 19 mulheres participantes de um grupo de gestantes  assistidas pela Pastoral (APAMI) da Igreja Católica São José Operário, e baseou-se em fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes gestacional

RESULTADOS:

Os dados coletados nas entrevistas permitiram verificar, nesta população, uma incidência significativa de 21,05% de diabetes em gestantes. Observa-se que as gestantes não conheciam os riscos da diabetes gestacional para o feto e para a saúde materna. Foi possível perceber a importância de enfatizar para o grupo de gestantes os cuidados com a saúde, incluindo a: alimentação balanceada, fracionada, exercícios físicos. Esses cuidados são essenciais para prevenir que a diabetes não permaneça após o parto.

CONCLUSÕES:

Através de pesquisas bibliográficas pode-se afirmar que as mulheres acometidas pela diabetes gestacional não são capazes de aumentar a produção de insulina o bastante para compensar os efeitos diabetogênicos dos hormônios placentários. Embora o controle alimentar sem o uso de insulina exógena seja suficiente, essas mulheres apresentam alto risco de manifestar diabetes mais tarde. Isso se aplica especialmente àquelas mulheres que não conseguem manter o peso corporal adequado. As entrevistas evidenciaram a importância do esclarecimento para o grupo de gestantes no que diz respeito, em especial, a alimentação para o desenvolvimento de uma gravidez saudável.

 
Palavras-chave: Diabetes gestacional; Gestação; Cuidados.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006