IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional

MENINAS DE MINAS

Municki Rodrigues Correa  1
Rita de Cássia Barcellos Bittencourt  1
Olga Maria Medeiros  1
(1. Curso de Terapia Ocupacional, Faculdade de Minas / FAMINAS)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho trata da detecção do perfil socioeconômico e afetivo realizado pelos alunos da graduação de Terapia Ocupacional em crianças na faixa etária de 03 a 12 anos nas atividades assistenciais da Casa das Meninas, em Muriaé.O objetivo é contribuir para um reexame das condições psicossociais das crianças. A proposta pautou-se na escuta singularizada, atenção individual e protocolos de recreação. A priori as crianças necessitavam de atenção, escuta e toque. Fundada em 1962, a Casa da Menina é filantrópica. Destina-se ao acolhimento de crianças do gênero feminino em regime de internato semanal. Os maiores percentuais de ingressantes são crianças vitimizadas pela violência doméstica. Porém, o ambiente familiar por mais danoso que fosse causava saudade quando a criança se via ausente dele. A fim de aprofundar o conhecimento na realidade das crianças, foi desenvolvida uma estratégia de intervenção para conhecer suas histórias, e o momento de ser-menina. Foi aplicado um instrumento semi–estruturado a fim de coletar as informações e melhor delinear o universo das meninas. Os graduandos encontraram uma realidade desconcertante; meninas que necessitam de afeto, de amor, de atenção, pela dura realidade que lhes foi imposta pela vida tão precocemente, derivadas da pobreza e situação adversa e, principalmente pela privação do convívio familiar.

METODOLOGIA:

Nesta pesquisa utilizamos a metodologia de observação do cotidiano das meninas, foram também utilizados alguns conceitos do círculo hermenêutico dialético, presentes na hermenêutica de RICOEUR, na busca de solução aos conflitos de interpretação e estruturação das rodadas de observação. Outra base teórica presente foi a metodologia da observação participante; COSTA revela em seu livro: A Metodologia nas Ciências Sociais” que, para angariar informação acerca das categorias que organizam essa subjetividade e, acerca dos respectivos conteúdos específicos, é necessário complementar a observação direta de práticas com a conversação e a entrevista”. A montagem do instrumento de investigação, bem como o processamento das informações, foi baseada na entrevista semi-estruturada de BARDIN. O universo de meninas pesquisadas foram 20, em entrevistas que duravam cerca de 50 min, com dois graduandos e a orientadora da pesquisa. Os procedimentos de investigação foram: mapeamento da situação problema, detecção in loco dos problemas de maior abrangência das meninas, através de observação; elaboração de um instrumento semi-estruturado para captar o universo das entrevistadas; atividades de brincar espontâneo e jogos para melhor observar as crianças em relacionamento coletivo; corroboraram também a coleta de dados com as cuidadoras, na etapa final ocorreu a analise de todas as entrevistas, processamento dos dados e montagem de estatísticas.

RESULTADOS:

Foi trabalhada uma amostra constituída por 20 meninas nascidas de janeiro de 1991 a dezembro de 1995 e realizada entrevista semi-estruturada, envolvendo um estudo quantitativo dos dados. Verificou-se, através do estudo estatístico, que todas estas crianças residem em comunidades de baixa renda de Muriaé, sendo que 20% se constituem de famílias nucleadas, 70% de famílias não-nucleadas e 10% têm o pai já falecido. Apesar da maioria das crianças entrevistadas (55%)  revelar que há alguém em suas casas que faz uso de bebida alcoólica, 80% dizem gostar de ir para casa aos finais de semana. As crianças estudam em escolas municipais e estaduais e a maioria (75%) respondeu que gosta de estudar. Do universo de 20 meninas entrevistadas, 80% responderam que são felizes e afirmaram que não há nada de ruim em suas vidas.

CONCLUSÕES:

Os resultados revelam a situação de desvantagem psicossocial das crianças, sobretudo pelo afastamento  familiar. Os dados coletados permitem o mapeamento do perfil das meninas que se encontra num estado limite entre a carência sócio-econômica e a afetiva. A relevância desse estudo reside em duas dimensões, na primeira pelo fato de fazer cada cidadão parar e pensar na questão da criança em situação de desvantagem social e, de outra através do conhecimento das condições de vida das Meninas de Minas. A análise das informações coletadas não dimensiona o que foi percebido pelos graduandos ao entrevistar e observar as meninas, o olhar, às expressões, os gestos. Cada uma das etapas detectadas nesse perfil fala de uma criança, de uma menina que foi distanciada de sua família, devido à pobreza, morte ou doença dos pais. A análise fria dos resultados não traduz o que é ser uma criança privada do convívio com os seus pais, independente do motivo. Crianças que apesar de terem suas vidas destroçadas pela pobreza, pelo drogadicção ou alcoolismo materno-paterno, violência das comunidades que vivem, ainda vêem beleza em suas vidas, gostam de ir a escola ou simplesmente ainda brincam de “amarelinha”.

Instituição de fomento: Faculdade de Minas / FAMINAS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Perfil socioeconômico; Terapia Ocupacional; Crianças vitimizadas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006