IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
AVALIAÇÃO DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE POLYGALA CYPARISSIAS NO TESTE DO NADO FORÇADO.
Alice Figueiredo Kikko 1
Paula Karina Vitor Koerich 1
Flávio Burg Demay 1
Moaçir Geraldo Pizzolatti 2
Beatriz Mendes 2
Adriana Dias Elpo Barbosa 1
(1. Medicina/UNIVALI; 2. Química/UFSC)
INTRODUÇÃO:
Polygala cyparissias (Polygalaceae), conhecida popularmente como pinheirinho da praia, é uma erva medicinal de importância etnomédica na dor e inflamação. A análise fiotoquímica desta espécie vegetal revelou a presença significativa do grupo químico xantona. Segundo a literatura, as xantonas exercem importante papel na atividade antidepressiva envolvendo os sistemas dopaminérgico e seretoninérgico (BIOGENIC AMINES 15 (5): 553-567 2000).  Assim, no presente estudo avaliamos a possível atividade antidepressiva do extrato hidroalcoólico da Polygala cyparissias (EHPC) no modelo do nado forçado em camundongos.
METODOLOGIA:

Camundongos Swiss Webster machos (N=10/grupo) foram tratados, respectivamente, com EHPC (25,0; 50,0 ou 100 mg/kg i.p.) e o grupo controle com salina (C). Após 30 min, todos os animais foram observados durante 6 min no teste do nado forçado (TNF) medindo-se o tempo de imobilidade.

RESULTADOS:
O tratamento com EHPC (C: 168,2s ± 11,3; EHPC50: 125,6s ± 14,26) produziu uma diminuição do tempo de imobilidade dos animais na somente na dose de 50 mg/kg (p< 0,05; ANOVA + Tukey) em 25,3%. Nas doses de 25,0 e 100,0 mg/kg não se observou nenhuma alteração significativa do tempo de imobilidade quando comparado ao grupo controle. Em todos os experimentos a Imipramina (15mg/kg i.p.) foi utilizada como controle positivo.
CONCLUSÕES:

Os resultados sugerem que o extrato hidroalcoólico da Polygala cyparissias possui um potencial efeito antidepressivo o que pode ser atribuído a presença de xantonas.

 
Palavras-chave: Polygala cyparissias; Teste do nado forçado; Camundongos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006