IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
APLICAÇÃO DE TEMA TRANSVERSAL EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: TRANSGÊNICOS (OGMs - ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS)
Eliane Mendonça dos Santos 1
Luís Mauro Sampaio Magalhães 2
Ana Cristina Souza dos Santos  3
(1. Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CETUR; 2. Instituto de Florestas/DCA - Universidade Federal Rural do RJ (UFRRJ).; 3. Instituto de Educação/DTPE - Universidade Federal Rural do RJ (UFRRJ))
INTRODUÇÃO:

A interdisciplinaridade caracteriza-se por uma interlocução entre os diferentes saberes, que deverá se manifestar em uma atitude intelectual e profissional nos campos de trabalho. Ao começarem a atuar como técnicos agrícolas, os alunos precisarão de uma visão ampla e integrada do mundo e da realidade. O currículo e as práticas de ensino devem também refletir isto. Hoje há um aumento acelerado na produção de conhecimento e o aluno é chamado ao mesmo tempo para uma maior especialização e para a integração de temas profissionais e de relevância para o seu cotidiano.

Diversas práticas de ensino podem trabalhar a favor destas novas demandas. Temos a escola estruturada de maneira disciplinar e predominam nas nossas atividades temas fragmentados e que caminham cada vez mais para a especialização. Assim, as atividades interdisciplinares podem se constituir em espaços que permitam o caminho inverso, que complementem e integrem estes conhecimentos. O objetivo deste trabalho é de avaliar o uso de temas transversais como ferramenta para a criação destes espaços. Escolheu-se o tema sobre organismos geneticamente modificados com o objetivo de discutir as suas ligações e interações nas grades curriculares dos Cursos Técnico em Agropecuária Orgânica e do Ensino Médio e avaliar o efeito da aplicação de uma atividade interdisciplinar na formação do estudante.

METODOLOGIA:

O trabalho desenvolveu-se no CTUR-Colégio Técnico da UFRRJ em Seropédica-RJ e no CANP (Colégio Agrícola Nilo Peçanha) da Universidade Federal Fluminense-UFF, em Pinheiral-RJ em 2004. Participaram quatro turmas das 3as séries do CTUR com média de 30 alunos e 17 anos. Foram incluídos alunos dos Cursos Técnico em Agropecuária e do Ensino Médio.

Para o trabalho com o tema proposto, foram conduzidas diversas atividades, envolvendo o tema proposto. Inicialmente foi aplicado um questionário aos alunos, buscando registrar os conceitos trazidos por eles a respeito do tema, que foi respondido por setenta e seis alunos.

Após isto, foi proferida palestra sobre OGMs, com a presença de estudantes e docentes e franqueou-se a palavra a quem quisesse fazer perguntas ou externar opinião. Formaram-se, em seguida, pequenos grupos com os alunos que responderam ao questionário e um professor. Cada grupo relatou o mais relevante na discussão sobre o tema. Pouco mais de 20 alunos responderam ao segundo questionário após a palestra. A avaliação baseou-se na compreensão por parte dos discentes, do tema OGMs antes e após a aplicação da atividade. Objetivou-se avaliar se os alunos perceberam a rede de fatores envolvidos. Buscou-se notar se compreenderam as relações/inter-relações existentes no tema e se compreenderam os conflitos existentes e se foram capazes de formular o próprio julgamento a partir desta atividade.

Alguns professores responderam a perguntas por escrito, meses antes da palestra. Os professores dos grupos de discussão responderam a um questionário após a atividade dos grupos.

Buscou-se detectar diferenças entre os alunos do CANP, que têm Curso de Agropecuária tradicional e os do CTUR, com um curso mais voltado para a agricultura orgânica. No CANP só foi aplicado um questionário. Os questionários eram identificados.

 

RESULTADOS:

A maioria dos alunos conceituou os transgênicos de uma forma não satisfatória. Houve muitos alunos interessados em participar da palestra, inclusive alunos das primeiras e segundas séries. Ficou evidente o anseio por maiores esclarecimentos sobre este tema tão polêmico e atual.

Os alunos do Ensino Médio demonstraram menor envolvimento com o assunto, o que deve ser objeto de reflexão pela Escola. As suas respostas denotaram que eles não discerniram que a questão permeia várias disciplinas.

Os alunos do Ensino Técnico elencaram um número maior de disciplinas que possuem conexões com os OGMs. Apenas 11% dos alunos do Curso Técnico do CTUR citaram só uma disciplina, bem como 11% associaram a mais de quatro. Dos alunos do CANP 25% mencionaram só uma disciplina e 10% citaram mais de quatro.

Para 50% dos alunos do Ensino Médio o tema é muito relevante e, dentre os alunos do Curso Técnico, 92% consideram muito relevante e no CANP, 82% responderam muito relevante. Quanto à opinião sobre o uso dos OGMs, 34% dos alunos do Ensino Médio afirmaram não ter opinião formada, enquanto entre os da Agropecuária, do CTUR, 19% disseram não ter opinião formada. Já no CANP 27% não tem opinião formada.

Através das respostas dos docentes, notou-se que mesmo sendo mencionado o estímulo à interdisciplinaridade, como um dos princípios pedagógicos do Projeto Político Pedagógico do CTUR, na prática isso ocorre raramente.

CONCLUSÕES:

Pela análise das respostas e das reações dos discentes e dos docentes, pôde ser evidenciado que o trabalho com temas transversos pode se constituir em uma ação facilitadora para o diálogo e o caminho da interdisciplinaridade. A criação de espaços como estes podem agir no sentido da reflexão e integração temática. Embora a interdisciplinaridade venha sendo debatida há décadas e conste de programas oficiais, a sua implementação não tem ocorrido e é preciso se apontar para a institucionalização destas iniciativas.

Os temas transversais são relevantes, por possibilitarem aos docentes desenvolverem junto aos alunos a discussão de assuntos do cotidiano, permitindo revelar as diferentes percepções que eles possuem da realidade na qual estão inseridos.

Mesmo os alunos dos Cursos de Agropecuária do CTUR e do CANP, tendo demonstrado maior interesse em relação aos OGMs, ficou patente que a preocupação, em geral, é devida à mera aplicabilidade (por causa do vestibular, porque pode ser que atuem como técnicos, porque pretendem fazer graduação na área de Agrárias etc), sem uma percepção dos contextos político, econômico e social.

 
Palavras-chave: Temas transversais; Interdisciplinaridade; Transgênicos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006