IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
AVALIAÇÃO DOS EXTRATOS DAS FOLHAS DE Senna reticulata (WILLD.) IRWIN & BARNEBY COMO POTENCIAL DE USO FUNGICIDA CONTRA ATAQUE DE FUNGOS DE PODRIDÃO DA MADEIRA
Naimy Farias de Castro 1
Milade dos Santos Carneiro Cordeiro 2
Ademir Castro e Silva 3
(1. Universidade do Estado do Amazonas/MBT/UEA; 2. Universidade do Estado do Amazonas/MBT/UEA; 3. Universidade do Estado do Amazonas/MBT/UEA)
INTRODUÇÃO:
O fungo Pannus crinitus é conhecido deteriorador da madeira cujo ataque pode ser inibido com fungicidas sintéticos. Estes, por sua vez são potencialmente impactantes do meio ambiente podendo afetar inclusive o ser humano. Urge-se, portanto, fungicidas que possam causar menos efeitos deletérios ao meio ambiente e ao ser humano. Neste sentido surge os inseticidas ditos naturais, proveniente de compostos químicos produzidos pela flora amazônica, como potenciais para uso contra ataque de microrganismos fúngicos deterioradores de material celulósico. Portanto, o presente trabalho objetiva estudar a influência dos extratos das folhas da espécie Senna reticulata (Willd.) Irwin & Barneby no crescimento micelial do fungo deteriorador de madeira Panus crinitus (L. ex. Fr.) Singer.
METODOLOGIA:
O fungo cresceu em meio de cultura sólido de Agar-malte por um período de 15 dias, e usado posteriormente para estudo de crescimento micelial.  Os extratos obtidos foram obtidos numa  primeira extração realizada em soxlhet, a segunda e a terceira em coluna cromatográfica sólido-líquido. Os solventes utilizados foram: hexano, acetato de etila, etanol e  metanol, para obtenção do extrato bruto o qual foi utilizado nos testes biológicos nas seguintes concentrações: 10-2 g. mL-1 e  10-3 g. mL-1 . A influência dos extratos obtidos com diferentes solventes, no crescimento micelial do fungo foi mensurada através do avanço da fronteira micelial em meio de cultura ágar-sabouroud acrescido dos extratos nas concentrações consideradas.
RESULTADOS:
Na concentração 10-3g.mL-1 do extrato hexânico o crescimento micelial é observado 24 horas após inoculação, na concentração 10-2g.mL-1 após 96 horas de crescimento. Os demais extratos, com exceção do acetato de etila na concentração 10-2g.mL-1, o crescimento micelial foi observado após 24 horas da inoculação. A taxa de crescimento é menor em todos os extratos na concentração 10-3g.mL-1. Entretanto, no extrato hexânico a taxa de crescimento é 80% maior do que no metanol para a mesma concentração. O crescimento micelial a 10-2g.mL-1 dos extratos etanólico e metanólico  mostram-se  menor, no extrato acetato de etila não ocorreu o crescimento. A diferença no crescimento micelial entre as duas concentrações foi de 46% para o extrato etanólico, 56% para o metanólico. Comparando-se as concentrações entre os extratos observa-se que o crescimento no extrato etanólico é 14% maior do que no extrato metanólico. Na segunda extração, utilizou-se o extrato de acetato de etila, o qual apresentou maior inibição do crescimento do fungo, para nova extração com hexano, acetato de etila e metanol, onde no teste com extrato metanólico ocorreu o menor crescimento micelial e a menor taxa de crescimento. Na terceira extração, utilizou-se a fração metanólica, que também apresentou maior inibição no crescimento do fungo. Não ocorreu diferença significativa entre o crescimento no extrato proveniente da mistura de acetato de etila e metanol (1:1) em relação àqueles extratos obtidos com único solvente.
CONCLUSÕES:
O metanol é o solvente com maior polaridade e capaz de extrair distintas categorias de princípios ativos, incluindo substâncias de diferentes graus de polaridade. Estes compostos estão de uma maneira isolada ou sinérgica atuando no avanço do fungo diferentemente dos outros extratos obtidos com solventes menos polares. Conclui-se que os extratos obtidos com solventes mais polares foram os que apresentaram uma capacidade maior de diminuição da velocidade de crescimento do fungo. Estes solventes são capazes de isolar substâncias como os flavanóides, taninos, xantonas, ácidos terpênicos, saponinas e vários compostos fenólicos.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas
 
Palavras-chave: Extrativos; Senna reticulata ; Panus crinitus .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006