IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração

O ENSINO DE AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Antônio Artur de Souza 1
Natália Cardoso de Souza 1
Ana Carolina Neves de Araújo 1
Alisson Maciel de Faria Marques 1
Luciana Stransky Ferreira 1
(1. Departamento de Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Econômicas, UFMG. )
INTRODUÇÃO:
No atual ambiente competitivo, as empresas precisam de informações rápidas e confiáveis para a tomada de decisão. Os Sistemas de Informações (SIs) são instrumentos capazes de transformar dados em informações úteis e confiáveis, sendo fundamentais no processo de disseminação de informações aos gestores e demais usuários. Contudo, nem sempre os SIs fornecem as informações necessárias para que o processo de tomada de decisão ocorra da melhor maneira. Para detectar possíveis deficiências dos SIs, é necessário avaliá-los. A avaliação dos SIs é de fundamental importância, pois permite identificar problemas ou oportunidades em potencial e verificar se os sistemas estão ou não contribuindo para que os objetivos empresarias sejam atingidos. Nesse contexto, torna-se fundamental formar profissionais capazes de avaliar o SI das empresas a fim de gerar informações oportunas e confiáveis para a tomada de decisão. Destacam-se os profissionais de Administração (ADM) e Ciências Contábeis (CIC), relacionados diretamente com SI e a tomada de decisão organizacional. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o ensino do conteúdo de avaliação de SIs nos cursos de ADM e CIC ministrados em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Utilizou-se, para isso, as ementas das disciplinas disponibilizadas nos sites das IES. Esse estudo reforça a constatação da pesquisa realizada em diversas empresas, na qual verificou-se que a avaliação de SIs é deficiente.
METODOLOGIA:
O estudo é composto de duas partes. Inicialmente, por meio de estudos de casos em empresas usuárias de SIs, comprovou-se que a avaliação destes não é satisfatória. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: entrevistas semi-estruturadas, questionários e observação não participante. A seleção da amostra obedeceu aos seguintes critérios: procurou-se selecionar empresas que utilizam SIs de maneira profissional e que demonstrassem interesse e disponibilidade em contribuir para a pesquisa. As empresas escolhidas foram selecionadas por meio de uma amostragem intencional por julgamento. Para a análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo, que constitui um conjunto de instrumentos de pesquisa para o estudo científico de comunicações escritas, com o objetivo de determinar idéias chave. Utilizou-se um questionário com questões fechadas e abertas. Comprovada a deficiência na avaliação de SIs nas empresas, buscou-se saber se as IES estão formando profissionais com competência técnica para desenvolver tarefas relacionadas com SIs. Para isso, foi realizada uma pesquisa em IES. Constituiu-se uma amostra intencional composta por 47 IES, públicas e privadas, que disponibilizam as ementas em seus sites. Analisou-se apenas as disciplinas relacionadas ao tema de Sistemas de Informações ministradas em cursos de ADM e CIC, destacando os tópicos relativos à avaliação desses sistemas.
RESULTADOS:
A pesquisa realizada nas empresas demonstrou que a avaliação dos sistemas de informações utilizados é feita de forma muito deficiente. A ineficiência dessa avaliação faz com que freqüentemente as empresas permaneçam com sistemas que apresentam inúmeras falhas, dentre elas o atraso na disponibilização das informações pelos SIs para a tomada de decisão, a falta de relatórios gerenciais, a não flexibilidade dos SIs em relação à realidade operacional e organizacional da empresa, dentre outros. O fato da avaliação não ser realizada de forma eficaz está relacionado muitas vezes à ausência de profissionais preparados para realizar essa avaliação. Esse cenário encontrado é agravado pelo resultado da pesquisa nas IES, no qual constata-se a carência de conteúdos relacionados à avaliação de SIs nos cursos de ADM e CIC. Os resultados demonstram que o conteúdo de Avaliação de Sistemas de Informações é ministrado somente em 31,03% das IES que oferecem o curso de CIC, embora seu conteúdo seja relevante para o trabalho desses profissionais. Observou-se que as IES Privadas (38,46%) ofertam mais esse conteúdo que as Públicas (25%). Ao se comparar com os resultados relativaso ao curso de ADM (IES em Geral – 51,43%, IES Públicas – 52,38% e IES Privadas 50%), os resultados encontrados apontam que os egressos desse curso estão mais bem preparados para responder aos anseios do mercado que os profissionais de Contabilidade.
CONCLUSÕES:

Conforme os resultados gerados na pesquisa, concluiu-se que os sistemas de informações das empresas estudadas não são avaliados de forma adequada. A deficiência de avaliação dos SIs utilizados acarreta problemas na operacionalização das empresas e dificultam o processo de tomada de decisão dos gestores. Além disso, a ausência de estudos de viabilidade faz com que sistemas ineficazes sejam instalados e mantidos nas empresas, dessa forma, os sistemas não correspondem às expectativas de seus adquirentes. Conclui-se também que somente SIs que passam por uma continua avaliação podem adequar-se à realidade da empresa. Uma das possíveis causas para esse problema foi tratada pelo estudo que demonstrou o baixo índice de IES que oferecem conteúdos de avaliação de SIs em cursos de ADM e CIC. O estudo aponta os melhores resultados em IES Públicas, para o curso de ADM, e IES Privadas para CIC. Conclui-se que os dois cursos, de maneira geral, são carentes em termos dos conteúdos temáticos sobre avaliação de sistemas de informações. Para isso, sugere-se a realização de uma análise dos planos de ensino realmente ministrados, pois existe a possibilidade de as ementas estarem em parte desatualizadas.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Sistemas de Informações; Avaliação; Contéudos Curriculares.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006