IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural

A MULHER NA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL: A REALIDADE DA TRABALHADORA RURAL

Maíra Rufino Fischer 1
Lígia Albuquerque de Melo 1
(1. Fundação Joaquim Nabuco/FUNDAJ)
INTRODUÇÃO:
A mulher trabalhadora rural tem participação fundamental na conservação do meio ambiente. Devido ao processo de socialização, que atribui diferentes papéis a homens e mulheres, à ligação direta entre as gerações e às pressões do mercado agrícola moderno, ela desenvolve práticas cotidianas de convívio mais pacífico com a natureza. O objetivo do estudo é analisar a forma como essa mulher utiliza os recursos naturais necessários à sua sobrevivência e da sua família, sem destruir o meio ambiente. A escolha do presente tema deveu-se à importância de se estudar a temática meio ambiente na perspectiva de gênero, pois há uma escassez de trabalhos de pesquisa acerca desse tema, e à  necessidade de se dar visibilidade à contribuição proporcionada pelas mulheres para a conservação da natureza.
METODOLOGIA:
O estudo teve como base dados bibliográficos. Primeiramente, foram feitas leituras acerca da questão ambiental. Num período posterior, enfatizou-se o estudo da relação gênero/mulher e meio ambiente. Após essa fase inicial de conhecimento mais amplo a respeito da temática, analisou-se o posicionamento das mulheres trabalhadoras rurais perante a degradação ambiental, o impacto que essa destruição lhes causa e as contribuições dadas por elas para a conservação e desenvolvimento da natureza.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos com o estudo mostram que: as trabalhadoras rurais estabelecem, seja de forma consciente ou inconsciente, uma relação de conservação com o meio ambiente, já que fazem menor uso de agentes danosos à natureza (como, por exemplo, insumos químicos, sementes híbridas e maquinaria pesada); nos projetos de educação ambiental, essas mulheres estão presentes em maior número do que os homens; devido ao processo de socialização, as mulheres sofrem com maior intensidade as conseqüências da degradação ambiental, visto serem responsáveis por grande número de tarefas, seja dentro do lar, cuidando dos filhos e dos idosos, limpando a roupa e a casa e preparando a comida , como fora de casa,  providenciando a água para consumo da família, a lenha para cozinhar e trabalhando na agricultura; as trabalhadoras rurais são dotadas de grande criatividade, ainda pouco aproveitada pela sociedade, para desenvolver formas alternativas bem-sucedidas de produção, baseadas nos conhecimentos e práticas que lhe foram passados através dos tempos pelas tradições.
CONCLUSÕES:
Os recursos naturais não são ilimitados. Portanto, é necessário fazer uso deles de forma mais racional, evitando os desperdícios que caracterizam o atual padrão de desenvolvimento, que não é nem sustentável, nem igualitário, visto que as mulheres desfrutam menos dos benefícios proporcionados por esse padrão e sofrem mais com a degradação ambiental que esse modelo de desenvolvimento promove. Um dos primeiros passos para promover a utilização dos recursos naturais de forma mais racional seria a percepção de que as mulheres, ou suas altas taxas de natalidade, como afirmam algumas correntes, não são as principais responsáveis pela destruição da natureza. Reconhecer que, pelo contrário, as mulheres contribuem para a conservação do meio ambiente, por meio das técnicas agrícolas populares utilizadas por muitas trabalhadoras, e incentivar a fusão do conhecimento dessas agricultoras com a tecnologia moderna, formando as chamadas “ecotécnicas”, seriam medidas importantes para se tentar assegurar a continuação da vida humana na Terra.
Instituição de fomento: PIBIC/FUNDAJ/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Trabalhadora Rural; Meio Ambiente; Conservação Ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006