IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 2. Arqueologia - 2. Arqueologia Pré-Histórica
SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS INHAZINHA E RODRIGUES FURTADO, MUNICÍPIO DE PERDIZES/MG: UMA ÁREA DE CONFLUÊNCIA DE TRADIÇÕES LÍTICAS? 
João Cabral de Medeiros 1
(1. MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-MAE/USP)
INTRODUÇÃO:
O Projeto Quebra-Anzol, criado em 1980, visa estabelecer um quadro crono-cultural associado à detecção de mudança cultural relacionada a ocupações pré-históricas do Vale do rio Paranaíba, no Triângulo Mineiro/MG, até a divisa com o Estado de Goiás. Os sítios deste projeto são pré-coloniais, com datação para o sítio Inhazinha de 1095±186 anos AP, e para o sítio Rodrigues Furtado de 500±50 anos AP, ambas as datações feitas por terminoluminescência pela FATEC/SP. São sítios a céu aberto e localizam-se no alto e médio Paranaíba, em relevo de vertente a meia encosta de colinas, próximos a fontes de água. Constituíram-se de populações caçadoras-coletoras semi-nômades, com cerâmica utilitária, e com uma agricultura incipiente. Este trabalho objetiva o estudo das tradições líticas dos sítios arqueológicos Inhazinha e Rodrigues Furtado, localizados no município de Perdizes/MG, numa tentativa de correlacioná-las em uma, ou mais, das tradições líticas que influenciaram a região Sudeste do Brasil, procurando assim  inseri-las em uma possível caracterização das indústrias líticas do Projeto Quebra-Anzol.
METODOLOGIA:
Foi realizado, primeiramente, uma revisão bibliográfica das principais tradições líticas que influenciaram as indústrias líticas da região Sudeste do Brasil, ou seja, as tradições Humaitá, Umbu, e Indústria de lascas sem pontas de projétil; foi também considerada a tradição Itaparica. Após isto, foi realizada uma comparação com as indústrias líticas de ambos os sítios, as quais foram estudadas pelo autor objetivando uma dissertação de mestrado em Arqueologia no MAE/USP. Assim, foram realizados dois quadros, sendo um deles com as características de cada uma das tradições, onde foram valorizados itens como localização, tipos de sítios, matéria-prima, artefatos mais característicos (os fósseis-guia), etc. O outro quadro envolveu as características dos dois sítios alvos deste estudo, utilizando os mesmos parâmetros do quadro anterior. Não foi incluído neste estudo o material lítico polido de ambos os sítios. Também não foi priorizada qualquer uma das características, assim todas elas tiveram o mesmo valor no cruzamento dos dados obtidos.
RESULTADOS:
Após o cruzamentos dos dados podemos inferir que o sítio Inhazinha poderia ser considerado inicialmente como um sítio lítico da fase Itaqui II da tradição Humaitá, pois foi onde houve uma maior confluência das aproximações. A seguir ficaram empatados, mas muito próximos ao primeiro lugar, as tradições Indústria de lascas sem pontas de projétil e a tradição Itaparica. O sítio Rodrigues Furtado pode ser considerado, pelas aproximações realizadas, como um sítio da tradição Indústria de lascas sem pontas de projétil, vindo a seguir, também muito próximo ao resultado conseguido, a fase Itaqui II da tradição Humaitá e a tradição Itaparica.
CONCLUSÕES:
Apesar da primeira escolha de uma tradição pelas variáveis utilizadas neste estudo tenha sido diferente para os dois sítios, têm-se que elas fazem parte de um “pacote de tradições”, segundo o resultados obtidos nesta análise que, juntamente com a tradição Itaparica, devem ter influenciado a região alvo deste estudo. 
 
Palavras-chave: PRÉ-HISTÓRIA; TRADIÇÕES E FASES ARQUEOLÓGICAS; CAÇADORES-COLETORES CERAMISTAS.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006