IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia
SOBREVIVÊNCIA E TRANFORMAÇÃO dos folguedos e danças EM PERNAMBUCO
Rúbia Aurenívea Ribeiro Lóssio 1
Poliana Freire Silva 2
César de Mendonça Pereira 3
Fernando Gonçalves 4
(1. Mestra e pesquisadora do Centro de Estudos Folclóricos Mário Souto Maior, FUNDAJ; 2. Graduanda do Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE – Bols; 3. Mestrando em Extensão rural e Desenvolvimento Local – UFRPE/FUNDAJ ; 4. Graduando do Deptº de História, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE )
INTRODUÇÃO:

A pesquisa visa analisar a sobrevivência e transformação dos folguedos e danças em Pernambuco. Esse trabalho faz parte do projeto Manifestações Populares no Nordeste: Postais das Danças e Folguedos de Pernambuco iniciado pelo Centro de Estudos Folclóricos Mário Souto Maior e Fundação Joaquim Nabuco. As culturas populares apresentam como características, a busca das necessidades imediatas, ambivalência e resistência que para sobrevirem se apropriam do simbólico de acordo com seu trabalho e modo de vida. Assim, as danças são movimentos rítmicos do corpo acompanhando a música que pode aparecer como parte de um folguedo e mesmo ser a parte sobrevivente dele. Os folguedos são caracterizados pela dramatização e que tem origens nos autos natalinos. Essas manifestações populares em Pernambuco sofrem mudanças do início de sua formação às sobrevivências nos dias atuais.

METODOLOGIA:

O processo de investigação dessa pesquisa foi dividido em partes, que consistem em: análise teórica do problema a ser estudado; análise dos benefícios e malefícios causados pela utilização da tecnologia nas culturas populares; mapeamento e catalogação de um roteiro das manifestações populares de Pernambuco através de pesquisas em documentos, sites, bibliografias clássicas e atuais, relacionadas ao folclore, comunicação e sociedade, entre outras fontes como: jornais, revistas e materiais informais; conceituação das manifestações populares encontradas nos municípios do estados de Pernambuco contendo: a origem, os personagens, a indumentária, o local de atuação e os instrumentos utilizados; entrevistas semi-estruturadas com os fazedores da cultura popular estudada; e finalmente a análise dos dados coletados nas entrevistas, ou seja, os resultados encontrados em relação à sobrevivência e transformação dessas manifestações em Pernambuco. Utilizamos como analise as teorias de Luis Câmara Cascudo, Nestor Garcia Canclini, Carlos Rodrigues Brandão, Hermilo Borba Filho, Roberto Benjamin, Renato Ortiz entre outros.

RESULTADOS:

Os resultados encontrados foram diagnosticados no cotidiano dos brincantes, bem como: no maracatu rural - o surrão era elaborado com pele de carneiro, hoje eles utilizam pelúcia; na capoeira - eles passaram a utilizar a companhia para chamar os seus integrantes substituindo o assobio; as maiorias das manifestações utilizam o TNT em suas vestimentas para não estragar a fantasia, substituição do estandarte por banners, mudanças na hora da apresentação que evidenciam todos os integrantes do banco, ou seja, os músicos são apresentados como uma banda ou conjunto, o que antes não ocorria, o candeeiro passou a ser com a lâmpada e movido a eletricidade. Esses atributos modificam e modificaram as manifestações populares em Pernambuco para sobreviverem e se adaptarem aos acontecimentos da contemporaneidade.

CONCLUSÕES:
Embora haja uma grande diversidade de folguedos e danças em Pernambuco, para sobrevirem eles alteram suas tarefas do cotidiano para estarem adequados ao novo contexto da mídia e do mercado. Nesse aspecto ressaltamos a importância de analisar essas mudanças que interferem na apresentação dessas manifestações populares em Pernambuco, seja no ritual e em suas diversas atividades. Essas apresentações que eram simples brincadeiras se transformam em espetáculo que conduz a dinâmica das culturas populares e que sobrevivem às especulações do mercado tornando-as contemplação para os novos consumidores.
Instituição de fomento: FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO / FUNDAJ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Culturas populares; Danças e Folguedos; Sobrevivência e Transformação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006