IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

CURSINHO POPULAR DCE/UFV. UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Hélio Paulo Pereira Filho 1
Erika Paula Fontoura 2
Iviane Cunha e Santos 3
Jenifer Cristine Medeiros 2
Luiziane Helena do Nascimento 2
Paola Cristina Marques 4
(1. Colégio de Aplicação/Coluni Universidade Federal de Viçosa/UFV; 2. Departamento de Educação/DPE Universidade Federal de Viçosa/UFV; 3. Departamento de Engenharia Civil/DEC Universidade Federal de Viçosa/UFV; 4. Departamento de Artes e Humanidades/DAH Universidade Federal de Viçosa/UFV )
INTRODUÇÃO:

O Cursinho Popular é uma parceria entre o DCE/UFV e a Universidade através das Pró-reitorias de Assuntos Comunitários e de Ensino e também do Coluni. Funcionou no ano de 2005 nas dependências do Coluni, no período noturno. Os objetivos foram a formação cidadã e ética de seus professores além da inclusão educacional de seus alunos, possibilitando a esses um resgate da cidadania e uma possibilidade real de ingresso na universidade pública.

METODOLOGIA:

O Cursinho funcionou em 2005 com aulas no período noturno, de segunda a sexta, atendendo 210 alunos carentes, previamente selecionados em mais de 500 inscritos. São oriundos de Viçosa e região, todos egressos da escola pública (1 turma de 45 alunos, ainda cursavam a terceira série do Ensino Médio). Muitos desses alunos estavam sem estudar a algum tempo (1 ou mais anos) e a maioria trabalhava durante o dia ao longo do ano. Os professores são alunos dos cursos de licenciaturas da UFV. Juntamente com as disciplinas que contemplam o programa do vestibular da maioria das universidades públicas brasileiras, professores e alunos, bem como os coordenadores, participavam semanalmente de atividades de Ética e Cidadania. Essas atividades eram inter e transdisciplinares envolvendo temas de ética e política, atualidades, questões de gênero, racismo e educação, educação ambiental entre outras. Os professores a cada duas semana participavam de espaços de formação e avaliação. As avaliações eram realizadas através de discussões livres, debates e questionários.

 

RESULTADOS:

Ao final do ano e ao longo dos bimestres letivos, todo o coletivo do cursinho (coordenadores, professores e alunos) avaliavam o andamento dos trabalhos. Chegando aos seguintes resultados: 1- É indispensável a interdisciplinaridade para uma melhor compreensão de mundo por parte dos alunos. 2- tem que haver coerência entre avaliação e prática pedagógica. 3- Ao lidar com alunos carentes ficou mais evidente a realidade e as adversidades da Educação Brasileira, antes somente conhecida pela maioria dos professores em aulas e outras discussões teóricas de seus cursos de licenciaturas. 4- O trabalho de forma coordenada e com avaliações constantes, criou um ambiente democrático e participativo ao estimular a crítica e a auto-crítica construtivas. 5- A formação dos professores foi mais sólida e real aliando a prática pedagógica com a teoria.

 

CONCLUSÕES:

O Cursinho Popular foi um espaço de formação mais eficiente e real tanto para os alunos como para professores e coordenadores. Houve um crescimento com relação à educação e a prática pedagógica. Permitiu uma formação mais ética, cidadã, democrática e autônoma. Os professores adquiriram mais segurança para lidar com as adversidades da educação brasileira e os alunos voltaram a acreditar na tão sonhada vaga para a universidade pública além de um aprimoramento em questões políticas e sociais da realidade em que vivem. Ficou evidente a necessidade do desenvolvimento de metodologias próprias para lidar com essa realidade da educação brasileira.

 

Instituição de fomento: MEC/UFV
 
Palavras-chave: Cursinho Popular; Inclusão Educacional; Educação Brasileira.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006