IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural
ASSENTAMENTO CONCEIÇÃO ROSA: RESISTENCIA DE LUTA E PRODUÇÃO AGRICOLA
Luzenilce Moraes Pereira 1
Maria lindalva Moreira de Sousa 1
Ilse Gomes 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAÃO/UFMA)
INTRODUÇÃO:

    Conceição Rosa é um assentamento rural, localizada a 6 km do centro de Itapecuru/MA. Criado em 7/7/1998, após vários conflitos armados, entre grandes proprietários e trabalhadores rurais. Possui o nome da pessoa que acolheu e incentivou a massa para lutar por um pedaço de chão, onde pudessem cultivar e obter o sustento familiar. Atualmente possui 99 famílias.

O principal produto cultivado pelos trabalhadores rurais é a mandioca, além do feijão e do arroz, servindo uma parte para subsistência e o excedente para venda, A técnica de cultivo ainda é a tradicional em que o manejo da terra é feito através da queima e destoca que gera uma baixa produtividade e posteriormente o esgotamento do solo.

 Verificou-se que alguns trabalhadores rurais, embora sofram resistência por parte de alguns, já estão atentos para os limites das técnicas tradicionais de cultivo, uma vez que apresentam novas formas de manejo do solo como a rotação de cultura, tendo em vista a preservação do solo.
METODOLOGIA:

A metodologia consistiu de pesquisa bibliográfica que nos deu subsidio teórico para a compreensão de nosso objeto. Na pesquisa de campo aplicamos um questionário que teve como público alvo os trabalhadores rurais e os representantes da comunidade, no qual abordou-se questões referentes a produção agrícola, estrutura fundiária, renda, educação, associativismo e financiamentos. O questionário funcionou eficazmente como ferramenta de coleta de dados e interação equipe-comunidade durante a pesquisa de campo de tendência exploratória com observação intensiva.

Utilizou-se também documentação fotográfica e mapas. A tabulação e a análise dos dados apresentaram os seguintes resultados.

RESULTADOS:
Observamos que o assentamento Conceição Rosa enfrenta problemas semelhantes a tantos outros existentes no Brasil. Verificamos que tanto a infra-estrutura social, como a infra-estrutura produtiva são precárias. O posto de saúde existente funciona, de forma debilitada, quinzenalmente; as instalações da escola são inadequadas; as casas não possuem instalações sanitárias. Na produção agrícola, os assentados encontram dificuldades em adquirir técnicas, equipamentos modernos, orientação e acompanhamento técnico devido à burocracia nos processos de aquisição de financiamentos junto ao poder público. Praticam a agricultora familiar nos moldes tradicionais, na qual é utilizada a queimada para limpeza do terreno. Essa técnica ocasiona sérios danos ao meio ambiente, diminuindo gradativamente à fertilidade do solo, que pedologicamente é pouco fértil. Sabendo disso, parte dos moradores do assentamento Conceição Rosa, que anteriormente fizera um curso de manejo e conservação do solo promovido pelo MST, tentam sensibilizar toda a comunidade da necessidade de conciliar meio ambiente, produtividade e desenvolvimento.
CONCLUSÕES:

Mediante esta pesquisa constatou-se que, apesar do descaso do poder público, observado na falta de recursos para a saúde, educação, saneamento básico e de transporte para o escoamento da produção – o que torna, praticamente, impossível a produção para o mercado – os assentados estão conseguido, com criatividade e trabalho em grupo, romper com as dificuldades impostas pela falta de recuso e se autosustentando através da agricultura familiar. Apesar do uso de técnicas rudimentares, devido à falta de acesso a técnicas modernas, eles estão adquirindo e tentando passar, através da educação, para as crianças uma consciência ecológica pautada no desenvolvimento sustentável.

Como forma de tentar driblar a falta de profissionais qualificados – agrônomos, professores, médicos – eles juntamente com o com o MST estão enviando jovens para estudar em outros estados e ate mesmo em outro país.

 
Palavras-chave: Assentamento rural; agricultura familiar; produção agricola.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006