IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
TRAJETÓRIAS DE SUCESSO: AS PRÁTICAS CURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS QUE “DÃO CERTO”.
Geovana M. Lunardi 1
Cíntia Nunes  2
Amanda Amorim Corrêa  2
Kátia Rech 2
(1. Profa. Dra. Orientadora. Curso de Pedagogia. Unisul e Udesc; 2. Alunas do curso de Pedagogia. Bolsistas de Iniciação Cientifica da Unisul)
INTRODUÇÃO:

O trabalho aqui apresentado concentra-se na análise das práticas curriculares de escolas estaduais localizadas na grande Florianópolis que são intituladas como escolas “que dão certo”. Objetivando compreender as relações entre as práticas curriculares presentes no cotidiano da escola e sua trajetória de sucesso, a investigação realizada tomou como objeto de estudo, as práticas curriculares, identificando os elementos que poderiam compor uma proposta curricular diferenciada, inovadora e geradora de um “status social” de escola de sucesso para as escolas estudadas. Assim, a pesquisa explicita a tessitura que compõe as trajetórias de sucesso das escolas estudadas, identificando as características que demarcam tal trajetória pelos órgãos governamentais, professores universitários e os usuários da escola e investigando no cotidiano escolar as práticas curriculares nomeadas como inovadoras e diferentes. Objetivou-se também apontar os principais aspectos da história da escola que demarcam sua trajetória de sucesso e compreender a organização do trabalho escolar, no que diz respeito ao currículo e sua articulação com a trajetória de sucesso instituída. Ao explicar tal trajetória a pesquisa contribui para a rede de ensino estudada, bem como para área em questão, apontando as implicações do conceito de sucesso escolar e sua difusão no espaço social para a prática cotidiana da escola e as formas como a escola materializa esse conceito em seu cotidiano.

METODOLOGIA:

Por ser um estudo focado nas questões das práticas curriculares a opção metodológica recaiu sobre a pesquisa etnográfica que permite reconstruir os processos e as relações que configuram a experiência escolar diária. Como esse tipo de pesquisa supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada foram necessárias várias idas a campo.

Para a identificação das escolas a serem investigadas foi realizado um levantamento de dados através de entrevista e questionário com professores universitários e membros da Secretaria Estadual de Educação. O objetivo de tal seleção era identificar entre uma audiência avalizada aquelas que seriam para esses sujeitos, as chamadas escolas de sucesso. Foram selecionados, respectivamente, os professores dos cursos de Licenciatura da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) e profissionais ligados ao Ensino Fundamental da GERED (Gerência da Regional da Educação).

Os dados coletados foram tabulados e chegou-se a identificação de três escolas que atendiam ao perfil da pesquisa. As escolas foram contactadas e a pesquisa no cotidiano foi realizada utilizando-se de observação, entrevistas e análise documental. Os sujeitos envolvidos na investigação foram: equipe diretiva da escola, professores, alunos e pais.

Os dados coletados foram analisados a partir do diálogo teórico estabelecido com autores que tem privilegiado o estudo de tais questões.

RESULTADOS:

A análise de dados realizada permitiu apontar resultados significativos para o estudo do campo curricular. Entre esses resultados podemos destacar:

- as práticas curriculares devem ser entendidas como o exercício característico da escola na organização e desenvolvimento do currículo, ou seja, as ações envolvidas na elaboração e implementação do currículo.

- o sucesso escolar é um conceito difuso na literatura educacional. Diz respeito a aspectos tanto relacionados à gestão, como questões acadêmicas específicas, estando articulado a contextos econômicos, políticos e sociais distintos.

- as escolas apontadas como com trajetórias de sucesso não apresentam significativas diferenças na organização curricular;

- a imagem de inovação curricular, não necessariamente na prática se configura em inovação;

- os sujeitos do cotidiano escolar referendam as práticas curriculares da escola como práticas diferenciadas;

- as trajetórias de sucesso estão associadas a momentos institucionais de rupturas que ajudaram na constituição de novos habitus;

- o status social de sucesso alimenta a organização do trabalho escolar e o orienta.
CONCLUSÕES:

A pesquisa nos permitiu compreender que a identificação da escola como uma escola que “dá certo” tem estreita relação com o papel social assumido pela instituição ao longo de sua trajetória. Os sujeitos aos quais ela visa atender, as relações desenvolvidas com o seu entorno social e as representações constituídas em função disso, ajudam a compor uma trajetória de sucesso.

Identificada como tal, a escola constitui por mecanismos próprios formas de manutenção desse “ethos” interno gerando um “habitus” que continua, mesmo após a eliminação daquelas situações “criadoras” do sucesso a manutenção da mesma identidade no seu cotidiano.

Esse processo permite a presença no cotidiano escolar da convivência de práticas curriculares inovadoras e tradicionais que originam processos tanto de sucesso como de fracasso escolar. Nesse sentido, a pesquisa aponta também que nem sempre a imagem de sucesso da escola está diretamente atrelada ao sucesso escolar de seus alunos.

Assim, é possível perceber que se quisermos entender a escola é preciso compreender seu currículo, pois “o currículo é o centro da atividade educacional” (Beyer e Liston apud Pacheco, 2005, p.13). As práticas curriculares são realizadas por sujeitos (professores, alunos, etc.) e não podem ser entendidas como ações individualizadas. São constituídas no cotidiano da escola e estabelecidas pelo intermitente diálogo entre o passado e o futuro que demarca o presente.
Instituição de fomento: Universidade do Sul de Santa Catarina
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: prática curricular; sucesso escolar; trajetória.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006